8.7.12

QUANDO A TELEVISÃO ERA PURO TERROR

Feche os olhos e volte para os anos 1980 e 1990, ser criança era um pesadelo naquela época, tudo ao redor nos dava muito medo, da zebrinha do Fantástico ao velho na lata de aveia Quaker. A tv exibia e vendia o terror, se divertia criando lendas urbanas. Bem, os adultos se divertiam, as crianças ficavam traumatizadas. Brinquedos assassinos, filmes malditos, músicas que eram ouvidas ao contrário, a rainha dos baixinhos adorando o capeta e muito mais. Reveja agora o terror que estava em cartaz na telinha há alguns anos.


O GAROTO FANTASMA
Antes de exibir o filme 3 solteirões e um bebê na tela quente, a Globo mostrou no Fantástico uma matéria sobre o estranho menino que aparece atrás das cortinas numa rápida cena do filme. Era apenas um banner que pode ser visto de relance numa outra cena. Mas para muitas pessoas, se tratava de um menino que morreu no apartamento onde o filme foi filmado. "Apartamento" ou um "cenário" num estúdio? Não importa, a comédia entrou para a lista dos filmes malditos da época.


ASSUSTADOR E INCOMPREENSÍVEL
Um dos filmes de terror favoritos da tv aberta naquela assustadora época. Hellraiser recebia muitos cortes. Às vezes cortavam o sexo, às vezes a violência. De uma maneira ou de outra, o filme ficava incompreensível, a trama se tornava uma bagunça só. Para poder ver na íntegra, e entender o filme, só mesmo alugando o vhs.


ILARIÊ
Ilariê é uma palavra usada para invocar o demônio. Jogue ilariê + demônio no google e você vai encontrar milhares de resultados. Você também vai achar mensagens demoníacas na canção se a ouvir ao contrário. E ainda, uma certa boneca da Xuxa arranhava e estrangulava as crianças (minhas irmãs tinham essa boneca). Voltando ao Belzebu, encontre um pentagrama no disco acima.


A MALDIÇÃO DA MÚMIA
Duas atrizes morreram, outros envolvidos na produção do filme Poltergeist sofreram mortes horríveis, mas essa parte é lenda urbana. Heather O'Rourke ficou doente e morreu. Dominique Dunne foi morta por seu ex namorado. E foi apenas isso. O filme não mexeu com ninguém do outro mundo, os fantasmas não eram os vilões, apenas queriam seu cemitério de volta e tal.


CLÁUDIA E O LOBO
O lobisomem da novela Roque Santeiro só apareceu no capítulo final. Antes disso, a novela ficava apenas enrolando. Um lobisomem fake surgiu, mas era o delegado disfarçado. Na verdade o bicho nem precisava dar as caras na tela, quando a canção tema do Zé Ramalho (mistérios da meia noite) tinha inicio, isso já deixava qualquer um arrepiado.


E POR FALAR EM LOBINHOS
O SBT adorava reprisar um lobisomem americano em Londres. Eu tinha tanto medo que meu recorde era a cena da transformação, depois disso, desligava a tv. Um dia aluguei o vhs e fui até o final. Só comecei a rever o filme pra valer na era do dvd.


QUEM?
Parecia um serial killer. E a voz macabra do Cid Moreira dava arrepios. Metia medo quando ele não estava passando uma cantada no Mister M: oh príncipe negro, oh senhor de todos os segredos. Eu vi o seriado original recentemente, o cara é chamado apenas de "o mágico" e o narrador não tem nada de assustador.


HÃ?
Aí o Fantástico resolveu exibir na íntegra a famosa autópsia do alienígena. Se fosse nos dias atuais, viraria um hit na internet. O video foi exibido e ninguém respirava na frente da tv. Mais tarde, apontaram os erros e a fraude foi desmascarada. Mas no momento da autópsia, deu medo.




O FILME MALDITO NÚMERO 1
O exorcista gerou inúmeras lendas urbanas, mortes e aparições fantasmagóricas durante a produção do filme. Baseado numa história real com a participação especial do próprio capeta que pode ser visto entre duas cenas. Raramente o filme era exibido na tv. Na escola as crianças diziam que você poderia ficar louco se visse o filme. Ele ganhou tanta fama do lado de fora das telas que muita gente se decepcionou quando o viu pela primeira vez, ora, é apenas um filme... A edição especial de 25 anos, num vhs duplo, era incrível (a segunda fita tinha um making of imperdível), mas ninguém alugava o filme na minha locadora, todo mundo tinha medo dele. Ainda assim, a versão estendida (com 11 minutos a mais) lotou os cinemas brasileiros em 2001.

