4.8.11

... E O VENTO LEVOU

Margaret Mitchell não teve mais descanso na vida quando seu livro se tornou um mega sucesso de vendas. E quando o filme surgiu, ela acabou se tornando uma reclusa, vitima da fama como dizem, recebendo milhares de cartas de fãs que queriam ver Scarlett O'Hara em novas aventuras. O filme percorreu o mundo todo, sendo exibido até em cinemas improvisados ao ar livre nos cantos mais remotos do globo. É o filme com a maior bilheteria da história, caso você faça os ajustes na inflação nos dias de hoje. Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar por conta desse filme, para a alegria dos negros que assistiam a cerimônia num espaço separado da platéia. Outros tempos. Tudo que envolve esse filme, é grande. Ele tem 238 minutos (em dvd), acomodando o livro, com quase mil páginas, perfeitamente. Sim, outros tempos, a adaptação é exemplar, são poucas as mudanças, tem até diálogos inteiros retirados diretamente do livro.

APAIXONADOS UM PELO OUTRO, MAS NUNCA AO MESMO TEMPO

Scarlett não era bela mas, mesmo assim, haviam mil rapazes a fim (%#$@&*). A jovem seguiria os passos de todas as moças de sua idade e se casaria em breve. De preferência com Ashley Wilkes, ela é doida por ele. Até então, a guerra civil norte americana parece estar distante, mas ela logo chega à Tara, a fazenda dos O'Hara. Scarlett se vê forçada a amadurecer bem rápido, sua família, ou o que restou dela, está na pior. A moça recebe a ajuda do galante Rhett Butler que a corteja várias vezes sem sucesso. Após o intervalo, o filme muda um pouco, fica mais calmo depois de mostrar os horrores da guerra em sua primeira metade. Scarlett precisa salvar Tara, ou seja, precisa de um marido rico. Ainda está apaixonada por Ashley, que agora está casado, e, vez ou outra, investe em Butler. O relacionamento dos dois passa por altos e baixos, beijos, tapas, e uma terrível tragédia da qual Rhett não vai se recuperar. Vencedor de 8 Oscar, e mais um honorário e um especial, pelo uso da cor, e com uma trilha musical que marcou época, o filme já tem mais de 70 anos e merecia uma volta aos cinemas atuais ao redor do mundo (meu maior sonho, mas não em 3 dê!!). Esse dvd é a primeira edição do filme nesse formato (me custou uma verdadeira fortuna na época), na extinta caixa digipack, ficará comigo para sempre, não vou me livrar dele quando encontrar o blu-ray gigante embalado em veludo (tá difícil). Vale sempre lembrar que, uma coleção com filmes piratas não é uma coleção de verdade, e que, uma coleção sem esse filme no meio, estará sempre incompleta.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: gone with the wind
ANO: 1939
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 238 min
DIRETORES: Victor Fleming, George Cukor (não creditado) e Sam Wood (não creditado)
ELENCO: Vivien Leigh, Clark Gable, Thomas Mitchell, Hattie McDaniel, Oscar Polk, Butterfly Mc Queen, Leslie Howard e Olivia de Havilland
PRÊMIOS: vencedor de 8 Oscars (atriz, atriz coadjuvante,direção de arte, fotografia, diretor, edição, roteiro e melhor filme)