2.11.11

A FAVOR DOS CAIXOTES

Já começaram a surgir os boatos sobre novos filmes para a franquia "Transformers", um quarto e um quinto filme seriam produzidos ao mesmo tempo. Xáia LaBeouf já avisou que está fora da franquia. E Michael Bay também disse isso mas, sabemos que o diretor é um baita de um mentiroso. Em todo caso, o que queremos ver num novo filme dos Autobots?

OS CAIXOTES
Quando o primeiro filme começou a ser produzido, os produtores fizeram um teste a partir dos personagens originais. Criando réplicas em CGI dos robôs que vemos nos gibis, nos desenhos animados e nos brinquedos. Para eles, os robôs ficaram com um aspecto de "caixotes", aquilo não estava legal.
Então vieram as mudanças pra lá de radicais. No novo visual, a gente quase não consegue enxergar um único pneu no meio de tanto ferro retorcido. As cores quase que sumiram, é difícil identificar os personagens, não dá nem pra dizer em que tipo de veículos eles se transformam. A transformação em si se tornou mais longa e demorada, e cheia de detalhes. Mas quando pinta uma emergência, ela se torna extremamente rápida, sem cerimônias.
Deve haver um meio termo, entre o caixote e o robô. O personagens originais são carros humanóides, já os personagens do cinema são robôs com pedacinhos de carros, bem pequenos. E eu acho que isso não ficou legal, comprometeu o visual dos personagens, os deixou quase que irreconhecíveis.

NADA DE MULHER OBJETO
É um filme para garotos, tem que ter uma mulher entre os mocinhos, mas não pode ser uma mulher macho. Muita coisa mudou em Roliúdi na virada do milênio. Não há mais espaço para garotas como Ellen Ripley e Léia Organa, as frágeis donzelas estão voltando aos poucos. Desde o primeiro filme, o papel de Megan Fox na franquia ficou bem claro, ela é apenas decorativa. Sua substituta repetiu esse mesmo papel no terceiro filme, nada de novo. Talvez seja melhor voltar às origens, nada de mulher no elenco. Na serie animada havia os robôs e os humanos, e eram todos homens. A trilogia de Michael Bay já está na lista negra das feministas, ou eles arrumam uma mulher macho num papel de destaque ou uma Autobot fêmea. Mas, Transformers é brinquedo de menino, certo?

MEGATRON?
O cara foi derrotado 3 vezes. No último filme, para sempre. Desde sua derrota no primeiro filme, ele começou a dar uma de vilão coadjuvante. O Megatron dos filmes nunca foi o famoso Megatron que os fãs conhecem. Como trazê-lo de volta dos mortos pela quarta vez? Não acredito que vou dizer isso mas, REBOOT! o único jeito é começar tudo de novo. O final do terceiro filme é tosco demais, não há gancho, não há sequer uma conclusão para o personagem de Xáia, que passou o filme todo perdido, e foi bruscamente interrompido. Megatron tem que voltar, mas tem que ser o verdadeiro Megatron. Aquele que vemos nos filmes não sabe lutar, é frágil demais e tem cara de caranguejo.

CHEGA DE GUERRA, MICHAEL BAY
O diretor adora filmes de guerra, adora meter militares de todos os tipos em seus filmes. A gente até agradece, no terceiro filme vemos alguns uniformizados bonitões. Mas vamos deixar a guerra para os robôs e manter esses alienígenas no anonimato, procurando cubos de Energon pela Terra sem causar maiores destruições.

BIOTRANSFORMERS
Não foi uma ideia muito feliz. Decepticons que são minhocas, pássaros e moscas, entre outros insetos. Se queriam fugir do padrão deveriam trazer de volta os famosos Dinobots, eles eram legais.

O FILME TEM QUE SER DOS ROBÔS
A vida privada do personagem de Xáia pode até ser engraçada no primeiro filme, mas isso virou um saco nos filmes seguintes. Um filme dos Transformers tem que ser protagonizado pelos robôs. Mas todo filme precisa ter um rosto famoso no elenco, para atrair o público. Caso contrário, teremos apenas um filme de animação. Será essa a resposta? Um longa metragem de animação? Sem os humanos por perto, o visual dos robôs poderá se aproximar mais do visual original, sem comprometer o "realismo" do filme.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Em 2012:

Transformers the ride 3D.
Uma nova atração no Parque da Universal, dirigida por Michael Bay.

fernando f. disse...

Oi Alessandro, não têm nada à ver com a postagem maas...
Navegando pelo site da livraria saraiva, vi que eles estão anunciando lançar no dia 25/11 a 1ª e 2ª temporada de Queer As Folk;
aqui o link http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3687717/queer-as-folk-os-assumidos-1-e-2-temporadas-completas-4-dvds-dvd4/?ID=BD32C4927DB0B021304100776
abçao

Marcelonlinecwb disse...

Concordo em gênero, número e grau, sempre "engoli" forçado esses filmes, mas nunca fiquei satisfeito, os robos eram estranhos, não dá pra saber quem era autobot ou quem era decepticon, na G1 (série clássica) isso é bem visível!, mulher também, porra, pra que por uma mulher sensualizando lá no meio?, tipo fora de contexto, e esse negócio de tacar o exército americano em tudo!!!, o coisa mais irritante!!!, tem de ser um reboot total!, algo que se aproxime mais da G1, isso sim seria um sonho realizado!!!

Anônimo disse...

Eu gostava muito de Beats Wars (Não Beast Machines, por favor) que contava a estória de protoformas alienígenas que caíam na terra e escaneavam a primeiira coisa, então tinhamos desde dinos (vilões) a mamíferos (mocinhos), o prime era um gorila e o megatron era um dino carnívoro roxo. Nunca vi a série original (não era da minha época), mas essa aí embalou minhas tardes infantis.
O melhoor de tudo era a intriga. Trama legal, que deixava qualquer um na ponta da poltrona de ansiedade (pelo menos na época era legal.) Bom, é isso, Adoro o Blog, Skywalker e já disse isso. Embora eu não comente tanto quanto devia e quanto você precisa pro blog, saiba que leio quase todo dia, há anos.
Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho (sem motivo especial, só pq deu vontade).

Att.

T.

Rodrigo disse...

Por mim acabava com todos os humanos e fazia um "live action" do antigo filme deles que só tinha um/três humanos.

Anônimo disse...

Olá, Alessandro, tudo bem?
Meu nome é Luna, e estou fazendo uma monografia sobre falsos documentários. Gostaria de saber se você poderia responder alguma perguntas, mais como uma entrevista, que eu utilizaria na versão final do trabalho.
Desculpa te procurar pelo comentário, mas não achei outro contato em lugar nenhum. Qualquer coisa pode me encontrar pelo meu e-mail: lunamms@hotmail.com

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Oi fernando

isso é muito legal, mas estou interessado apenas no queer as folk americano, o seriado britanico era meio bobinho...

Jaffer 2 disse...

Star Scream ficou irreconhecível no filme, tanto nas atitudes como na forma... parece uma aranha e não um robo que se transforma em jato...