3.8.12

cinema, homens e pipoca apresenta


1999

EDIÇÃO ESPECIAL

É 1999, corra para o cinema antes que seja tarde demais. Nostradamus e o Bug do milênio são as maiores celebridades do ano. Não viveremos para ver a conclusão da saga Star Wars e nem o tão aguardado casamento de Brad Pitt com Jennifer Aniston. Para o cinema, 1999 foi um ótimo ano, mas não culpe o inevitável fim do mundo, a correria até os cinemas foi gerada por vários filmes legais. Muitos deles são carinhosamente lembrados até hoje, vários ganharam sequências nos anos seguintes. A cada ano, o cinema fatura cada vez mais. Só que, 1999 foi um ano tão absurdamente lucrativo, que, no ano 2000, foi registrada a primeira queda financeira em anos. Apesar de apresentar sucessos como "Gladiador" e "O tigre e o dragão", o ano 2000 ficou para trás. Em 2001, as primeiras sequências, de sucessos de 1999, começaram a pintar nas telas. Ao lado de "o senhor dos anéis" e de "Harry Potter" elas colocaram o cinema de volta nos trilhos.
Hoje, temos um novo "fim do mundo" programado. Filmes como "os Vingadores" e "Batman" estão faturando os tubos. Será que 2013 vai dar conta do recado? Vamos rever agora os melhores, e os piores, de 1999. E nada de Bugs.


AÇÃO E AVENTURA

Melhor filme de aventura do ano, A MÚMIA deveria ser um remake de um filme de terror, mas deixou o terror de lado e investiu na comédia. Colocou Brendan Fraser lá no topo, ganhou duas continuações, um desenho animado e abriu caminho para novas versões de monster movies da Universal. Pierce Brosnan encarnou James Bond pela terceira vez em O MUNDO NÃO É O BASTANTE, destaque para o tema musical (e para o video clip) do Garbage. Sean Connery e Catherine Zeta-Jones também investiram na ação em ARMADILHA, mas não foi nenhum grande filme. Mark Wahlberg esteve ao lado de George Clooney em TRÊS REIS, novidade, Clooney numa cena de sexo.


DRAMAS

Pedro Almodóvar mostrou que ainda é o cara em TUDO SOBRE MINHA MÃE, e levou um Oscar. Antonio Banderas brincou de diretor em LOUCOS DO ALABAMA. Entre o drama e o romance e o teen movie SEGUNDAS INTENÇÕES tirou a máscara angelical da Buffy. Outros dramas interessantes de 1999 como "Meninos não choram", "O mundo de Andy", "Hurricane o furacão", "Magnólia", "Regras da vida", "As virgens suicidas", "Garota interrompida" e "Beleza americana", só chegariam ao Brasil em 2000. "Poucas e boas", de Woody Allen, só pisou no Brasil em 2001.


COMÉDIAS ROMÂNTICAS

Foi um ano memorável para Julia Roberts, e ela ainda ganharia um Oscar no ano seguinte. Ela e Richard Gere se reuniram pela primeira vez desde "uma linda mulher" em NOIVA EM FUGA. Mas seu maior sucesso foi UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL (faturou 363,1 milhões). Drew Barrymore mostrou que é a mais nova musa de CRs em NUNCA FUI BEIJADA, depois de ter protagonizado "Para sempre Cinderela" no ano anterior. Para mim, a melhor CR do ano foi 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ, com Heath Ledger e Julia Stiles, foi bem John Hughes.


COMÉDIAS

AMERICAN PIE foi uma das melhores comédias do ano. Uma nova versão de "Porky's", atualizada e mais educadinha, mas cheia de momentos constrangedores. VAMOS NESSA tentou dar uma de "pulp fiction" e tinha um casal gay na trama. HERÓIS FORA DE ÓRBITA fez uma homenagem a Star Trek e continua sendo a melhor paródia trekker já feita. GIGOLÔ POR ACIDENTE foi apenas legalzinho, as personagens femininas eram mais engraçadas que o Rob Schneider. Matthew McConaughey estava no "clone" de "o show de Truman", ED TV. COMO ENLOUQUECER SEU CHEFE tinha um humor interessante e o segundo filme de AUSTIN POWERS foi, decididamente, a melhor comédia do ano. O dr Evil nos apresentou ao Mini Mim.


FICÇÃO

Com MATRIX no pedaço, pouca gente reparou em 13º ANDAR, que tem uma trama parecida. E não havia como não reparar em Matrix, que efeitos especiais eram aqueles? E a história deixou muita gente paranóica. Muitos livros sobre o assunto foram publicados. Mas o ano foi mesmo de STAR WARS EPISÓDIO 1: A AMEAÇA FANTASMA. Era um star wars novinho em folha, arrecadou quase 1 bilhão nas bilheterias mas, depois do elemento surpresa, a gente viu que era só Darth Maul e podracers.


