25.5.12

OS RAPAZES DA BANDA

Filme de 1970, bem moderninho para sua época, primeiro, retrata a vida dos homocaras em niuiorqui sem pudores, e também traz um ator negro no elenco principal. O filme também tenta passar uma mensagem sobre tolerância, tem um heterocara no meio e ele precisa aprender uma lição. Para mim, que não estou acostumado com o meio gay, o filme é um tanto estranho. Temos um grupo de amigos numa festa, e eles passam o filme todo insultando uns aos outros. Parece que algumas amizades vão chegar ao fim mas, depois de um tempo, todos são amiguinhos novamente. Quer dizer, os tais insultos (embora sinceros) não eram para valer. Mas alguns deles são tão sérios, que é difícil ver aquilo como "brincadeira entre homocaras". O pouco que eu já vi do meio gay, me mostrou que humilhações desse tipo costumam acontecer, mas esse filme pega pesado demais.

QUEER, AS FOLK

É o aniversário de Harold, e seu amigo Michael vai dar uma festa em seu apê. Michael divide o apartamento com seu amigo Donald, que o está ajudando com os preparativos. Logo, chegam os demais convidados. Um deles, Emory, trouxe um garoto de programa como presente para Harold. Enquanto Harold não aparece, Michael recebe a visita de um ex colega de faculdade que está precisando de um ombro amigo. Alan é hetero e aparece na festa sem aviso. Enquanto Alan estiver presente, todos terão que fingir que são heteros também, a pedido de Michael, que nunca se assumiu na frente do velho amigo. E desse modo o filme começa como uma inocente comédia. Mas depois de 1 hora, ele muda completamente de gênero. Bêbado, Michael obriga o pessoal a entrar num joguinho sádico que vai mexer com as emoções de todos. Surge o drama e as lágrimas. E mais uma vez é difícil imaginar que esse pessoal ainda vai continuar unido depois de tanta humilhação. O filme é a adaptação de uma peça de 1968, e não apenas usa os mesmos atores da peça como também tem um ritmo bem teatral. Vale a pena pelo teor histórico, pelo bonitão Keith Prentice (que faleceu em 1992, aids), mas peca no final, que não é muito satisfatório.










VEJA TAMBÉM: Sexo mentiras e videotapes, The bubble, Shortbus, Felizes juntos.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the boys in the band
ANO: 1970
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 118 min
DIRETOR: William Friedkin (O exorcista, parceiros da noite)
ELENCO: Kenneth Nelson, Frederick Combs, Cliff Gorman, Laurence Luckinbill, Keith Prendice, Peter White, Reuben Greene, Robert La Tourneaux e Leonard Frey.