4.12.11

UM DIA

O livro, é um sucesso. O filme, não se deu muito bem nas bilheterias. E olha que o roteiro foi escrito pelo próprio autor do livro. Tem uma cara de novela mas, ainda assim, não sei por que tanta gente condenou o filme. Tem muita coisa legal nele, muita coisa que se salva. Lá no fundo se encontra uma bela história de amor. Mas o modo como ela é apresentada atrapalha um pouco. Por um lado é legal ver esse lance de "um dia por ano", novidade na tela grande, mas, por outro lado, isso deixa o filme um tanto cansativo depois de algum tempo. Lá no final, uma baita de uma tragédia. A cena é tão forte que não combina com o restante do filme, que é calmo e cheio de belas paisagens européias.

FELIZES JUNTOS OU SEPARADOS?

Emma (Hathaway, britânica e simpática) conheceu Dexter (o bonitão Jim Sturgess, várias cenas sem roupa) no dia de sua formatura, na Escócia, no dia 15 de julho de 1988. Passaram a noite juntos, nada de sexo, e se tornaram grandes amigos. Depois de alguns minutos, o filme avança 1 ano. Estamos no dia 15 de julho de 1989, e os dois ainda são amigos. E assim o filme prossegue, mostrando apenas o dia 15 de julho de cada ano, até 2008. Pode-se dizer que o filme está dividido em capítulos, mas isso só dá certo em livros... Dex arruma namoradas, sua mãe fica doente, Emma arruma um emprego e começa a sair com um cara. Ano após ano, suas vidas passam por grandes e pequenas mudanças. A única coisa que continua no lugar, é a amizade que os une, podendo se transformar num caso de amor a qualquer momento. Ano após ano, um está sempre procurando a ajuda, os conselhos e o apoio do outro. Aí o filme prende você legal. Fazia um bom tempo que eu não via uma história de amor tão bonitinha no cinema. Mas esqueça a pipoca, se você for do tipo frágil, é melhor levar um lencinho.











VEJA TAMBÉM: O leitor, P.s. eu te amo, Como água para chocolate, O cão e a raposa (é sério), Em algum lugar do passado, O segredo de Brokeback mountain, Foi apenas um sonho, O primeiro ano do resto de nossas vidas.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: one day
ANO: 2011
PAÍS: reino unido, eua
DURAÇÃO: 107 min
DIRETORA: Lone Scherfig (educação, italiano para principiantes)
ELENCO: Anne Hathaway, Jim Sturgess e Patricia Clarkson
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 2 de dezembro

Alan Raspante disse...

Vou assistir, e no cinema =D

Anônimo disse...

Alessandro, conseguiu ver A Árvore do Amor? Filme chinês do Zhang Yimou, muito bonito e no mesmo estilo.

Latinha disse...

Oopa, eu li seu comentário do filme e casualmente eu encontrei o livro em um aeroporto durante uma viagem...

Não resisti e li o livro e depois fui atrás do filme... E seus comentários estava perfeitos! É bem o que você comentou mesmo... e a cena da tragédia, realmente ela era desnecessária, no livro apenas dá a entender o que ocorreu...

Agora uma coisa é fato, o filme não faz juz ao filme, há um fator bacana no livro que se tornou um armadilha no filme... No livro, cada ano vem com detalhes que não seria possíveis de ser inseridos no filme... você tem uma sensação melhor de continuidade e consegue acompanhar os personagens nos altos e baixos... mas gostei de ambos!

Abração! e Feliz Ano Novo...

Anselmo disse...

chorando litros agora