22.3.12

TOP 15 - AS MELHORES PARÓDIAS DE OUTROS FILMES

15ª POSIÇÃO - SUPER HERÓI O FILME
Eu fui ver esse filme nos cinemas com um pé atrás, mais uma paródia do tipo "todo mundo em pânico"? Elas estavam em toda parte. Esse filme é uma sátira de vários filmes de super heróis, que também estavam em toda parte, mas resolveu criar um herói original, o Libélula. Basicamente, é uma sátira do Homem Aranha de Sam Raimi, mas abre espaço para os X-men (pior momento do filme) e para o Quarteto Fantástico (o cara que faz o Tocha Humana é lindão).


14ª POSIÇÃO - OS VAMPIROS QUE SE MORDAM
Com o pé trás novamente, produzido pela mesma turma que fez pérolas como "os espartalhões", "deu a louca em Hollywood" e "liga da injustiça". Mas esse filme é diferente. Nos filmes anteriores, o pessoal nem se preocupava em unir várias paródias, de vários filmes do momento, em uma única trama que fizesse sentido. Neste filme, eles trabalharam em cima de "crepúsculo" e de "lua nova", ok, existe um roteiro afinal. O filme pisa na bola lá no final, o restante se salva até certo ponto. Destaque para a atriz que faz a Bella, ela imita a Kristen Stewart muito bem, perfeita.


13ª POSIÇÃO - ANOTHER GAY MOVIE
Como fazer uma sátira de uma comédia? Fazendo uma sátira gay. Esse temático gay baseado em "american pie" foi uma das mais agradáveis surpresas da última década em matéria de filmes voltados para o público gls. E diga-se de passagem, foi uma ótima década, romances lindos, comédias e até um terror, tudo novidade no nosso mundinho.


12ª POSIÇÃO - A PRINCESA PROMETIDA
O filme "Branca de neve e o caçador", que está para estrear nos cinemas, me fez lembrar deste filme de 1987. Imagine um menino pegando um conto de fadas e reescrevendo tudo ao seu gosto. Temos uma princesa fugindo de um príncipe malvado, uma guerra eminente, gigantes e piratas! Parece um "piratas do Caribe" pré histórico mas, este filme é para crianças pequenas, esteja avisado. Bônus: Cary Elwes está no auge da gostosura.


11ª POSIÇÃO - TOP GANG 2
E por falar em gostosura. Charlie Sheen dá uma de Rambo nesse filme que também arruma espaço para star wars, o exterminador do futuro 2 e Apocalipse now. Pouca coisa em comparação com o filme anterior.



10ª POSIÇÃO - A LOUCA! LOUCA HISTÓRIA DE ROBIN HOOD
E Cary Elwes está de volta, desta vez ao lado do diretor Mel Brooks. Esse filme estreou dois anos após o Robin Hood de Kevin Costner, e esse filme é o alvo principal desta paródia. Mel Brooks nunca esteve tão afiado numa comédia.




9ª POSIÇÃO - AUSTIN POWERS 1 E 2
Os filmes de James Bond já haviam mudado de cara quando Mike Myers surgiu com o primeiro Austin Powers, atacando principalmente a era de Roger Moore. O comediante disse que se baseou em seu pai para criar o detetive, mas o Dr Evil saiu diretamente dos filmes de James Bond e roubou a cena, duas vezes. Ele deveria ganhar seu próprio filme.




8ª POSIÇÃO - APERTEM OS CINTOS... O PILOTO SUMIU
A mãe de todas as paródias está aqui. Um marco na história das comédias, com piadas ininterruptas. Marcou época ao satirizar o drama "aeroporto" (usando até alguns diálogos do filme) e ainda nos diverte. A parte 2 também é legal. Caçadores de dvds, fiquem atentos, há um box por aí com os dois filmes juntos.




7ª POSIÇÃO - SPACEBALLS (S.O.S. TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO)
Mel Brooks está de volta e desta vez a vítima é star wars, com a aprovação de George Lucas. O Alien também está presente. O filme brinca bastante com o merchandising gerado pela trilogia clássica. O filme tem sua própria legião de seguidores e ganhou um seriado animado em 2007.




