24.7.12

COMO FOI QUE ELES FIZERAM ISSO?

Quando vi "o retorno de Jedi" pela primeira vez, notei um contorno escuro ao redor do Rancor. Já vi muitos filmes com esse tipo de "defeito especial", "Willow na terra da magia" está cheio deles. George Lucas se esqueceu do Rancor quando lançou a edição especial em 1997, e só corrigiu o defeito na primeira edição em dvd. Até o lançamento de "Jurassic Park", eu podia facilmente olhar para um filme e dizer o que era real e o que era falso. Mas alguns filmes ainda são um desafio, e eu me pego dizendo "como foi que eles fizeram isso?".


VIAGEM FANTÁSTICA
Não existia cgi na década de 1960. Você pode dizer que, todas as cenas no interior do corpo humano, são cenários, alguns submersos numa piscina. Mas o filme também nos mostra muitas células animadas, uma válvula do coração se movendo e por aí vai. Desenho animado ou espuma animada? Que droga, nunca vi nenhum making of desse filme.


METRÓPOLIS
Como criar uma cidade do futuro em 1926? Eu já li muita coisa sobre a produção desse filme, mas ler não é a mesma coisa que ver. Eles usaram cenários enormes, telas pintadas para dar uma sensação de 3D, atores reais, miniaturas e espelhos para fazer aeronaves cruzarem o céu, tudo ao mesmo tempo. Mas como?


MARY POPPINS
Step in time, meu musical favorito em Mary Poppins. Vez ou outra um dançarino faz algo incrível e nem sempre é um efeito especial. Você fica exausto só de olhar. E, naquele tempo, o negócio era "errou um passo? Vamos de novo, do começo". Hoje, ser ator é uma moleza, até os efeitos especiais seguram as pontas pra você. Mas Dick Van Dyke conheceu o próprio inferno durante as filmagens deste filme. Detalhe, antes de Mary Poppins, ele não sabia cantar e nem dançar.


BEN HUR
Eu me preocupo com os animais neste filme, quando foi que a frase "nenhum animal se feriu durante as filmagens" começou a circular por aí? Não existiam direitos animais na década de 1950? Cavalos, treinados ou não, voam pelos ares durante a corrida de quadrigas, e dublês também, e o Charlton Heston também (ele devia ser o Tom Cruise de sua geração, dispensando dublês). Além de correr atrás da ação na pista, o filme também precisa preencher a tela com cenários enormes, multidões nas arquibancadas e telas pintadas no fundão, dando maior profundidade à cidade ao redor.


TEMPOS MODERNOS
Chaplin é um comediante que se dedica. Na comédia física ele arrasa. E eu estou até hoje sem saber como foi feita a sequência dos patins dentro do shopping. O cenário é real? Existe um andar inferior? Como foi que ele fez a cena com os olhos vendados? Seus olhos não estão vendados? Então como foi que ele fez a cena em que anda de costas até a beira do abismo? Parece que ele vai cair a qualquer momento. Note que o ângulo da cena nunca muda, aí tem coisa. Coisa de circo.


CLEÓPATRA
O filme está cheio de cenários gigantes, e de telas pintadas. Mas é a cena da chegada de Cleópatra, em Roma, que mais impressiona. Milhares de figurantes num desfile do tipo escola de samba. Câmeras foram escondidas e espalhadas por todo lugar. O plano era filmar todo o espetáculo de uma só vez, ninguém podia errar o passo. Foram quase dez minutos de show. O documentário produzido em 2000 traz muitas outras revelações chocantes sobre a produção.


PIRATAS DO CARIBE, O BAÚ DA MORTE
Essa me pegou de surpresa. Que os tentáculos de Davy Jones são digitais, você já imaginava. Mas e o restante do cara? É possível encontrar Bill Nighy em algum lugar ali em baixo? Pode esquecer. O cara está dentro de um estúdio quentinho usando uma roupa com sensores. O Davy Jones que vemos no filme é todo digital, sua cara, seu chapéu e todas as roupas. E eu que pensava que ele era real do pescoço para baixo.


CEMITÉRIO MALDITO
Nunca vi um making of e acho que nenhum making of vai me ajudar agora. Pois não procuro por nenhuma informação técnica. Numa determinada sequência, vemos o personagem principal dormindo em sua cama. O telefone toca e ele se move rapidamente. Ao se virar na cama, ele bate a testa violentamente no criado mudo. O móvel me parece ser real, e a batida também. Foi algo do tipo "erro de gravação que foi parar no filme"? É difícil dizer, após a pancada o ator continuou com a cena numa boa. Não tem cara de coreografia, foi bem real.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

DEVER DE CASA

Veja o filme CONGO e me diga quais macacos são reais e quais são atores fantasiados.