17.11.11

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

"Cinema não é para ensinar História, é para divertir a platéia". Os ingleses não gostaram do filme "objetivo Burma", foi baseado em fatos reais mas Roliúdi colocou soldados americanos no lugar dos soldados ingleses. Aí o pessoal do outro lado do mar teve que engolir a resposta acima. Bem, acontece que nem os ingleses estão realmente preocupados com a História. QUANDO OS DINOSSAUROS DOMINAVAM A TERRA é um filme de 1970 que atropela a História como nenhum outro.
Temos humanos e dinossauros convivendo numa Terra pré histórica. Nos primeiros minutos vemos uma tribo de proto humanos que adora sacrificar pessoas loiras para o deus sol. Eles estão prontos para sacrificar uma moça chamada Sanna, quando ocorre uma explosão no céu. Durante o cataclisma, a moça escapa do local. Ela é resgatada por homens de uma outra tribo. Entre eles está o bonitão Tara, que se apaixona por ela. Só que Tara é casado, e sua esposa morena passa a odiar Sanna.
A tal explosão no céu é na verdade o nascimento da Lua, e, enquanto a Lua está se formando (um processo que levará algumas semanas) os homens pré históricos ficam loucos, eles olham para o céu e entram em pânico - O filme não assume, mas ele é uma espécie de ataque barra sátira a qualquer tipo de religião. A tribo decide que Sanna precisa ser encontrada e sacrificada a todo custo. Eles a encontram na tribo de Tara e o rapaz tem que ajudar a loira a fugir, traindo sua própria tribo.

SANNA E SEU DINO DE ESTIMAÇÃO

Nesse filme temos alguns dinos anatomicamente estranhos, em stop motion, e também iguanas fantasiadas de dinossauros. Numa cena vemos um dino iguana lutando contra um filhote de crocodilo, também fantasiado de dino. Mó tosco.
Perdida no meio do nada, Sanna é adotada por uma confusa mamãe dino após passar a noite dentro de um ovo gigante. A moça também tem a habilidade de pescar peixes com a mão e com a boca, sério.

Mas o que resta para nós, pobres homomortais? o filme está cheio de homens semi nus, alguns são bonitinhos, como Tara. E não é falado em inglês, ou em qualquer outro idioma conhecido. O filme tem seu próprio idioma, mas não é tão sofisticado quanto aquele criado para o filme "a guerra do fogo". São algumas poucas palavras que mal formam uma frase. E isso deixa o filme mais divertido, a gente fica o tempo todo aprendendo o tal idioma, e é fácil de entender: salta é "mar", zak é "fugir", osko é "peixe", akita é "aqui-ali-lá", krasta é "rápido", oonarya é o sol, neecro é "sacrifício", m'kahn é " morto-matar" e wondi? é "onde está?".
Muito legal a CULTCLASSIC ter resgatado esse filme, mas a capa é feia demais.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: when dinosaurs ruled the earth
ANO: 1970
PAÍS: inglaterra
DURAÇÃO: 96 min
DIRETOR: Val Guest
ELENCO: Victoria Vetri, Robin Hawdon, Patrick Allen, Drewe Henley e Magda Konopka