25.10.12

chp apresenta


RESIDENT EVIL 

EDIÇÃO ESPECIAL


 "PARE, NÃO ABRA ESSA PORTA", disse o cara barbudo. Ficou maluco? A mansão está cheia de zumbis, não fico aqui nem mais um minuto. Quando não havia ninguém por perto, corri até a porta da frente e um cão zumbi tentou me morder. O que eu sabia sobre RESIDENT EVIL quando comprei o jogo em 1996? Nada! O gênero Survival horror estava fazendo sua estreia, jogar video game e, ao mesmo tempo, sentir medo, era novidade. E o bobão aqui resolveu seguir as regras, jogando com as luzes apagadas, madrugada adentro, de repente, um susto, e minha mãe bate na porta do quarto reclamando do barulho. Gritei como uma garotinha? Foi mal. Nunca antes estive dentro de um filme de terror, jogar é uma coisa, ver um filme é outra. É o seu pé que o zumbi agarrou, e não o pé de algum ator. Quando encontrei o último emblema para poder sair da casa, respirei aliviado. Mas não era o final do game, fui parar no quintal, e depois na casa de hóspedes e no subterrâneo e num lab secreto. Zumbis, Hunters, cães, aranhas gigantes, plantas carnívoras, vespas, tubarões, corvos, um verdadeiro terror. Mas também uma das melhores aventuras que já vivi num game. Tive que aprender tudo sozinho, dando voltas e mais voltas pela mansão (hoje consigo até desenhar a planta). Várias vezes me peguei tremendo de medo. Uma nova porta foi aberta, o ângulo da cena não te deixa ver muita coisa, fico parado, em silêncio, ouvindo. Surge um som rastejante, há um zumbi no quarto, em algum lugar...



 OS GAMES 
E OS FILMES ANIMADOS

 RESIDENT EVIL (1996)

No início, um pequeno filme com atores de carne e osso. Praticamente um filme B, com péssimas atuações. A história se passa em julho de 1998. Estranhas mortes, e desaparecimentos, estão ocorrendo na cidade de Racoon. A polícia local recebe a ajuda do esquadrão S.T.A.R.S. A equipe Bravo está vasculhando a região, mas todos eles desaparecem na floresta de Racoon. A equipe Alpha é enviada logo em seguida, para encontrar seus companheiros. Jill Valentine, Barry Burton, Chris Redfield e Albert Wesker encontram a mansão Spencer após serem atacados por cães esquisitos. A mansão esconde um laboratório secreto da Umbrella, uma empresa farmacêutica que, secretamente, produz armas biológicas. O perigoso T-vírus escapou e contaminou todos os funcionários (e os animais e plantas) do pedaço. Jill e Chris descobrem que Wesker trabalha para a Umbrella, e o cara está tentando limpar a bagunça na mansão. Para isso, ele precisa se livrar dos S.T.A.R.S também. O monstrengo Tyrant (um super soldado infectado pelo T-vírus) é o vilão final. Os heróis conseguem escapar da mansão com Rebecca Chambers, a última sobrevivente do time Bravo (sua história foi contada em "RE zero", um game de 2002).



 RESIDENT EVIL 2 (1998)

Dois meses depois, ratos levam o T-vírus até a cidade de Racoon.  É o primeiro dia de Leon Kennedy na força policial e quando ele chega na cidade, é o caos, zumbis para todo lado (e os nojentos Slickers também). Claire Redfield, a irmã de Chris, chega no mesmo dia, procurando por notícias sobre seu irmão. Juntos, eles precisam passar pela horda de zumbis e fugir da cidade antes que ela seja bombardeada. E você precisa jogar esse game 4 vezes! Jogando com Leon você encontra a misteriosa Ada Wong, e também a Claire em alguns momentos e lugares. Jogando com Claire, mesma história, mas do ponto de vista dela, encontrando Leon nos mesmos lugares. Claire vai dar cabo do chefão final, o terrível G-vírus (muita gosma e tentáculos). Jogue novamente, desta vez começando com a Claire. Você precisa proteger uma menina que tem a cura do G-vírus com ela, e um monstrengo tipo Frankenstein está atrás de vocês. Em seguida, jogando com Leon, entre no trem e deixe  a cidade antes da explosão. Mas o G-vírus está com você, no último vagão.



 RESIDENT EVIL DEGENERAÇÃO (2008)

Sete anos após a destruição da cidade de Racoon, Leon e Claire voltam a se encontrar num aeroporto cheio de zumbis. A Umbrella já era, mas a Wilpharma, outra corporação farmacêutica, surge com os mesmos planos. Tentando se passar por salvadora da pátria, a Wilpharma promete uma cura para o G-vírus, mas um terrorista, em busca de vingança, pretende contar ao mundo a terrível verdade sobre a destruição da cidade de Racoon. Com o fim da Wilpharma, a Tricell coloca as mãos no vírus.



