14.2.12

STAR WARS - A AMEAÇA FANTASMA 3D

É sempre gostoso ver a abertura de um filme da franquia SW na tela do cinema, com a música de John Williams e o tapetão. O ano era 1999, e eu achava que estava presenciando a História acontecer na sala escura. Afinal de contas, era um SW novinho em folha. Mas aí vimos um filme mediano, com um ritmo estranho, a trama leva uma eternidade para dizer a que veio. Precisava voltar tanto assim no tempo? Precisava de todo aquele blá blá blá político? Na verdade, sim. Faz parte do plano do Palpatine para governar a galáxia e se livrar dos Jedi. Mas a gente não sabia disso em 1999. Estamos naqueles tempos descritos pelo velho Obi Wan como "mais civilizados", não existe império galático, não existe rebelião, e o filme se passa antes das guerras clônicas. É como se fosse um prólogo, e não um episódio. No ano que vem, veremos o "episódio 2" em 3D, e todos os outros também, um por ano, até 2017.

DARTH MAUL VOLTARÁ DOS MORTOS
NA NOVA TEMPORADA DE CLONE WARS

A maléfica federação de comércio invade o pacifico planeta Naboo e blá blá blá a habilidade de falar não faz de você um ser inteligente. Você já conhece o filme, ou não. Essa não é a versão de 1999, esta é a cópia estendida que pode ser encontrada na primeira edição de "a ameaça fantasma" em dvd. Com muito mais cenas na hora da corrida de pods. E o episódio1 é apenas isso, pods e Darth Maul. George Lucas sabe criar histórias, mas já assumiu que é um péssimo diretor na hora de trabalhar com atores, algo que ele odeia fazer. Haley Joel Osment fez um teste para esse filme, mas Lucas preferiu o bobinho Jake Lloyd (Haley se deu bem, foi parar em "o sexto sentido" e quase ganhou um Oscar pelo filme). Ah sim, e tem também o Jar Jar. É George Lucas tentando conquistar novos fãs entre os pimpolhos. Sem o maldito Gungan, e sem o Manekin Skywalker com seus "ops", algo pode ser salvo. Mas e o 3D? Fraquinho. Em alguns momentos, apenas as legendas estão saltando da tela, você pode até tirar os óculos. E por falar em legendas, elas são uma negação, curtas demais, estão comendo muitas palavras e o Mestre Yoda está falando errado!!! (digo, o errado para ele). Não é um filme pré fabricado para ser em 3D, não tinha essa intenção em 1999, então, na maioria das vezes, o efeito puxa um ator, afastando os demais, e é só.









VEJA TAMBÉM: O passageiro do futuro, O quinto elemento, Matrix, Tron, Tropas estelares, O último guerreiro das estrelas.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: star wars episode I - the phantom menace
ANO: 1999/2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 136 min
DIRETOR: George Lucas
ELENCO: Ewan MacGregor, Natalie Portman, Liam Neeson, Jake Lloyd, Anthony Daniels e Ian McDiarmid
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 10 de fevereiro de 2012
PRÊMIOS: indicado para 3 Oscars (som, edição de som, efeitos especiais)

Luiz Fernando disse...

Uma pergunta:

Pra ke, então???