19.7.11

O RIO DA DISCÓRDIA

Você já deve ter visto o filme nas lojas, mas você nunca mais vai vê-lo no CHP.
Eu sei que muita gente amou RIO, por isso ele estará, em dezembro, na enquete "qual foi o melhor filme do ano?", e não em "qual foi o pior filme do ano?". Ao fazer a lista eu levo em consideração o desempenho do filme nas bilheterias mundiais e/ou o nível de aprovação do público. Para mim, como brasileiro, RIO foi quase tão ofensivo quanto "velozes e furiosos 5" (Vin Diesel sugerindo que cada mísero brasileiro anda armado, foi a gota d'agua), o filme mostra uma visão do Brézil que já tem mais de 50 anos, uma visão norte americana, estereotipado ao extremo. Quando fui ver o filme eu estava cheio de expectativas, afinal haviam brasileiros envolvidos no projeto. Brasileiros %$#@ de uma *&%$ que não pisam no país há décadas, isso sim. Ok, atualmente o Rio é uma cidade violenta, mas vamos celebrar um filme que vende o brézil desta forma? (sem levar em consideração que o próprio brézil também está fazendo isso com o seu "cinema").
Afinal, qual é a diferença entre RIO e TURISTAS (de 2007)?
RIO deveria ser um filme para crianças.
Há duas semanas, entrei na minha loja favorita de dvds e fui informado de que o filme havia chegado. Eu disse pro cara que não queria esse blu-ray nem de graça e expliquei o porquê. Uma mulher, que estava ao lado do marido comprando CDs disse: ora, e não é disso que o brasileiro gosta? de ver realidade no cinema?
Eu respondi na hora: não num filme para crianças. Wow, foi rápido, nem sei de onde saiu aquilo, devia estar na ponta da língua há algum tempo. Ela se calou de imediato.
O filme também tem muitas cenas desnecessárias que estão enchendo linguiça, além de personagens coadjuvantes irritantes. Meu segundo sobrinho vai nascer em dezembro e eu já estou dando uma de adulto chato e preocupado, quero que eles venham aqui e vejam qualquer desenho da minha coleção, mas nunca encontrarão RIO na estante.

Na minha primeira visita a São Paulo capital, quando criança, vi um assalto e fiquei muito assustado. A capital virou uma cidade proibida para mim. Em 2001, redescobri São Paulo, e estou amando, tenho vontade até de morar lá, já conheço sp melhor que minha própria cidade. Será que meus sobrinhos vão querer visitar o Rio depois de ver tanta propaganda negativa estampada até em desenhos animados? Eu sei que EU ainda quero visitar a cidade maravilhosa (estive lá em abril, mas apenas por 2 horas...) e #@$% você, Carlos Saldanha, e seus macacos trombadinhas.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Volte pra era do gelo seu brasileiro de araque!

Cinéfilo Matinhos disse...

Nem me dei ao trabalho de assistir esse filme, das poucas cenas que eu vi já brochei (desculpem pelo termo) pra esse filme! Muitos conhecidos e amigos meus gostaram desse filme, mas não me solberam explicá-lo, não tem nem idéia do que se trata!

Anônimo disse...

Queria dizer muita coisa, mas como não concordo do jeito que vivemos aqui(faço minha parte para mudar, mas eu sozinho não conssigo mudar tudo), então vou resumir.

Ela não esta errada, mesmo que seja em uma animação é isso que a massa gosta de ver.

Não sou conformista, nem estou contente, mas é a dura realidade.

Marcelo Doni disse...

Claro que tinha que participar deste tópico rsrsrs...continuo escrevendo Alessandro o que aconteceu contigo quando foi assistir esse filme? alguém do cinema ou antes de chegar nele ti irritou? em algum momento alguns dos personagens humanos lembrou um ex seu? porque o filme não tem culpa de nada é sensacional o longa assisti em 3D é não foi promoção(quem dera rsrsr..) a hístoria otima, tem garoto abandonado, tráfico de animais, cenas bem coloridas, trilha sonora impecavél, um vilão de entrar para hístoria, um colorido todo especial tanto o casal principal quanto seus colegas muito bem feitos ah e detalhe a dublagem está perfeita, hístoria convicente e cenas de ação na medida certa fui sozinho , mas na sessão tinha umas crianças(é claro!!!) é todos vibravam e aplaudiram no final o filme foi demais.
lembrando que primeiro o cineasta fez o filme para "gringo ver" afinal quem bancou filme foram "gringos" e não foi pago com notas do nosso "realzinho"
ah vale lembrar os tópicos que você colocou sobre filmes da disney
SANTO TABACO, DISNEY. ISSO É PRA CRIANÇAS!
SANTA BEBEDEIRA, DISNEY. ISSO É PRA CRIANÇAS!
o Rio é um filme para todas as idades ,é infelizmente "todas as idades" já não são tão inocentes asim...

Carlos Saraiva disse...

PPP-puro preconceito paulista.

Anônimo disse...

Tenho uma amiga com opinião similar a sua. Ela também não gostou da propaganda negativa do Rio (cidade) feita pelo Rio (filme).

No entanto, compartilho a opinião do Marcelo Doni. Não se trata de um filme feito para nós. É um filme para as crianças americanas e, talvez, por isso trate de assuntos pesados como tráfico de animais.

Mesmo assim, fiquei um pouco irritado com os macaquinhos trombadinhas. É quase que chamar os ladrões de macaco. Aliás, é quase chamar brasileiro de macaco.

PS: Ainda não vi o filme... haha!

Vih

Marcelo Doni disse...

Primeiro obrigado pelo Anônimo ler meu comentário
Segundo segue link em mais um grande sucesso do filme Rio rsrsrs...

A animação "Rio", dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, é o filme mais vendido em DVD e Blu-ray nos Estados Unidos esta semana, informa o site Hollywood Reporter.

O filme chegou às lojas do país esta semana e está vendendo cerca de cinco vezes mais do que o segundo lugar no ranking, "Soul Surfer", filme de ação adolescente com Dennis Quaid e Helen Hunt.

"Rio" estreou em abril e faturou US$ 142 milhões nos cinemas dos Estados Unidos e mais de US$ 450 milhões em todo o mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/958163-animacao-rio-e-filme-mais-vendido-nos-estados-unidos.shtml