31.8.12

O MELHOR E O PIOR DE STAR TREK

1- A SERIE CLÁSSICA
Dã, foi ela quem deu origem a todo o universo de Star trek. E era um seriado muito a frente de seu tempo, e eu não estou falando sobre tecnologia. Na Terra, todas as nações vivem em paz, na tripulação da Enterprise podemos encontrar mulheres (uma negra), um russo, um japonês e por aí vai. Nos anos 1960 isso parecia um futuro beem distante, quase ficção científica. E a serie estava cheia desse tipo de coisa, você podia aprender várias lições sobre preconceito, xenofobia, aceitação, amizade, tolerância, igualdade. O primeiro beijo inter racial da tv norte americana pintou nessa serie, quando o capitão Kirk beijou a tenente Uhura.

2- A IRA DE KHAN
Considerado por muitos como o melhor filme da franquia. Khan já havia dado as caras no seriado de tv, era um vilão incrível, tão inteligente quanto cruel. Mas Kirk se livrou do cara rapidinho. Agora ele está de volta, mais cruel do que nunca. Tirou o capitão Kirk do sério e sua vingança foi maligna. Causou muitas mudanças na franquia, esse filme foi um divisor de águas, nenhum episódio da serie clássica foi tão longe assim.

3- A NOVA VERSÃO
O filme de 2009 foi muito bem aceito pelos fãs. Eric Bana promoveu uma mudança no passado da serie clássica criando uma nova realidade (você se lembra do dr Brown rabiscando o quadro negro em "de volta para o futuro 2", certo?). E desse modo, o filme, que se passa no passado, se desprendeu da serie dos anos 1960 para seguir por um caminho inédito. O planeta Vulcano não existe mais e Spock agora faz parte de uma raça em vias de extinção. Khan deverá aparecer no próximo filme, prometido para 2013.

4- JORNADA NAS ESTRELAS O FILME
Tem gente que gosta e tem gente que não gosta. Verdade seja dita, o filme é meio paradão. Tem pouca ação mas traz um roteiro bem cerebral, e eu gosto desse filme por isso. A trama foi escrita para o primeiro episódio da quarta temporada da serie (ou Star Trek phase 2), que voltaria a ser exibida na televisão alguns anos após o cancelamento. Mas, ao invés de fazerem uma nova temporada, decidiram lançar um longa metragem.


5- O UNIVERSO EXPANDIDO
A franquia aumentou de tamanho viajando para o passado e para o futuro, e para ainda mais longe no futuro. Vários seriados foram criados em várias linhas temporais diferentes. A nova geração, Deep space nine, Enterprise... O capitão Picard ganhou muitos fãs e os trekkers se dividiram em duas facções, fãs do capitão Kirk e fãs do capitão Picard. A nova geração se tornou o seriado mais bem sucedido e foi parar nos cinemas 4 vezes.

NO FUNDO DO POÇO:
Correndo o risco de ser xingado por vários palavrões em Klingon, eu tenho que dizer que eu odeio a serie animada. Uma produção muito capenga. Os desenhos não eram ruins, mas não eram animados. Bocas se moviam, olhos piscavam e isso era tudo. Vários recursos diferentes eram usados para compensar a ausência de uma animação mais, bem, animada. Mover os cenários, dar um zoom, qualquer coisa para criar a sensação de movimento que os personagens não tinham. A trilha musical também não ajudava, cada episódio era uma cura para a insônia, um tédio só.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Você precisa ter em casa:

Jornada nas estrelas o filme
A ira de Khan
À procura de Spock
A volta para casa
A última fronteira
Primeiro contato
Nemesis
Generations
Insurreição

Anônimo disse...


O melhor de tudo isso é saber
que muita gente ainda se lembra
de que a TV foi responsável
pela formação cultural e de
entretenimento de toda uma
geração.Esse seriado era do bem.
Obrigado pelas imagens e
informações. Abraços REM.