14.2.12

O ARTISTA

Oscar 2012, já vi 6 filmes, faltam 3. Mas... já tenho o meu favorito. E esse filme realmente se destaca na lista dos indicados. Em preto e branco, parcialmente mudo e com entre-títulos. Eu nunca vi um filme na tela grande com entre-títulos (aquela tela com diálogos), e ver O ARTISTA no cinema é uma experiência única. Fotografia P&B, entre-titulos, trilha musical, figurinos, direção de arte, tudo no filme coloca você na década de 1920. Quando atores como James Cromwell e John Goodman não estão em cena, a magia funciona, voilà, você está vendo um filme de 1927 produzido em 2011! E o filme é encantador... (ele comete alguns errinhos históricos mas a gente nem liga).

FOCINHOS MOLHADOS

George Valentin é um astro do cinema mudo (Jean Dujardin tem um sorriso tão simpático quanto o de Gene Kelly), ele vive muitas aventuras em seus filmes ao lado de seu parceiro canino (o cãozinho, vencedor de vários prêmios para animais atores, dá um show de interpretação nesse filme, quero vê-lo na cerimônia do Oscar). George adora ser famoso, é viciado em aplausos. Ele vive numa mansão em Hollywoodland (ainda existia o "land" em 1927) com seu cãozinho e com a esposa. Num belo dia, uma fã esbarra no ator durante uma entrevista, e ela ganha um beijo dele. A foto vai parar na capa da Variety, e Peppy Miller, entusiasmada, começa a sonhar com a carreira de atriz. Ela faz um teste e consegue um papel, como extra, no novo filme de Valentin. Pinta um clima entre os dois. Aos poucos, Peppy se torna famosa, e se transforma na namoradinha da América. Estamos agora em 1929, surge o cinema falado. Para George, esse não é o futuro do cinema, ele se recusa a fazer filmes com som. Sem emprego, George é afetado pela crise de 1929, e o restante do filme é só drama. Esse filme merece o Oscar principal (recebeu 10 indicações no total), é uma verdadeira declaração de amor ao cinema. Em uma única palavra: éumfilmemágicoegostosodeassistir.











VEJA TAMBÉM: Cantando na chuva, Crepúsculo dos deuses, Nasce uma estrela (1954), A malvada, O que terá acontecido a Baby Jane?

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the artist
ANO: 2011
PAÍS: frança, belgica
DURAÇÃO: 100 min
DIRETOR: Michel Hazanavicius
ELENCO: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman e James Cromwell
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 10 de fevereiro de 2012
PRÊMIOS: 3 globos de ouro (filme, trilha musical, ator), indicado para 10 oscars (direção de arte, fotografia, figurino, diretor, edição, trilha musical, melhor filme, ator, atriz e roteiro original)

Anônimo disse...

Realmente o filme é excelente! Mas é tão excelente quanto o "A Invenção de Hugo Cabret". Os dois são os meus favoritos até agora.
"O Artista" tem um clima único, mesmo remetendo ao cinema mudo. E não achei que a musica "Scene d'Amour" foi violentada como a Kim Novak disse. Na verdade, a musica combinou bem mais neste filme do que no do Hitchcock! É claro, sem desmerecer o mestre e o seu grande filme, "Vertigo".

P.S. Tem um vídeo super engraçado do Jean Dujardin feito pelo "Funny or Die" sobre o futuro do ator em Hollywood.
http://www.pilulapop.com.br/2012/02/mais-um-vilao-europeu/

Marcelonlinecwb disse...

Eu adorei, já vi e fiquei muito emocionado, já tenho meu favorito desse ano...

Marcelo Doni disse...

Que loucura fiz hoje sai do shopping higienopolis,ás 17:25 andei tão rápido(que deu até dor na batata da perna) para chegar na estação Paulista é de lá peguei mêtro no horário de pico e consegui chegar ás 17:50 no reserva cultural ou seja no final do último trailer para dar ínicio ao filme, mas valeu que obra prima em resposta a muitos filme em 3D, que cena incrível no momento do "sonho ou pesadelo" do personagem principal a garota da mesma fila que eu estava sentando deu pulo ao ouvir som da pena rrsr..vale muito ganhar varios premios como vale muito assistir