OS POLÊMICOS

Outra coisa que 1999 tem em comum com 2012. Desta vez o tiroteio foi numa sala de cinema brasileira. Botaram a culpa no filme na mesma hora. Alguns notaram que não existem armas de fogo em O CLUBE DA LUTA, então apontaram MATRIX como a má influência da vez. DOGMA também fez barulho. Alanis Morissette é a criadora do universo? Muitos religiosos protestaram nas portas dos cinemas. Um padre, que não viu o filme, disse: eu não preciso colocar a mão no esgoto para saber que é esgoto. O filme quase foi barrado no Brasil, mas a polêmica gerada lá fora acabou lotando os cinemas por aqui. Pouca gente entendeu a mensagem de SIMPLES COMO AMAR, do diretor Garry Marshall. Uma adolescente deficiente mental, com uma mãe super protetora, está atrás de sua independência, ela quer morar sozinha. O filme não é ofensivo e Juliette Lewis brilha no papel principal.


OS ESTRANHOS

No último filme de Stanley Kubrick, DE OLHOS BEM FECHADOS, o povão só queria ver Tom e Nicole, o casal do momento, completamente nus. Mas e o restante do filme? Alguém entendeu alguma coisa? CORRA LOLA CORRA não tem um gênero definido, o filme é de 1998 mas estreou no Brasil no final de 1999. E, de longe, o filme mais estranho do ano foi QUERO SER JOHN MALKOVICH que, pena, só pisou no Brasil no ano seguinte.


ANIMAÇÕES

A Disney ainda estava com tudo em 1999. TARZAN tinha uma selva digital para explorar. A Pixar lançou TOY STORY 2, a Disney queria que o filme fosse lançado diretamente em video, mas a Pixar bateu o pé. E o segundo TOY STORY acabou faturando mais que o TARZAN nos cinemas. FANTASIA 2000 só chegou ao Brasil no ano seguinte. O GIGANTE DE FERRO também, e esse filme, que chamou pouca atenção na época, se tornou uma animação cult. O seriado SOUTH PARK virou filme em 1999 e levou mais de 1 ano para pintar por aqui.


TERROR E SUSPENSE

A BRUXA DE BLAIR foi a maior surpresa do ano. Provou que qualquer um podia fazer seus próprios filmes de baixo orçamento e se dar bem na tela grande, desde que tenha um ótimo material, usando a internet como meio de divulgação. Katie Holmes enfrentou Helen Mirren em TENTAÇÃO FATAL, fraquinho mas dê uma chance. O TALENTOSO RIPLEY só chegou ao Brasil em 2000, À ESPERA DE UM MILAGRE também, e no Japão RING ganhou uma continuação. Por conta de uma cena de decapitação, o filme de Tim Burton, A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA, foi proibido para menores. O diretor ficou uma fera. O grande vencedor do ano foi o Cidadão Kane de M. Night Shyamalan, O SEXTO SENTIDO.


OS PIORES

AS LOUCAS AVENTURAS DE JAMES WEST
INSPETOR BUGIGANGA
MORCEGOS
PAIXÕES ARDENTES
ROMANCE NO PARQUE
RISCO DUPLO
A GRANDE AVENTURA
A CASA AMALDIÇOADA
O 13º GUERREIRO
STIGMATA
INSTINTO
A FILHA DO GENERAL
FIM DOS DIAS


AS 10 MAIORES BILHETERIAS DO ANO

1ª POSIÇÃO: STAR WARS A AMEAÇA FANTASMA
2ª POSIÇÃO: O SEXTO SENTIDO
3ª POSIÇÃO: TOY STORY 2
4ª POSIÇÃO: MATRIX
5ª POSIÇÃO: TARZAN
6ª POSIÇÃO: A MÚMIA
7ª POSIÇÃO: UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL
8ª POSIÇÃO: 007 O MUNDO NÃO É O BASTANTE
9ª POSIÇÃO: BELEZA AMERICANA
10ª POSIÇÃO: AUSTIN POWERS 2

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E NA NOITE DO OSCAR:

MELHOR FILME: Shakespeare apaixonado
MELHOR ATOR: Roberto Benigni (a vida é bela)
MELHOR ATRIZ: Gwyneth Paltrow (Shakespeare apaixonado)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: James Coburn (temporada de caça)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Judi Dench (Shakespeare apaixonado)
MELHOR DIRETOR: Steven Spielberg (o resgate do soldado Ryan)

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

É o maldito bug novamente.
Se eu tentar consertar a postagem agora, posso acabar piorando tudo (e ter que apagar mais uma postagem inteira), por favor, tente não reparar no maldito bug.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ah, beleza, o bug sumiu, agora vou dormir feliz :)

Hugo disse...

1999 foi um ano Paidégua!! Quantas coisas boas! Filmes, músicas! Foi o ano ápice dos teens. Sarah Michelle Gellar Estava com tudo! Muitos filmes com histórias similares e bacaninhas!! Deixou sua marca!

Arthur Beaverhousen disse...

1999 na musica norte-americana foi assim

http://www.youtube.com/watch?v=1bRdjmm_-5g

alguns foram esquecidos nesse video, mas a ta a grande maioria ali

Fah Mayfair disse...

Eu gostava de A Casa Amaldiçoada na época haha

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

valeu arthur, eu viajei, senti falta do SHE de Elvis Costelo