23.11.11

10 FILMES QUE MUDARAM A MINHA VIDA

Era muito fácil abandonar o escritório no meio do dia e correr até o xópim. A Kátia segurava as pontas no caso do patrão aparecer. Então, comecei a ir ao cinema. Via um filme e voltava pro trabalho. Um dia vi Forrest Gump. A vida do cara é pura ficção, mas me fez pensar muito. O que eu estou fazendo naquela droga de emprego? A vida é curta demais. Vou pedir demissão. Não sei o que eu quero fazer, mas sei que não é aquilo.


Ler um livro é tão interessante assim? Depois de "a história sem fim" resolvi arriscar. Na mini biblioteca da escola só tinha a coleção Vagalume. Peguei "sozinha no mundo" de Marcos Rey e adorei. Me tornei um devorador de livros, estou sempre lendo alguma coisa, até embalagem de shampoo durante o banho.


Não sei de onde Sylvester Stallone tirou essa ideia de beber ovo cru antes dos exercícios. Recentemente descobri que isso não te ajuda em nada. E, na época da escola, descobri que isso pode te fazer passar mal. Quando cheguei na aula de educação física, acabei vomitando. Minha mãe culpou a escola, será que seu filho era fraquinho demais para ter essas aulas? Ela me colocou como funcionário fantasma, num escritório qualquer de um conhecido, me livrando das aulas de educação física. Eu só precisava dizer a todos que, pela manhã, eu ia trabalhar, onde exatamente? eu nunca soube responder.


Eu era bem pequenininho quando vi ET no cinema. Mas só descobri que a sétima arte podia ser divertida anos depois, quando vi star wars pela primeira vez. E aí nasceu o meu amor pelo cinema. Logo, este blog só existe por causa do George Lucas, mas não vou deixar o cara mexer nele...


Eu tinha um palhaço assustador com um enorme sorriso na cara, com mais de 50 dentes. Ao me lembrar dele agora, me pergunto, por que alguém criou um brinquedo tão horrendo? Eu morria de medo dele. Um dia, eu vi o clone dele no filme poltergeist. Decidi que não queria mais aquela coisa no meu quarto (onde será que ele foi parar?). O medo se transformou em ódio por conta do Bozo. Hoje, eu odeio palhaços, se um Ronald McDonalds barrar meu caminho na calçada...


Starman foi o terceiro filme que vi na tela grande, o primeiro com legendas, eu não sabia ler mas tive ajuda. E quem estava ligando para as legendas? eu me apaixonei por Jeff Bridges, foi o primeiro homem nu que vi na minha vida. De repente, de um canto qualquer do meu cérebro, pude ouvir um "click".


Eu gosto de dizer isso: Tom Cruise me ensinou a beijar, em Top Gun. E já me disseram: você beija bem. Mas aquele não era eu, era o Tom, eu estava copiando uma cena do filme, então resolvi esquecer a tal da cena. Isso não deu muito certo, não agradei. Então voltei ao filme.


Sempre gostei de dinossauros, vivia desenhando esses bichos em toda parte. Mas foi só em 1993 que comecei a sonhar com eles, por conta do realismo do filme jurassic park. Agora é fácil ver um dino caminhando pelo meu quintal. Ver o filme na tela grande, 17 vezes numa única semana, também deve ter mexido com o meu subconsciente...


Não falha nunca, virou parte de mim agora, às vezes nem percebo que estou fazendo isso, se tornou natural. A estranha morte do Jake Gyll-o em Brokeback Mountain mexeu comigo. Ele estava enchendo um pneu e o pneu explodiu na cara dele. Quando estou enchendo o pneu da bicicleta num posto de gasolina, viro meu rosto para o lado.


Sempre gostei de animação, e depois de ver "uma cilada para Roger Rabbit" decidi que queria ser animador. Anos depois, fiz um curso. Criei dois curtas animados. Mas, encontrar emprego no Brézil, é complicado. Talvez hoje seja mais fácil. E agora? aonde foi que eu coloquei o maldito diploma??

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Para ouvir agora:

WHY DON'T YOU GET A JOB?
The Offspring

Marcelo Doni disse...

Roteirista, cineasta e animador poxa Alê o tempo está passando corre para sucesso e sua grande chance de mostrar que coloca filme Rio no chinelo .....

Jaffer 2 disse...

Ale, vc sabe né que o Jake não morreu assim.... ou só não quis colocar spoiler?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jaffer

no filme, e no conto de Annie Proulx, a causa da morte do personagem fica ao seu critério, tem a versão da esposa e aquilo que Ennis imagina ter acontecido

Anônimo disse...

O meu "click" se deu com o Enrique Iglesias na capa de uma revista. Hé hé...

Putz! Vi Brokeback duas vezes no cinema. Fiquei duas semanas mal com a morte do Jake. =(

@hjeutoassim