13.12.11

PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM

Em 2001 fui violentado por Tim Burton, e não foi do jeito "divertido", como fã da franquia "planeta dos macacos" eu exijo respeito. Tremi quando ouvi falar sobre esse remake do quarto filme (a conquista do planeta dos macacos, 1972) e agora, olha só pra mim, adorei o remake e espero que ganhe uma continuação qualquer dia. Essa foi a maior surpresa do ano e, para mim, é também um dos melhores filmes de 2011. O filme não está preocupado com os gastos, ele é todo dos macacos (um diálogo corrige essa falha, eles são símios) e eles são todos digitais, o efeito especial cobre vários atores com roupas cheias de sensores. E quem diria? efeitos especiais incríveis e uma boa história, no mesmo filme.

CESAR QUER DIZER ALGO PARA JAMES FRANCO

James Franco é um cientista que procura a cura do Alzheimer, principalmente para salvar seu pai John Lithgow (numa ótima atuação). O rapaz faz testes em chimpanzés que acabam desenvolvendo uma inteligência acima do normal. Após perder sua melhor espécime, ele descobre que a fêmea deu a luz a um filhote em sua cela. James leva o bebê para sua casa e nota que ele herdou da mãe o vírus que ele criou para regenerar tecidos cerebrais. James mantêm Cesar em sua casa, vivendo em segredo. Mas, após um incidente na rua, Cesar é levado para um abrigo de animais onde passa por maus bocados nas mãos de Tom Felton (Draco Malfoy nunca foi tão cruel). Então, nada de Zira, nada de Cornelius, nada de viagens no tempo. Ainda assim, o filme é sobre o lendário macaco Cesar, venerado no futuro como o primeiro macaco a dizer um "não" para um ser humano. O filme traz aquela famosa frase de Charlton Heston e alguns ganchos para uma parte 2 que poderia ser um remake do filme de 1967. Note as notícias ao fundo: "missão tripulada para Marte", "astronautas perdidos no espaço" (quando esse pessoal voltar para a Terra, vai ter uma baita surpresa). Mas pode um grupo de macacos dominar o mundo? bem, essa não é a meta deles. Esse remake explica, de uma maneira muito mais realista que o filme original, como a troca de papéis vai acontecer (há uma cena adicional no meio dos créditos finais que conta mais a respeito). O blu que eu comprei veio numa caixa lindona que se abre no meio (20 reais mais caro que o blu normal). Lá dentro, um blu e um dvd (o dvd e a cópia digital estão no mesmo disco). E dentro do pacote, um SENITYPE, mostrando a evolução dos efeitos especiais em 3 fases. A qualidade, e a quantidade, dos extras, impressiona. A versão em dvd traz o filme de 1968 no pacote, mas comete o erro de chamá-lo de "original", como se o filme de 2011 fosse um remake do filme de 1968.












VEJA TAMBÉM: O planeta dos macacos (1968), A fuga do planeta dos macacos, A conquista do planeta dos macacos, Projeto secreto: macacos, Congo.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: rise of the planet of the apes
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Rupert Wyatt
ELENCO: James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton e Andy Serkis como Cesar

Marcelo Doni disse...

Literalmente Papai Noel não precisa se preocupar contigo.

Anselmo disse...

Filme bom é assim, prende a gente do começo ao fim, passa rapidinho sem nem perceber e ainda deixa a vontade de acompanhar mais da estória. Foi bom trabalho do Andy Serkis, só não digo ótimo pois achei a atuação do Cesar, enquanto criança, meio caricata, mas nunca deixou de impressionar. Ouvir aquele "Não" foi de arrepiar. Se houver uma continuação, espero que os responsáveis não se deslumbrem e consigam realizar um trabalho tão responsável quanto este.