30.5.12

5 RAZÕES PARA VER

ROBOCOP 2

1- Escrito por Frank Miller, esse filme é o mais perto que já chegamos de uma versão cinematográfica do épico dos quadrinhos Batman o cavaleiro das trevas. E nenhum filme do homem morcego chegou perto desse gibi até hoje. Como na HQ, temos muita televisão presente, e muito humor negro envolvido. Os comerciais de tv, apresentados durante o filme, são bem legais. Do sistema anti furto, que transforma o assento do carro numa cadeira elétrica, ao bronzeador solar azul, que te protege numa boa agora que a camada de ozônio se foi para sempre, um futuro bem sombrio.

2- Gabriel Damon é o verdadeiro vilão do filme. O rapaz tinha quase 14 anos na época, mas parece ter menos de 10 nesse filme. É o mais jovem traficante que já vi num filme, ele também tem uma arma, sabe atirar muito bem e se divertiu esquartejando o Robocop. Teve uma morte violenta. Isso é bem Frank Miller, mas o cinema não costumava mostrar esse tipo de coisa, com crianças, até então.

3- Stop motion por toda parte, quem precisa de bonecos digitais? Eles eram muuuito caros em 1990. Aqui temos muitos bonequinhos animados lutando entre si. Robocop 2 marca o fim de uma era, no ano seguinte, o Exterminador do futuro 2 mudaria tudo.

4- Tem drama sim senhor. Se aproveitando de uma ponta solta no filme anterior, Alex Murphy, com sua memória recuperada, vai atrás de sua mulher. Momento tocante, Alex é obrigado a mentir: não sou seu marido, fui fabricado em homenagem a ele.

5- Robocop dois ponto zero. E surge a comédia ácida com mensagens ocultas. Uma junta de pais preocupados decide dar ao policial do futuro uma nova personalidade, 100% politicamente correta. Para o bem das crianças. É claro que isso não funciona no mundo real, mas gerou os momentos mais engraçados do filme.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Robocop 2
ANO: 1990
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 82 min
DIRETOR: Irvin Kershner (o império contra ataca, 007 nunca mais outra vez)
ELENCO: Peter Weller, Belinda Bauer, John Glover, Tom Nooman, Gabriel Damon e Nancy Allen