22.7.11

DÊ UMA CHANCE PARA...

TITAN A. E. é a melhor animação de ficção científica (não japonesa) da história, mas foi um fracasso! o que deu errado? O filme não encontrou seu público, crianças foram levadas por seus pais ao cinema para verem um desenho animado, e aqui no ocidente é assim, se é um desenho animado, foi feito para crianças, certo? unicamente para crianças. Foi uma tentativa da Fox de trazer um pouco da animação japonesa para os isteites, com um clima bem mais adulto, um tabu na terra do Tio Sam. A Disney fez o mesmo nos anos seguintes, duas vezes, e conseguiu dois fracassos. Mas "Titan a. e. (after earth)" foi salvo anos depois, virou um cult na história da animação e precisa ser redescoberto de tempos em tempos.
No ano de 3028, seres extra terrestres atacam a Terra no estilo "estrela da morte", pulverizando o planeta. Alguns humanos conseguem escapar e começam a viver como párias pelo universo. Habitando planetas e colônias espaciais de outros aliens. A última esperança da humanidade é a nave Titan, que pode construir um novo planeta para nossa espécie morar. No elenco de vozes temos Matt Damon (cena de nudez), Drew Barrymore e Bill Pullman. Animação feita a mão se funde à cenários digitais muito bonitos (o filme todo tem belas cenas digitais). A cena da destruição da Terra é muito legal (novidade na história do cinema) e a cena do nascimento da Terra 2 (ou "planeta Bob" se preferir) também enche os olhos. A música tema, OVER MY HEAD, da banda Lit, vale o CD. Titan é um filme que entrou para a história uma vez que, em sua premiere, foi enviado do estúdio até o projetor do cinema via internet, como se fosse um imêio.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2000
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 94 min
DIRETORES: Don Bluth e Gary Goldman (a ratinha valente, Fievel, em busca do vale encantado, Anastácia)
ELENCO: Matt Damon, Drew Barrymore, Bill Pullman, John Leguizamo, Nathan Lane e Ron Perlman.

Anselmo disse...

Gosto muito do filme, um clima bem mais adulto, sem personagens cantarolantes e nem coadjuvantes bobinhos com a função de arrancar risos forçados.
A trilha sonora é excelente, sou suspeito pois gosto de quase todas as músicas do CD. Além do tema que você mencionou, eu recomendo também Cosmic Castaway -Electrasy, Its My Turn to Fly- The Urge e minha favorita Not Quite Paradise - Bliss.
Um respiro merecido em meio a um mercado, na época, saturado.

Luiz Fernando disse...

Eu A.M.O. akela cena da bundinha qdo ele é examinado...
HAHAHAHAAHAHA