 RESIDENT EVIL 3 - NEMESIS (1999)

A trama se passa alguns dias antes do segundo jogo, antes da destruição da cidade. Jill ainda está no local. Ela se torna uma testemunha ocular da epidemia zumbi. E Jill precisa fugir de Racoon antes que o governo exploda tudo para conter a infestação. Ela terá a ajuda de Carlos Oliveira, um membro da Umbrella que está na cidade em busca de sobreviventes. Carlos resolve se tornar um dos mocinhos, ele ajuda Jill a enfrentar o terrível Nemesis, programado para matar membros do esquadrão S.T.A.R.S. E não adianta atirar no bichão, você só vai gastar munição, ele nunca morre. Nemesis persegue Jill derrubando portas e paredes, um susto atrás do outro. Decisões tomadas pelo jogador em alguns momentos podem mudar o final. Jill escapa da cidade, Carlos desaparece.


 RESIDENT EVIL CODE VERONICA (2000)

Três meses após a destruição de Racoon, Claire ainda está procurando pelo irmão Chris. A UmbrellaRockfort, onde vivem os fundadores da Umbrella, Alfred e Alexia Ashford. Em 1983 Alexia criou o vírus T-Veronica e injetou a droga e si mesma, ela ficou numa câmara criogênica por 15 anos e, agora que Claire está no pedaço, Alexia resolve dar uma voltinha pela ilha. Esqueça os zumbis, esse game está cheio de monstros deformados barra gosmentos barra esquisitos, uma nojeira só.


 RESIDENT EVIL 4 (2005)

Seis anos após Code Veronica (e Racoon City) encontramos Leon como um agente do governo. Ele é enviado para uma missão na Espanha para resgatar a filha do presidente americano. Leon bate de frente com uma seita chamada Los Iluminados que pretende infectar o mundo todo com um parasita chamado Las Plagas. Ada também está presente no jogo, trabalhando para Wesker, que quer reerguer a Umbrella. Wesker precisa de uma amostra do Las Plagas. Os bichos criados pelo parasita deixam o jogo com um clima sobre natural, com gigantes no estilo "senhor dos anéis". Destaque para o terrível Dr Salvador e sua moto serra.
CHUPADO DO FILME: Ada usa o mesmo vestido vermelho que Milla Jojô usou no primeiro filme. Leon encara um corredor com lasers, outra referência ao filme de 2002.


 RESIDENT EVIL CONDENAÇÃO (2012)

Agora Leon está no norte da Europa. O Las Plagas está sendo usado por rebeldes de um pequeno país numa guerra civil, mas até a presidente esconde algo. Wesker ainda quer botar as mãos no parasita e envia Ada até o local. Leon salva o dia novamente, mas Ada consegue pegar o Las Plagas, e resolve chantagear Wesker.


 RESIDENT EVIL 5 (2009)

Chris Redfield e Jill Valentine finalmente encontram Wesker, uma grande luta acontece. Wesker agora é um super cara, injetou um vírus da Umbrella em si mesmo. Ele derrota Chris e sequestra Jill, que passa por vários experimentos. Graças a um dispositivo (o P4) no peito de Jill, Wesker agora pode controlar a moça. Chris está na África enfrentando uma variação do Las Plagas ao lado de Sheva, sua companheira no BSAA (uma organização que luta contra o bioterrorismo). Ele descobre que Wesker e a Tricell estão envolvidos na criação do vírus Uroboros. Chris, Jill (de volta ao normal) e Sheva enfrentam um super Wesker e salvam o mundo novamente.


 RESIDENT EVIL 6 (2012)

Em junho de 2013, o presidente norte americano resolve tornar pública a verdadeira história por trás da destruição de Racoon City. Nesse momento, acontece um atentado bio terrorista e o presidente se transforma num zumbi. Seu amigo, Leon Kennedy, fica na dúvida se deve ou não matar o cara. Enquanto isso, Chris Redfield está em algum lugar na Ásia enfrentando uma infestação do C-vírus, e ele ainda vai dar de cara com Ada Wong, ou com o clone dela, uma Doppelgänger. Na Europa, acompanhamos o filho de Wesker, Jake Muller, que também cruza o caminho de Ada. Surge a Neo-Umbrella e uma nova vilã.



 OS FILMES


 RESIDENT EVIL - O HÓSPEDE MALDITO (2002)

Nada de Jill ou de Chris, nada de Wesker ou Barry, nem mesmo a mansão ganhou destaque. Paul W.S. Anderson caprichou na sua versão para o cinema de Mortal Kombat, digo, conseguiu ser fiel até certo ponto. Mas em RE, muita coisa ficou de fora. Temos a Umbrella, temos zumbis, Slickers e cachorros, e só assim podemos dizer que se trata de um RE. Uma tal de Alice, funcionária da Umbrella, é a protagonista. E boa parte da trama se passa no lab subterrâneo. Os zumbis não são um problema, a Rainha Vermelha sim. É quase um clone da franquia Alien. Lá no final, finalmente, um pouco mais de RE. Eric Mabius é encaminhado para o projeto Nemesis.
CHUPADO DO VIDEO GAME: Slickers e Dobermans zumbis.


