2.8.12

DÊ UMA CHANCE PARA...

Desde 2003, eu vejo o filme do DEMOLIDOR ser massacrado por muitas pessoas sem dó. Mas qual é o problema com esse filme? Certo, é um herói da Marvel Comics pouco conhecido na tridimensalândia. Apareceu como convidado especial num desenho animado do Homem aranha certa vez (1994) e num filme do Hulk (1989). Talvez o filme de 2003 tenha sido o seu primeiro contato com o herói. Mas aqueles que o seguem pelas HQs, não deveriam reclamar do filme.
O longa metragem faz inúmeras referências aos quadrinhos. Kevin Smith está no elenco e muitos nomes de desenhistas, e de roteiristas, famosos foram usados no filme (John Romita, Frank Miller) é um filme feito por fãs para os fãs com fãs envolvidos em cada detalhe do projeto. É raro ver tanta dedicação numa única adaptação. Quase nada foi alterado, está tudo lá.
A origem do herói é a mesma, o uniforme não passou por mudanças gritantes. E o filme ainda conseguiu explicar os poderes do Demolidor perfeitamente, dando uma surra no diretor Sam Raimi e em sua mosca a la matrix em "Homem Aranha" (e no fim das contas, o sentido de aranha mal foi explorado pelo filme). É fácil entender o sentido de ecolocalização do Demolidor no filme (no gibi a gente só vê círculos em sua testa) e o Big Ben é um Matt Murdock quase perfeito. A versão estendida é muito mais legal que a versão de cinema.
Eu gostei do filme na época e ainda gosto dele, é um ótimo exemplo de como se deve adaptar uma HQ.
É claro que o filme tem um problema, ele se chama Elektra. Os verdadeiros fãs do Demolidor não podem reclamar do filme, mas os fãs da ninja assassina tem todo o direito de condenar a produção (e o filme solo da personagem também).
Se os boatos se confirmarem, e Robert Pattinson se tornar o astro do reboot, você vai sentir muitas saudades do Big Ben em sua roupa colante.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Daredevil
ANO: 2003
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 103 min
DIRETOR: Mark Steven Johnson (motoqueiro fantasma)
ELENCO: Ben Affleck, Jennifer Garner, Colin Farrell, Michael Clarke Duncan e Jon Favreau

Anônimo disse...

pra mim o defeito desse filme é Ben Affleck, ele não me passou aquele feeling de super-heroi.... sei lá, meio blasé ele... o Thomas Jane me deixa com a mesma sensação quando assisto The Punisher, não vejo o ator naquele papel. =S

Aaron Paiva disse...

Eu gosto do Demolidor!
E não acho q o problema seja o ben affleck...

Mich disse...

Esse tem um clima gostoso de assistir. Uma boa diversão.

Talvez esse seja o problema: um filme feliz demais. Os fãs do personagem, acostumados com as HQs mais sombrias dele, não curtiram esse clima.
Um outro problema seria o sucesso de "Homem-Aranha" do Sam Raimi... quando vi o trailer do "Demolidor" pela primeira vez lembrei logo do Aranha saltando pelos prédios e por aí. Talvez a Fox queria o seu "Homem-Aranha", e tenha adquirido o personagem como resposta ao sucesso Amigo da Vizinhança.


Ah! E não esquecendo do preconceito em volto da canastrice do Ben Affleck.

P.S. A trilha sonora é muito boa.

Arthur Beaverhousen disse...

P.S. A trilha sonora é muito boa.

The Calling ♥♥♥

Elielson disse...

Também só ouço o pessoal massacrando esse filme. Estranho porque ele não é nenhum Lanterna Verde, é um bom filme. Achava que era o único no mundo que gostava dele, rs.

Sam Peregrine disse...

Acontece isso comigo direto.
Todo mundo aponto um mote de defeitos em um filme que eu gostei. Não sei dizer pq, simplesmente gostei, me diverti e veria novamente.