20.1.12

PARCEIROS DA NOITE

Vi esse filme pela primeira vez na tevelisão, sim, na época eu dizia tevelisão. E fiquei chocado. Parecia um filme de terror, Al Pacino desceu até o círculo mais baixo do inferno para prender um assassino de homocaras. O dvd me diz outra coisa: o mundo gay não é exatamente assim. No filme temos um mundo dentro de outro, um mundo cheio de couro, correntes e bigodes, o sadô. Na época, o filme me fez pensar que todo homocara era daquele jeito, dava medo mesmo. O dvd também me diz que o SBT promoveu alguns cortes no filme. E olha que o SBT sempre foi uma emissora muito mais liberal que a Globo, exibiu muitos temáticos gays nos anos 1980 e 1990 (lembra de "bem vindo ao lar, Bobby"?) mas não perdoou o fist fuck que aparece nesse filme.

MALUF DIZ: ESTUPRA, MAS NÃO MATA

Al Pacino é um detetive que pegou um caso difícil. Precisa se passar por homossexual e frequentar muitos bares gays SMs até encontrar um cara que está matando barra fatiando homocaras em niuiorqui. Os ambientes SM podem chocar um homocara não acostumado com esse mundinho. E o personagem de Al Pacino é HT, um heterocara pode ficar maluco no meio disso tudo. Mas, durante boa parte do filme, o detetive parece estar aceitando as coisas numa boa (ele só está ficando louco aos poucos). O caso avança bem devagar porque o detetive entra em alguns becos sem saída. Apesar do hã... exótico universo retratado no filme, a produção não é homo-ofensiva, é um filme pró gay, quase educativo. De certa forma, está a frente de seu tempo. Afinal, os gays são as vitimas e o personagem principal quer evitar novas mortes. O final tenta nos dizer algo (que fim levou o namorado ciumento?) e Al Pacino fecha o filme com um estranho olhar, ou seja, a conclusão fica ao seu critério. Destaque para a regra dos "lencinhos coloridos" (amarelo no bolso esquerdo é "chuva dourada"). A capa do dvd norte americano é muito mais bonita, e este lançamento não tem extra algum. Apenas uma pequena biografia do polêmico diretor.










VEJA TAMBÉM: Os infiltrados, Caçadores de emoção, Beijos e tiros, Plata quemada.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: cruising
ANO: 1980
PAÍS: eua, alemanha ocidental
DURAÇÃO: 102 min
DIRETOR: William Friedkin (o exorcista, operação França)
ELENCO: Al Pacino, Paul Sorvino, Karen Allen, Richard Cox e Don Scardino

Anônimo disse...

Ouvi dizer que a versão norte-americana do DVD possui um documentário excelente, de quase uma hora de duração, apresentado pelo próprio Friedkin. Não entendo porque o lançamento brasileiro não agregou tal extra. Desse jeito, vou ficar com a minha edição em VHS, mesmo. Parabéns pelo artigo.