6.1.12

TOP 10 - CINEMA, MULHERES (?) E PIPOCA

Faz um bom tempo que eu não faço uma lista dos MEUS favoritos no blog. É claro que não dá para fazer uma lista dos meus filmes favoritos, essa lista está sempre mudando, fiz uma certa vez, e ela já está ultrapassada. Mas que tal uma lista das minhas atrizes favoritas? Estou no blog errado? Bem, uma lista dos meus atores favoritos seria igualmente complicada. Alguns atores possuem certos atributos que atrapalham meu julgamento. Aham, atrizes, vamos lá.


10ª POSIÇÃO - NATALIE PORTMAN
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: marte ataca!
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 11
Essa é nova na lista. Quase não reparei nela em "todos dizem eu te amo" e em "marte ataca!". Mas, três anos depois, lá estava ela como a futura mãe dos gêmeos Skywalker. E me emocionou na cena do parto no "Episódio 3". Mas não achei sua atuação em "cisne negro" digna de um Oscar...
FILMES FAVORITOS COM ELA: Closer, V de vingança, entre irmãos, cisne negro, a vingança dos Sith.

9ª POSIÇÃO - CASSANDRA PETERSON
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: Elvira, a rainha das trevas
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 1
A personagem Elvira é um clone da personagem Vampira, de Maila Syrjäniemi, aquela atriz que trabalhou com Ed Wood em "plano 9". Cassandra foi até processada pela atriz, que faleceu em 2008, mas Elvira saiu vitoriosa. No Brézil, a gente encontra pouca coisa sobre Elvira, vale a pena ver o filme de 1988 (que você só encontra em dvd importado) e o clássico seriado de tv, de 1993. Eu tinha o filme de 1988 em vhs, gravado da sessão da tarde, vi o filme tantas vezes que a fita não resistiu. Estou babando por um lindo quadro da moça que vi num shopping, 150 paus? que roubo. Deve ser por causa da moldura. Encontrei uma moldura bem macabra certa vez, com caveiras e teias de aranha, que combinaria perfeitamente com aquela foto da rainha das trevas.
FILMES FAVORITOS COM ELA: Elvira a rainha das trevas, Roma de Fellini (caso você consiga encontrar a moça na tela).


8ª POSIÇÃO - ANNE HATHAWAY
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: o diário da princesa.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 10
Essa também é nova na lista, e assim a gente expulsa a pobre Sandra Bullock de uma vez. Como Natalie Portman, Anne também tem aquela cara de "irmãzinha querida", por conta disso, sempre que ela tira a roupa (brokeback, outras drogas) eu fico constrangido. Eu a vi pela primeira vez em "o diário da princesa" (como já foi dito aí em cima) logo, eu a conheci "feia". Aquela transformação, promovida por Julie Andrews (fora da lista por um tiquinho) no filme, me deixou de queixo caído, eu não sabia como ela era realmente (não dava para ver muita coisa no poster do filme).
FILMES FAVORITOS COM ELA: Brokeback mountain, idas e vindas do amor, o casamento de Rachel, o diário da princesa, o diabo veste Prada.


7ª POSIÇÃO - JULIA ROBERTS
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: uma linda mulher.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 13
Essa é uma daquelas coisas que, por algum estranho motivo, ficam gravadas a ferro no cérebro da gente. Eu me lembro muito bem, até hoje, em detalhes, quando foi que vi "uma linda mulher" pela primeira vez. Onde eu estava, quem estava comigo, os comentários que a irmã do meu amigo fazia durante o filme, etc. Lembro até do walk man amarelo na banheira: olha, minha irmã tem um igualzinho, eu disse. Parece que Julia perdeu alguns fãs nos últimos anos, muita gente neste blog a odeia.
FILMES FAVORITOS COM ELA: uma linda mulher, tudo por amor (fique a vontade para atirar pedras em mim, eu não me importo), o casamento do meu melhor amigo, closer, noiva em fuga (ou tomates podres).


6ª POSIÇÃO - MARILYN MONROE
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: quanto mais quente melhor.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 7
Ela não curtia muito, queria ser reconhecida como atriz dramática, mas eu adoro suas comédias. Comprei um livro recentemente, chamado Fragmentos. Ele mostra várias cartas escritas pela própria atriz. Cartas para os amigos e alguns poemas. Pobre Norma Jeane, ela tinha medo de ficar louca como sua mãe. Em alguns momentos, o livro pinta um triste retrato:
"Sozinha!!! Eu estou sozinha, eu estou sempre sozinha não importa o que aconteça".
FILMES FAVORITOS COM ELA: Quanto mais quente melhor, como agarrar um milionário, os homens preferem as loiras.



5ª POSIÇÃO - WHOOPI GOLDBERG
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: a cor púrpura.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 7
Me lembro de ter chorado alguns baldes quando vi "a cor púrpura" pela primeira vez. As comédias pintaram em seguida, uma mais divertida que a outra. Mas minha coleção parou em "garota interrompida". Whoopi entrava em sua pior fase, os anos 2000. Seu filme mais recente em minha coleção é de 2010, o terceiro Toy Story (ela faz a voz do polvo azul).
FILMES FAVORITOS COM ELA: a cor púrpura, mudança de hábito, o rei leão, salve-me quem puder, ghost.



