2.8.11

PAPRIKA

Quando eu vi "a origem" (Leo DiCaprio, lembra?) nos cinemas, senti algo familiar no ar. Levei um bom tempo para descobrir o que era, foi só quando, há alguns meses, encontrei esse blu-ray e tudo ficou claro. "A origem" é super parecido com PAPRIKA. Temos uma equipe de cientistas que consegue entrar nos sonhos de outras pessoas, a tecnologia é a mesma, mas seu uso é diferente. Em PAPRIKA é necessário evitar que a máquina seja usada para o mal, em "a origem" já é tarde demais para isso. Essa animação japonesa tem os mais belos cenários e cores, sombras que fazem personagens desenhados a mão parecerem tridimensionais e incríveis cenários, que certas pessoas levaram semanas para desenhar e pintar, surgem no filme por poucos segundos, são tão cheios de detalhes que a gente sempre perde algo. É uma pena que o ocidente esteja abandonando os desenhos feitos a mão e investindo apenas nos digitais, animações feitas do outro lado do mundo, como as japonesas, provam que ainda há muito para se explorar na técnica dos desenhos 2D. O mundo ficou de queixo caído em 1937 com a Branca de Neve, e os desenhos em 2D ainda podem nos impressionar.

QUANDO É UM SONHO, QUANDO É REALIDADE

Cientistas japoneses criaram um dispositivo chamado Dc Mini, com ele é possível ver, gravar e interagir com os sonhos de qualquer pessoa. O Dc Mini foi criado para ajudar pacientes de um hospital psiquiátrico, mas foi roubado por um homoterrorista (note os filmes, e revistas, gays no apê do cara). Seja quem for que tenha roubado um dos Dc Mini, está usando o aparelho para entrar na mente de outras pessoas, via wireless, que acabam entrando no mundo dos sonhos sem aviso. É como no filme "waking life", não dá para dizer com certeza quando um personagem está sonhando ou quando está acordado, só mesmo quando é tarde demais e a coisa vira um pesadelo mortal. Você tem que suportar isso até que o filme comece a revelar seus segredos. Papo sexual, nudez feminina, sangue, não é uma animação para crianças. Faz uma referência legal ao filme "a princesa e o plebeu", de Audrey Hepburn, em um determinado momento. Dirigido pelo falecido Satoshi Kon, de "Tokyo Godfathers", que já apareceu no CHP algumas vezes. O blu traz vários making ofs até dizer chega e o bonitão Osanai tem uma revelação chocante no final...

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: papurika
ANO: 2006
PAÍS: japão
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Satoshi Kon (Tokyo Godfathers, perfect blue)
ELENCO: Megumi Hayashibara,Tôru Furuya, Kôichi Yamadera, Toru Emori e Katsunosuke Hori

Netto disse...

Excelente flme, quando fui ver A Origem no cinema lembrei logo de Paprika. A morte de Satoshi Kon foi uma grande perda. Meu diretor preferido de animação japonesa.

Alessandro qual os outro filmes dirigidos por Satosi Kon, foi lançado no Brasil. Pois so encontro este e Tokyo Godfathers.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi netto

já encontrei o dvd importado de perfect blue, acho que nunca foi lançado em dvd nacional, mas o blu de paprika é recente, então vamos aguardar