17 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Já estou preparando uma postagem especial de halloween, que também vai falar sobre lendas urbanas, a gente se vê no final de outubro.

Ricardo disse...

Falou e disse: anos 80/90 eram um pesadelo. As emissoras adoravam botar um filme de terror, e a mente imaginativa das crianças, os exageros das chamadas, as fofocas nas escolas e a negligência dos adultos criaram muitos traumas :P

Meu filme mais medonho é 'O Monstro do armário". Só consegui vê-lo completamente lá pela 5ª vez que passou na tv.

Outro momento de terror da tv brasileira foi na época do ET de Varginha. O programa do ratinho nunca teve tanta audiência na vida..

hoje em dia, com a internet, boa parte desse medo se perde ou é estragado. Para o bem ou para o mal :P



Mas que boneca é essa da xuxa que estrangula as crianças???????

Elielson disse...

Ótima postagem. Eu tinha medo do Mister M, das músicas da Xuxa e d'O Exorcista. Poltergeist, o ET e os filmes do SBT não chegaram na minha infância.

E faltou falar do próprio Fofão Alessandro, que tá na foto com o Chuck. Dizem que ele vinha com um tipo de agulha grande dentro dele. Eu acho que tu já até falastes disso aqui no blog em outra postagem, não?

Juan Pablo disse...

Só lembrei de vc ao ver esta foto!!!
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/425420_440163309348938_1403739643_n.jpg

Anônimo disse...

onde está jason voorhees? #chateado

Rafael disse...

Nesse clima tenho duas confissões pra fazer:
1. Eu tinha medo do filme Super Xuxa contra o baixo astral.
A cena da tv (puro Poltergeist), outra cena que me dava medo era a da Xuxa correndo e o muro não tinha fim....
2. Também tinha medo do Globo Reporter, hoje só passa programa de saúde e sustentabilidade, mas nos anos 80/90 era só sobre sobrenatural... era começar a musiquinha que eu já ira pro quardo dormir.

Ah antes que eu me esqueça vou passar ai fazer a catança do seu "lixo". Também tô fazendo campanha de coleta seletiva, mas depois eu explico como funciona rsrsrs
Abraço

Arthur Beaverhousen disse...

ja ouviu falar dos filmes da coleção cinemateca Veja? achei o preço ótimo (9,90) e adorei o estilo digi-book.

To apaixonado pela minha caixa de Bonequinha de luxo, lembra uma caixa de bombons, e o roteiro, é muito real, muito bem feito.

hoje achei Home Fries (drew barrymore) com aquela embalagem de papel da Warner, por 6,90 meeega bagatela no supermercado =D

comprinhas do dia

° Edward Scissorhands - Cinemateca veja
° Breakfast At Tiffany's (50th Anniversary Collection)
° Home Fries
° Rise of the Gargoyles
° The Rage: Carrie 2
° A History of Violence

Rafael disse...

As histórias que mais me assustavam na infância eram a do Chupacabra, que foi super explorado pelos malditos do Domingo Legal (Depois que eu vi uma das reportagens, tive medo de ir tomar banho sozinho!)e a do ET de Vargínia. Lembro que quando vi uma reportagem deste no Fantástico, fiquei com tanto medo que eu implorei pra dormir junto com a minha mãe. Own judiação!

Marcus Vinicius disse...

Fiquei curioso quanto essa "participação especial do próprio capeta" no Exorcista. Em que parte acontece?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi ricardo

segue uma foto da boneca maldita:

http://2.bp.blogspot.com/-X9wLG1etPFk/TgN9HXhnkyI/AAAAAAAAAnk/StaJ_9Uw1sI/s1600/xuxa.jpg

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcus

ele aparecia entre dois frames. era preciso ver o filme quadro a quadro, nunca soube em que parte do filme deveria procurar...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi juan

eles não ensinam isso na academia jedi

Willian Salvario disse...

Lembro-me que era bem pequeno e assisti "um lobisomem americano em Londres" por acaso (No sbt??), porque minha tia estava vendo na tv. Meu Senhor, fiquei horrizado x.x Hahahaha

Marcelo Doni disse...

Tem a ver e não tem a ver rsrsrsr..
desses futuros filmes de terror o que vc acha Alessandro

http://entretenimento.br.msn.com/filmes-de-terror-que-v%c3%aam-por-a%c3%ad?page=10

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo

essa lista deixou de fora o filme A CABANA NA FLORESTA, ele é de 2011 e deverá estrear por aqui em outubro.
por algum motivo, fiquei muito interessado em ver esse filme quando li algo sobre ele no ano passado

Elielson disse...

Me senti excluído com o Alessandro respondendo a todos, menos eu. Mas ok. =(

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi elielson

sim, o fofão já apareceu por aqui antes ;)