24.5.12

A GALERIA DO ÓDIO

Eu disse que ia fazer isso algum dia, e como hoje estou com muita raiva, lá vamos nós. Essa não é uma lista do tipo "piores". Não importa se o filme é bom ou ruim, ele está na lista porque eu o odeio, por algum motivo. Quando vejo um filme ruim, ele não fica na minha memória por muito tempo, e isso é bom, porque já vi cada um... Mas no caso dos mais odiados, é fácil e rápido montar uma lista. Porque não é todo filme (ainda bem) que me causa mal estar.


SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
E como eu havia prometido, aqui está ele. Eu fui obrigado a ver esse filme na escola, e se você é obrigado, a coisa já não começa bem, bônus: eu já odiava a professora em questão. Sentado lá no fundão, lutando para não dormir, acompanhei esse filme incrivelmente chato. Foi o meu momento outra-Mônica (friends), perdi duas horas da minha vida. O suicídio do rapaz no final não fazia sentido algum. No dia seguinte, a gente tinha que entregar uma maldita redação sobre o filme. Algumas alunas fizeram algumas perguntas, e aí notei que nem mesmo a professora havia entendido a trama. Resolvi tirar proveito disso e fiz um resumo do filme "Curso de Férias" (naquela época, Mark Harmon era o meu namorado secreto), sem citar nomes ou lugares, e a professora caiu como um patinho.


FIM DOS DIAS
Quando o filme começou, eu não sei explicar, logo de cara algo não me caiu bem, senti um desconforto imediato, uma repulsa ao filme. Eu SABIA que não ia gostar daquilo. Sexto sentido? Sentido de aranha? Intuição feminina? Minutos depois veio a confirmação, o filme era mesmo uma droga. Pela primeira vez na vida, abandonei o cinema antes do filme terminar. Nunca mais fiz isso, mas também nunca mais tive uma sensação ruim sobre um filme em seus primeiros minutos.


CENTRAL DO BRASIL
Que susto. Eu li uma sinopse e pensei: que fofo. Eu vi o trailer e pensei: é... vou dar uma olhada. E quando vi o vhs em casa, HÃÃ?? Que filme é esse? Não tem nada a ver com o trailer ou com a sinopse, a personagem de Fernanda Montenegro era exatamente o oposto daquilo que o trailer barra sinopse me fez imaginar. E eu não gostei dela. Depois de alguns minutos, fiz o video cuspir a fita, a "nova" trama era muito boba, não fiquei com vontade de ver até o final, estava me sentindo enganado. Aí me tornei um dos maiores defensores do filme mais odiado do momento: a vida é bela. O filme que "roubou" o Oscar do Brasil. Mas, cara, não dá para comparar, o filme italiano é lindo demais.


IRREVERSÍVEL
Quando o filme estreou no festival de Cannes, causou um certo desconforto na platéia. Ficou conhecido como "aquele filme em que a Monica Bellucci é estuprada". Um cara se levantou e, antes de sair da sala, gritou para as outras pessoas: vocês estão gostando disso?
Bem, eu não gosto de ver mulheres sendo violentadas nos filmes, isso me faz passar mal (e por conta disso, "a fúria dos reis" está longe de ser o meu livro favorito da saga "as crônicas de gelo e fogo"). Mas resolvi arriscar, talvez aquele cara esteja exagerando. Aluguei o vhs e voltei para casa. Não era exagero, durou alguns longos minutos, quase vomitei. Parei o filme, rebobinei a fita e a levei de volta para a locadora. Chegando lá, sugeri um aviso de "proibido para menores" na caixa do filme. No dia seguinte, o aviso já estava lá.


PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS
Então tá, é um filme ruim e é só. Vou esquecer que vi essa droga. Mas a trama pareceu ser interessante, então resolvi dar uma chance ao livro. Acabei virando fã e, verdade seja dita, Percy Jackson é muito mais divertido que Harry Potter. Mas não se deve comparar os dois, nos livros do HP só dá drama, foram sete livros que só me fizeram rir duas vezes, ambas no volume quatro. Percy Jackson é engraçadinho o tempo todo, já tenho todos os 8 livros lançados no Brasil (devorei "o filho de Netuno" em 3 dias). Foi aí que pintou o ódio pelo filme, Rick Riordan deveria ter ficado em cima do diretor Chris Columbus o tempo todo, como J.K Rowling fez.

12 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O medo leva ao ódio,
o ódio leva ao sofrimento,
e Percy Jackson vai ganhar um novo filme,
isso sim é sofrimento.

Gabriela disse...

Eu realmente amo SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.
FIM DOS DIAS é uma droga.
CENTRAL DO BRASIL vi há muitos anos, eu era realmente pequena, e não lembro de nada.
Nunca vi IRREVERSÍVEL.Por receio. Falam tanto sobre como esse filme é violento.E como uma garota não me anima ter um estupro transformado em espetáculo. Alguns críticos chegaram a dizer q a cena excitava. Não posso compactuar com esse tipo de coisa.JÁ PERCY JACKSON me divertiu mesmo sendo bobo. Eu não li os livros, acho q isso facilitou,mesmo com os erros grotescos sobre a mitologia grega.

Anônimo disse...

Filme novo do percy? Como se eles não colocaram a trama principal no primeiro?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo

ouvi dizer que já contrataram uma atriz para o papel de Thalia, acho que finalmente vão tentar transformar a serie numa franquia para o cinema, mas eu não suporto o Logan Lerman...

Anônimo disse...

mas gente ... batman & Robin não esta aqui? Isso que dizer que você não jogou toda a sua raiva pra fora com esse post, kkk

gersonson disse...

Concordo com:PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS(Acho uma cópia descarada de HP) e CENTRAL DO BRASIL(Um sonífero de 2 horas).
Discordo:SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS(grande filme) e FIM DOS DIAS(feito para somente para descontrair, e o faz).
Nunca vi:IRREVERSÍVEL

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Batima e Robin costuma aparecer na minha lista dos piores

não dá para odiar uma dupla como George Clooney e Chris O'donnell...

Anônimo disse...

O episódio "English Patient", de "Seinfeld", define esse post!


P.S. Não sei se você viu esse episódio ou se ao menos curte "Seinfeld", mas te garanto que vale a pena ver.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo

acompanhei o seriado por um bom tempo, mas não cheguei a ver esse episodio

Anônimo disse...

Concordo com quase todos, acho que só que "Central do Brasil" é um grande filme. Bonito, honesto e realista, além do mais Fernanda MOntenegro em uma de suas melhores atuações. Você não gostou por que vc tirou conclussões precipitadas a parir da sinopse equivocada e do trailer ruim.O filme italiano é melhor, mas uma coisa não impede a outra.

Sam Peregrine disse...

"Percy Jackson é muito mais divertido que Harry Potter"
Depois que li isso me senti na obrigação de comentar.

Não acho que isso seja verdade. Harry tem muito humor e situações bastante engraçadas, mas é algo bem mais natural do que no Percy e bem mais o meu estilo.
Quando li o primeiro livro do Percy fiquei animado, achei legal, um bom passatempo, apesar de não ter virado fã (o que ocorreu com o Harry logo de cara).
Quando terminei o último livro do Percy pensei: 5 livros e ele ainda assim é a mesma criança burra?
A leitura ficava muitas vezes maçante. Já não aguentava mais aquele personagem nem as piadas bobinhas do autor.

Ztav disse...

Tô com o Sam. Prefiro o humor britânico de HP. Além disso, em PJ o Luke só ganha um sobrenome no terceiro livro, não?
Por mais que eu ame mitologia grega, o Riordan é um péssimo escritor.