4ª POSIÇÃO - SIGOURNEY WEAVER
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: os caça fantasmas.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 13
"Você é o porteiro? Eu sou o guardião". E Gozer se divertiu transformando Sigourney em "cachorro" na frente do Bill Murray. Minha nossa, como esse filme era maluco e original. Eu ainda não conhecia o alien, tinha medo de filmes de terror. Antes disso, dei uma olhada em "nas montanhas dos gorilas". Baseado numa triste história real, o filme entrou rapidinho para a minha lista dos "proibidos e até nunca mais". E chega de lágrimas. Corri até o oitavo passageiro e depois ri muito com "heróis fora de órbita".
FILMES FAVORITOS COM ELA: alien, aliens o resgate, heróis fora de órbita, os caça fantasmas, avatar, wall-e, Jeffrey de caso com a vida, uma secretária de futuro, prayers for Bobby.





3ª POSIÇÃO - MERYL STREEP
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: a escolha de Sofia.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 12
"Sou uma mulher com mais de 60 anos fazendo comédias românticas". Eu gosto de seus papéis dramáticos, mas gosto ainda mais de suas comédias. Ela se diverte bastante porque na vida real ela é toda cheia de vida. Em "mamma mia!", ela improvisou várias vezes.
FILMES FAVORITOS COM ELA: Kramer vs Kramer, a mulher do tenente francês, dúvida, mamma mia, angels in América, ela é o diabo, a morte lhe cai bem, o diabo veste Prada, Julie & Julia.



2ª POSIÇÃO - AUDREY HEPBURN
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: além da eternidade
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 8
Sofrendo da mesma maldição de Marilyn: não consigo encontrar certos filmes por conta das malditas caixas que existem por aí. Não posso comprar um box qualquer, eles estão cheios de filmes repetidos, que já comprei separadamente. E agora pintou uma lata lindona nas lojas (argh). Olha só, eu tenho um quadro, com uma mulher, em minha casa (ainda vou ter aquela Elvira...). Audrey faz o tipo "irmãzinha querida", e se tornou a primeira queridinha das comédias românticas.
FILMES FAVORITOS COM ELA: a princesa e o plebeu, bonequinha de luxo (dã), quando Paris alucina, minha bela dama, charada.




1ª POSIÇÃO - DREW BARRYMORE
VISTA PELA PRIMEIRA VEZ EM: e.t. o extra terrestre.
NÚMERO DE FILMES NA COLEÇÃO: 12
O negócio é o seguinte, crescemos juntos. Mas, enquanto eu estava descobrindo minha sexualidade no banheiro da escola, Drew entrou no mundo das drogas. Nos anos 1990 ela voltou aos poucos, um Bátima aqui, uma ponta ali. Deu uma baita de uma volta por cima. Fundou sua própria produtora e hoje é uma espécie de "princesa das comédias românticas" (segundo os leitores do CHP, numa enquete em 2011). Acabou de ficar noiva de Will Kopelman, nice, seus dois últimos namorados eram uma negação...
FILMES FAVORITOS COM ELA: para sempre Cinderella, E.T., nunca fui beijada, as panteras, Donnie Darko, como se fosse a primeira vez, duplex, ele não está tão a fim de você, pânico.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

TOP 10 - ATORES FAVORITOS

Preciso de muuuuuuito tempo para pensar...

...só dez?

Eduardo Domingues disse...

Vai falar que você não gostou de "O Sorriso de Monalisa"? EU sou um dos que gosta da Julia, mesmo ala fazendo o mesmo papel em quase todos os filmes. Simpatia mesmo.

Arthur Baverhousen disse...

NATALIE PORTMAN-> 'A Voz do Coração' e 'Closer'

ANNE HATHAWAY -> 'Idas e Vindas do Amor' e 'O Diabo Veste Prada'

JULIA ROBERTS -> 'Um Lugar Chamado Notting Hill' e 'O Casamento do Meu Melhor Amigo'

MERYL STREEP -> 'Julie e Julia' e 'Desventuras em Série'

AUDREY HEPBURN -> 'A Herdeira' e ' Minha Bela Dama'

DREW BARRYMORE -> 'Para Sempre Ciderela' e 'Letra e Musica'.

___________________________________
Alicia Silverstone -> 'As Patricinhas de Beverly Hills' e 'Paixão sem Limite'

Nicole Kidman -> 'Moulin Rouge' e 'As Horas'

Jennifer Lopes -> 'Encontro de Amor' e 'A Sogra'

Angelina Jolie -> 'Garota, Interrompida' e 'Alexandre'

Leo Carioca disse...

Pra mim a Whoopi Goldberg é inigualável. Não consigo pensar em outra atriz dos Estados Unidos que seja tão versátil quanto ela.
Bom, eu queria aproveitar pra dizer a você que eu comecei um blog novo sobre o Cinema de Terror (e eventualmente vou falar lá sobre outros tipos de filme também). Se chama Bússola do Terror.
Ali eu vou fazer apenas indicações de filmes de que eu já falei nos meus outros blogs.
Tem um link pra lá no Ultra CECG&B.

Marcelo Doni disse...

Lista é Lista eu incluia a Julianne Moore

Alan Raspante disse...

Audrey Hepburn é a minha atriz favorita desde sempre, rs Adorei ver Cassandra Petterson sendo lembrada. Adoro Elvira!!

E, ah, eu continuo gostando da Roberts. rs