23.8.12

O REI DAS VIDEO LOCADORAS

MERCENÁRIOS 2 já está chegando, e uma das maiores atrações do filme será Chuck Norris. Quando o vhs se tornou popular, as video locadoras estavam pipocando em todos os cantos. No auge, você encontrava 8 delas na minha vizinhança, uma pertinho da outra. Me lembro de como era complicado alugar um filme do Chuck Norris para o meu pai, qualquer filme. As pessoas viam o cara na tv de vez em quando e isso não era o suficiente. Nas locadoras você poderia encontrar algumas sequências e até alugar toda a trilogia BRADDOCK de uma só vez. Eu bem que tentava, meu pai fazia questão de começar pela parte 1 mas... os funcionários da nossa primeira locadora, a Max Home, se atrapalhavam na hora de reservar um filme para alguém. Sem computador, tudo era feito na base das notas, e eles se afogavam no meio de tanto papel. Eu ficava na locadora até a hora de fechar, esperando pela devolução de um filme, e, várias vezes, voltava para casa de mãos vazias e no escuro (tentar alugar o filme do Roger Rabbit foi o maior pesadelo da minha vida).

Ok, mas o que há de tão fantástico assim no Chuck Norris? O cara é mais realista que o Rambo, seus filmes são bem violentos, faz o tipo "exército de um homem só", luta muito bem quando está desarmado, chutes, tapas, cruzados de direita, de esquerda, e tem também o terceiro punho escondido na barba. Mas a característica mais marcante do cara, é o seu "bom humor". Ninguém detona um bandido como Chuck Norris, ele parece um serial killer assustador, caça os vilões, brinca com eles antes de puxar o gatilho, aterroriza os caras. É engraçado, e a gente acaba ficando até com um pouco de pena dos coitados que estão em sua lista negra. É tanta testosterona que vaza de seus filmes que você acaba ficando com pêlos nas costas. Vamos dar uma olhada no crème de la crème de Chuck Norris, seus melhores filmes, lançados na metade da década de 1980.


BRADDOCK O SUPER COMANDO (1984)
Chuck passou por maus bocados no Vietnã. A guerra acabou, mas agora ele precisa voltar ao país, de uma maneira diplomática, porque acredita que ainda existem americanos presos em algum lugar. O governo nega, Chuck desconfia e resolve fazer uma investigação particular. Bingo, ele descobre a localização do campo de prisioneiros e parte sozinho para o resgate. Mas ele passa boa parte do filme cuidando dos preparativos. Por conta disso, a última meia hora está cheia de ação. Chuck também tira a camisa várias vezes. Final clássico, a missão acabou, a imagem congela e o filme termina sem cerimônias.


INVASÃO USA (1985)
Esse é aquele filme de macho. Para fazer os Stallones e os Xuarzas morrerem de inveja. Um super vilão consegue trazer um exército de terroristas até as praias da Flórida e eles se espalham pelo país causando o maior terror. O povo americano não pode mais sair de casa, as ruas estão explodindo, muita gente inocente morre durante o filme. Chuck, que causa até pesadelos no vilão, vai tentar salvar o país indo atrás do cara, que também o está caçando. Miami se transforma numa zona de guerra enquanto Chuck percorre a cidade explodindo os terroristas (destaque para a sequência da bomba no ônibus escolar). Esse filme também tem um final abrupto, a história acabou, pra quê ficar enrolando?


COMANDO DELTA (1986)
É quase um filme do Chuck Norris. Dois terroristas sequestram um avião cheio de americanos que partiu de Atenas com destino a Roma. Motivo: politica e religião. Então, o filme está cheio de momentos tensos. Nos primeiros 60 minutos, o filme é todo dos passageiros do avião. Chuck só entra em cena, com seu Comando Delta (ao lado de Lee Marvin) na segunda metade do filme. E na última meia hora ele tem 3 missões de resgate para encarar. Esse é um dos filmes proibidos na tv americana após o 11/9, o drama vivido pelos passageiros é bem real. Não há espaço algum para a comédia desta vez.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM:

O voo do dragão
Braddock 2 - o início da missão
Comando Delta 2 - conexão Colômbia
Mc Quade, o lobo solitário

Alan Raspante disse...

Não vi nenhum filme dele. E nem sei se tenho muita vontade, hehe