9.8.12

E POR ONDE ANDA DON BLUTH?

Setenta e cinco anos no próximo mês, eu diria que o diretor se aposentou. TITAN A.E. foi seu último longa metragem de animação, mas o cara deixou um legado. Nas décadas de 1960, 1970 e de 1980, lá estava a Disney fazendo adaptações de livros infantis (A Bela adormecida foi o último desenho baseado num conto de fadas) e às vezes isso dava certo, outras vezes não, poucos filmes marcantes saíram do estúdio do Mickey nessa fase. Don Bluth preencheu um vazio na década de 1980, seus desenhos traziam aquela magia que não se via mais nos filmes da Disney.
Hoje, alguns desses desenhos podem chocar, mas a criançada da época nem ligava. Havia todo tipo de violência e morte, sangue e até finais tristes. Cenários caprichados, pintados a mão, animação competente e belas cores. Raramente se via um céu azul nos filmes de Bluth, muitas cenas aconteciam no nascer e no pôr do sol, havia sempre esse céu vermelho, em chamas, mó impacto visual em cenas de ação e de terror. Vamos dar uma olhada agora em seis filmes de Don Bluth, o cara começou na MGM, passou pela Universal e depois pela Fox.


TODOS OS CÃES MERECEM O CÉU
Charlie é um cão que adora dar golpes, faz parte de uma máfia canina. Mas é traído e morto por seu parceiro. No céu dos cachorros, ele é proibido de entrar. Ele só poderá atravessar o portão dourado se voltar para a Terra e praticar boas ações. Mas ele só quer saber de vingança. De repente, uma menina de rua se torna sua amiga. Esse é o tal com o final triste.


EM BUSCA DO VALE ENCANTADO
Parece que já fizeram 13 continuações, todas foram lançadas diretamente em vhs e em dvd. O filme de 1988, o primeiro, é o mais caprichado, feito para o cinema. Foi a primeira produção cinematográfica a mostrar os "novos dinossauros", nada de arrastar o rabo pelo chão depois das últimas descobertas científicas. Steven Spielberg e George Lucas, os produtores, faziam questão do realismo. Em 2000, a Disney fez um clone, alguém viu?


ANASTASIA
E por falar em Disney, eu já vi muita gente que pensa que esse filme é um filme da Disney. Até colocam a princesa da Fox ao lado das princesas da Disney em vários quadros. Pergunte ao Google, ele vai te dar essa sugestão Anastasia + Disney. Quer dizer que a Fox fez bonito? Ganhou duas indicações para o Oscar e foi o fim de uma era. A morte de Anastasia Romanov foi confirmada anos depois, dando fim ao mito (que gerou muitos filmes, livros, mini series e peças de teatro ao longo do século XX), logo, não veremos mais essa princesa na tela grande.


TITAN A.E.
Uniu animação clássica com cgi como nenhum outro filme antes dele. A floresta digital do Tarzan (lançado no ano anterior) não era nada perto disso. Havia computação gráfica em todo canto. Muita sci-fi, star wars, trilha musical da hora. A Disney tentou fazer um tipo de clone anos depois e se deu mal. Titan acabou virando cult, e o "planeta do tesouro" foi esquecido.


FIEVEL, UM CONTO AMERICANO
O filme é um épico da animação. A Disney, que costuma ver apenas o lado bonitinho das coisas, nunca havia feito algo desse tipo. Imigrantes que buscam uma nova vida na América (onde não existem gatos). É um filme protagonizado por camundongos, mas o drama é real. Conflitos sociais e políticos dão um toque adulto, as crianças acabam se concentrando mais nos bichinhos do que na trama.


A RATINHA VALENTE
De longe, a animação mais sombria de Don Bluth. A senhora Brisby é uma viúva com quatro filhos pequenos, um deles está com pneumonia e não pode sair da cama. Mas ela precisa se mudar, o trator do fazendeiro vai destruir sua casa em breve. Desesperada, ela pede ajuda a uma comunidade secreta de ratos, sem saber que seu falecido marido fazia parte dela. A trama tem alguns furos e o filme tem algumas cenas bem fortes. Animais sendo maltratados por humanos num laboratório (cena explicita) e dois assassinatos antes do final.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Wow, essa postagem foi sugerida pelo Rogério (leitor do blog) em abril do ano passado, enquanto estive em sua casa em Fortaleza.
Me desculpe pelo atraso...

Anônimo disse...

adorei a postagem... excelente ideia e trabalho!!! #flawless