13.1.12

JÁ ACABOU OU VAI DEMORAR MUITO?

Estamos pertinho do Oscar, tradução: muitos filmes do tipo "mamãe quero um Oscar" estão nos cinemas. Tradução: filmes do tipo "quero Oscar" tem uma metragem absurda.
E eu tenho apenas um único dia na semana para ver vários deles. Filmes com 2 ou 3 horas de duração. E eu não gosto de voltar pra casa tarde da noite.
Mas existem filmes e filmes. Às vezes, um filme de 3 horas passa rapidinho (você já conhece a trama). Tem também os filmes curtos com uma sensação cronológica de várias horas. Filmes legais cujo final você não quer ver tão cedo. E filmes ruins que se esticam.
Mas e se houvesse um padrão? Qual seria a sua metragem favorita?
Uma hora e meia?
Duas horas?
Duas horas e meia?
Ou três horas?
Eu não me vejo vendo DOUTOR JIVAGO na tela grande, por exemplo. Cara, 197 minutos, em casa eu dou um pause e vou até a geladeira barra banheiro, mas tenta ficar parado na poltrona do cinema todo esse tempo.
Olha, eu amo as versões estendidas de alguns filmes de James Cameron e as versões estendidas da trilogia do anel, veria esses filmes na tela grande numa boa. Mas eu meio que descobri meu limite certa vez, tenho a síndrome da pressa, quero fazer outras coisas após o filme. Duas horas parece ser o meu limite atual.
O último filme que vi nos cinemas tinha duas horas de duração, não me incomodei com isso. Mas ouvi muita gente na sala dando suspiros de cansaço. Um lance interessante, me lembro disso até hoje, nunca antes havia reclamado da duração de um filme, mas quando vi "o curioso caso de Benjamin Button" em 2008, algo despertou em mim. De repente, eu não tinha mais saco para filmes longos na tela grande. Em dvd é mais fácil, os filmes são divididos em capítulos, uma grande ideia.
No final do mês vou tentar ver 4 filmes num só dia. Todos eles são de longa duração, juntos somam 10 horas. Impossível. Mas são filmes que vão estar presentes no Oscar, tenho que dar uma olhada.
Alguém, na certa, vai ficar "para o dvd". Não me façam cobranças antes da premiação...

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Marcelo Doni disse...

Depois do seu soninho que tal post sobre esse assunto

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1033621-cinema-em-sp-e-mais-caro-do-que-nos-eua-franca-e-japao.shtml

Cinema em SP é mais caro do que nos EUA, França e Japão

Carlos Saraiva disse...

O problema é que os que tem menos de 40 anos perderam o sentido de ir ao cinema como ele era ao ser criado: sair de casa e entrar em outro ambiente e ter uma experiência audio visual, que poderia ser uma fuga temporária da realidade ou se divertir, ou se emocionar. A televisão, antes, e agora os games e a internet tiraram a mágica, você agora pode ter emoções dentro de casa, com todas as distrações tipo banheiro, comida, outras pessoas que não estão fazendo o mesmo que você.A maioria não "aguenta" filmes de mais de 100 minutos por que perdeu a concentração e está mentalmente preguiçosa, pois filmes longos requerem atenção.E hoje, o cinema virou só mais uma loja nos shoppings-outra invenção asquerosa-a loja que passa filmes, para você ir antes de se entupir de fast-food,o motivo pelo qual você foi lá.E o pior de tudo, o medíocre James Cameron, que dirige filmes da mesma maneira que se dirigem comerciais de TV virou um Cecil B. De Mille.

Marcelo Doni disse...

Adorei a opnião do Carlos Saraiva muito bem analisado