 RESIDENT EVIL 2 - APOCALIPSE (2004)

Opa, melhorou um pouco, tem um monte de zumbis nesse filme. Jill Valentine finalmente aparece, e Carlos Oliveira também. Como se a franquia estivesse tentando compensar os fãs, referências aos jogos pipocam na tela o tempo todo. A abertura de Code Veronica está toda no filme. No final, Alice ganha super poderes, o prólogo se arrasta e enche o saco.
CHUPADO DO VIDEO GAME: Nemesis, Carlos Oliveira e seu amigo Nicholay, membros da familia Ashford, Jill usa a roupa de RE 3, a abertura de Code Veronica.


 RESIDENT EVIL 3 - A EXTINÇÃO (2007)

A epidemia de zumbis se espalhou pelo mundo. Milla Jojô cruza o deserto de Nevada ao lado de Carlos e de Claire Redfield, que recolhe sobreviventes pelo caminho. Wesker faz sua estreia, caçando Alice. Enquanto o grupo corre em direção a uma área segura, seguindo as transmissões do Arcadia. Alice se separa do grupo e encontra seus clones, uma cena legal num final legal.
CHUPADO DO VIDEO GAME: Carlos, Claire, Wesker, corvos.


 RESIDENT EVIL 4 - RECOMEÇO (2010)

Ainda é o meu RE favorito. Alice perdeu todos os seus poderes divinos nos primeiros minutos de filme e isso ajudou bastante. Os humanos estão cercados por milhões de zumbis, do lado de fora de uma prisão, bem no estilo "the walking dead". E eles precisam chegar até o Arcadia lá no porto. Chris Redfield finalmente faz sua estreia e Jill está de volta, no meio dos créditos finais.
CHUPADO DO VIDEO GAME: O cara do machado, Chris Redfield, Claire, Jill com o P4 no peito, Wesker infectado, cachorros, zumbis com bocas enormes.


 RESIDENT EVIL 5 - RETRIBUIÇÃO (2012)

Parece um remake do primeiro filme. O pessoal tem que atravessar um lab secreto comandado pela Rainha Vermelha. E muitos personagens mortos estão de volta, como clones. Tem um quê de "aliens o resgate" (precisamos levar a menina?) e os irmãos Redfield desapareceram no ar. O filme apenas prepara você para o capítulo final. Diferente dos últimos filmes, esse não tem cara de RE. Quando a Rain dois ponto zero se infectou para a batalha final, eu pensei: cara por favor, isso deveria ser um RE, espero que um olho enorme apareça no ombro dela, senão vou embora do cinema.
CHUPADO DO VIDEO GAME: Jill, Ada Wong, Leon, Barry Burton, Wesker, Carlos Oliveira, o cara do machado, golpes de raio X do game Mortal Kombat. E a abertura do filme (câmera lenta voltando para trás) é na verdade uma cópia do trailer do jogo "dead island", um jogo com zumbis.


6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Ufa, cansei, estou mais morto do que vivo agora.
E daqui a 6 dias, uma nova edição especial no blog.

Rafael disse...

Fico demais! Não sou do tipo de critica RE sou um grande fã. Para mim jogo é uma coisa eo filme é outra coisa, os dois são RE, os dois são pontos de vista de histórias diferentes.
Mt dos fãns da séria nunca sabem o q querem, nenhum filme e nenhum jogo está bom, como se soubesse fazer melhor...
RE hoje é um marco na história dos jogos e dos filmes. Pode não ter sido o melhor filme já feito mas carrega uma multidão de fãns.
A marca Umbrella Corporation conseguiu ser mais famosa q a Coca-Cola!

Ale vc está de parabéns, conseguiu analisar certim o RE. Ficamos ai esperando por mais filmes e jogos, uma saga dessa não pode acabar.

Carlos Rodrigues disse...

https://www.youtube.com/watch?v=oGH-WwelfjM


Pau a pau vcs nas edições especiais!!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos

ainda não conhecia o tal do zangado, adorei o video, obrg pela dica

ReViL wesk disse...

Oi Alessandro, a tão aguardada edição especial prometida desdo quarto filme kkk leio o blog desde 2009.

Ficou bem legal e informativo.

Acabei de jogar Resident Evil 6 e simplesmente amei! o enredo é muito bom e tomara que usem bastante elementos do jogo no ultimo filme

Unknown disse...

Muito bacana, só algumas correções..
-o monstro que aparece em RE2/5 e nos filmes se chama "licker" (lambão.. por causa da lingua).
-Em RE2 o que explode no final na verdade é o laboratório subterraneo da cidade, RE3 termina dois dias depois de RE2 e no final de RE3 que a cidade é detonada.
-Ainda em RE2, g-vírus é o nome do virus que CRIOU o chefão final, não o nome dele, o nome do chefão é William Birkin (o criador do G-virus, que se injetou com o mesmo depois de ser baleado por soldados da umbrella que foram mandados para o laboratório para roubar o vírus para a empresa.)
-Em RE code veronica, Rockford é o nome da ilha de treino de soldados da umbrella.
-------------
tirando isso ficou muito bom cara, sucesso para vc.