6ª POSIÇÃO - TOP SECRET!
A paródia do "bastardos inglórios" original, que pintou no blog faz um tempinho, é assinada por David Zucker. Ele e o irmão Jerry são os responsáveis por "apertem os cintos" e "corra que a polícia vem aí". Mas Jerry começou a investir em romances na década seguinte, dirigiu Ghost e produziu filmes como "caminhando nas nuvens", "o casamento do meu melhor amigo", "amor a toda prova" e "amizade colorida".




5ª POSIÇÃO - TODO MUNDO EM PÂNICO
Esse foi o filme que resgatou as paródias do limbo e deu vida nova para esse tipo de comédia. Além de "pânico", o filme também atacava outros sucessos atuais (em 2000), como "o sexto sentido", "matrix" e "segundas intenções". Agradou bastante, mas não conseguiu inovar em nenhuma de suas sequências.




4ª POSIÇÃO - TOP GANG
O campeão absoluto de "paródias por minuto", só na sequência do "only you" do Charlie Sheen vemos vários filmes diferentes. O carro chefe é "top gun", seguido por "dança com lobos". Escrito e dirigido por Jim Abrahams, companheiro fiel dos irmãos Zucker, esse foi o primeiro filme que mostrou Saddam Hussein como vilão. E olha só o Cary Elwes aparecendo por aqui pela terceira vez...




3ª POSIÇÃO - TRILOGIA BLUE HARVEST
A melhor paródia de star wars já feita. Todas as cenas dos três filmes da trilogia original estão presentes e ainda assim, cada paródia tem apenas 60 minutos de duração. Cada sequência traz uma piada, cada um dos desenhos usou um dos três filmes como ponto de partida e nada ficou de fora. Há muita CGI e referências a outros filmes como "de volta para o futuro 2", mas você tem que ser fã de SW e de "Uma família da pesada" para entender algumas piadas.




2ª POSIÇÃO - HERÓIS FORA DE ÓRBITA
Eu amo esse filme, é a melhor paródia (não assumida) de star trek que já vi. E é também uma homenagem ao clássico seriado (e aos fãs). Feito com todo carinho para nenhum trekker botar defeito. Destaque para as atuações hilárias de Tim Allen, Sigourney Weaver e Alan Rickman. De novo: tem que ser um trekker para pescar algumas piadas...




1ª POSIÇÃO - MÁQUINA QUASE MORTÍFERA
Emilio Estevez e Samuel L. Jackson tomam o lugar de Mel Gibson e de Danny Glover nessa paródia cheia de diálogos que entregam todos os clichês do "máquina mortífera" original. Também traz sátiras de outros filmes como "instinto selvagem", "o silêncio dos inocentes" e "48 horas". Poderia ser uma paródia qualquer, mas há algo de especial nesse filme. Você nunca mais vai ver em sua vida um filme com tantos nomes famosos no elenco, e essas celebridades aparecem em pontinhas! Whoopi Goldberg, Corey Feldman, Erik Estrada, Bruce Willis, Phil Hartman, Charlie Sheen (irmão de Emilio Estevez), Paul Gleason, Jon Lovitz, James Doohan, Tim Curry, William Shatner, Denis Leary, Frank McRae, "Popeye", Christopher Lambert (duvido que você o encontre) e vários comediantes (de tv) famosos em 1993. Maior pecado do filme: eles não explodiram a privada do Samuel L. Jackson, que raio de paródia é essa?

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM:

Cary Elwes pode ser visto em "sexo sem compromisso", "noite de ano novo", "jogos mortais o final", "dias de trovão", "twister", e "o mentiroso".
Ou ele é um doutor ou o vilão do filme...

Leo Carioca disse...

Aliás, engraçado: nos anos 80 se fazia direto esse tipo de paródia, né? Perdi as contas de quantas eu vi daquela época.
Depois a quantidade começou a diminuir...

Ricardo disse...

'Heróis fora de órbita', na minha opinião, foi uma senhora paródia.
Quando comecei a assistir quase me decepcionei, mas logo o filme ganha rumo e virou um dos meus favoritos.

Gostei muito desse artigo. Vou correr atrás de 'A princesa prometida", me parece bem interessante.

As paródias têm uma fórmula mágina para darem certo. Ninguém sabe direito, e só quando o filme está pronto é que é possível saber se deu certo. As paródias são boas e lembradas para sempre ou ruins e esquecidas no limbo. Simples.

Anônimo disse...

cade espartalhoes?