21.7.11

A GAROTA QUE RI

Apesar do sucesso mundial, os livros (lançados na década de 1950) da saga do anel só chegaram ao Brézil nos anos 1980, em seis volumes (argh, o primeiro se chamava "terra mágica"). Então, podemos dizer que poucos brasileiros sabiam da existência da Terra Média quando a obra foi adaptada para o cinema por Peter Jackson. Em 1994 surgiram os 3 famosos volumes que foram relançados em 2000 e em 2001 quando o primeiro filme chegou aos cinemas. Foi com um enoooorme atraso que os brasileiros descobriram a saga de J. R. R. Tolkien.
Quando eu fui ao cinema ver "a sociedade do anel", eu achei legal o fato de terem respeitado, nas legendas, a tradução brasileira dos livros, onde transformaram "Baggins" em "Bolseiro", por exemplo. Havia uma moça atrás de mim, no cinema, e ela ria muito, muito alto. Ela simplesmente não aguentava ouvir os nomes que eram mencionados no filme, ria de cada "Frodo", "Bolseiro", "Monteiro" e "Pippin" que aparecia. Para ela, era a maior comédia. Me levantei e fui sentar em outro lugar.

Três anos antes do ocorrido do anel, eu estava vendo "pânico 2" pela enésima vez no cinema. Eu comprava o ingresso, eu entrava no cinema, eu via o trailer de "a ameaça fantasma" antes do filme começar, e saía da sala em seguida, tudo pelo trailer. Quando o filme estreou, começou a minha quarta maratona de star wars na tela grande. Mas, antes disso, voltando ao trailer, em uma das sessões de "pânico 2", encontrei a sala cheia de gente. O trailer apareceu e muitas pessoas começaram a rir quando o mestre Yoda surgiu rapidamente. O que foi isso? ninguém na sala o conhece? Uma moça sentada atrás de mim ria alto, muito alto, "hahahaha o que é isso? ahahaha, que coisa ridícula". Minha cidade ainda está na pré história da sétima arte, lembra disso?


Anos antes de star wars, lá estava eu vendo o Titanic, acho que pela terceira vez, depois de enfrentar outra fila monstruosa. Na segunda metade do filme, a metade legal, o navio começou a afundar, as pessoas começaram a morrer. Uma moça, sentada atrás de mim, ria alto, muito alto. O povo voava pelos ares e ela ria. Lembra da cena na popa inclinada do navio? Quando alguns sobreviventes ficam pendurados e muitos deles escorregam para a morte? ela chorava de rir. Kate tentou acordar o "picolé DiCaprio" no final e a moça se divertia enquanto todos no cinema choravam. Ela não parecia estar vendo o mesmo filme que nós, ninguém estava rindo dentro da sala, apenas ela.

Certo. 1997, 1999 e 2002. Uma sala de cinema na capital, e duas na minha cidade. Quais são as chances? Seria a mesma pessoa?
Depois daquela sessão em 2002, nunca mais ouvi a tal da moça sorridente, mas já encontrei pessoas piores que ela.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Como na minha última sessão de cinema. Duas moças, sentadas atrás de mim, comentavam cada cena do último HP, sempre que o filme as fazia lembrar de alguma passagem do livro. Odeio ter que agarrar a pipoca, o refri e a mochila e levantar da poltrona no escuro e procurar outro lugar mais calmo, longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita...

ArthurT-M disse...

Eu entendo a moça do Titanic, tem pessoas que se divertem com desgraça alheia. Eu ri tanto assistindo Poseidon(2006) que fiquei com soluço.

Jefferson Reis disse...

Eu ri só de imaginar a cena.
Acho que se estivesse na sala do cinema, riria com ela. Talvez seja uma fantasma sorridente.

Becks disse...

Quando eu vi titanic tinha uma mulher rindo muuuiiitooo!