27.10.12

007 - OPERAÇÃO O CÉU ESTÁ CAINDO

Que bom que o novo 007 não está sendo exibido em 3D, às vezes é difícil encontrar uma cópia 2D por aí. O 3D chegou e a minha diversão está indo embora, ingresso mais caro, óculos incômodos e filmes dublados. Nesta segunda feira, supostamente, eu não deveria me preocupar com esse tipo de coisa. SKYFALL não é um filme em 3D. 
Mas, por algum motivo, para todo lado que eu olho, só dá cópias dubladas. É um filme de classificação +14, por que tantas cópias dubladas? É a preferência nacional? É o sindicato dos idosos com catarata? Ou adolescentes que não querem saber de ler nada quando estão longe da escola? (ah, Fortaleza Ceará).
Me lembro de ter lido em algum lugar que a culpa é de um certo presidente. O cara criou essa lei que está em vigor até hoje, todas as produções estrangeiras devem ser dubladas quando forem exibidas na tv (na época não existia o cabo, logo, esses canais escaparam). E por que isso? Bem, era muito mais fácil dublar os filmes do que combater o analfabetismo no país.  E agora muita gente se acostumou com a bendita dublagem.
Daniel Craig falando português? Não obrigado. 
Sessões legendadas existem, em horários complicados, no meio da tarde, e o filme tem 143 minutos. Ônibus, metrô, ônibus de volta para minha cidade e mais um ônibus de volta para o meu bairro. Vai estar escuro quando eu chegar em casa (e o bicho papão?), não gosto disso. 
E os outros lançamentos? Não vou ter tempo.
Semana passada vi um filme legendado. O sistema de som do cinema estava defeituoso, e o filme ficou no mono pré histórico abafado durante quase 40 minutos. E se fosse uma cópia dublada senhor presidente?

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Ainda não sei onde vou ver Skyfall. Estou com poucas opções. Talvez tenha que ir até um xópim qualquer que eu ainda não conheço, e não posso me perder! Preciso comprar um GPS, mas eu quero um que tenha uma voz masculina e sexy, isso existe?

Gabriela disse...

Eu odeio dublagem.E aparentemente ela vem ganhando.

ArthurT-M disse...

Eu não gosto de falar de política, mas essa quantidade de filmes e séries dubladas temos que agradecer ao lula, que criou uma lei obrigando que parte da programação (cinema, tv) seja exibida em língua nacional como incentivo à cultura. Agora o 3d é a merda da moda, agora para ser um blockbuster tem que ser em trêsdÊ.

ArthurT-M disse...

No playarte bristol tem versão legendada

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Estou sempre no pedaço, mas a primeira sessão é a das 15 horas, complicado (e o som no bristol é uma droga, prefiro ver apenas dramas e comédias lá)
encontrei uma sessão 12:50, mas se for uma furada, isso vive acontecendo, ainda tenho que bolar um plano B