19.10.12

O ABRIGO

O ABRIGO é um filme de 2011, passou batido pelos cinemas brasileiros (o festival de filmes do RJ não conta) e está chegando ao país diretamente em dvd. E como eu não passei pelo festival do Rio (nem para sp consigo ir) conheci o filme através de uma sinopse publicada numa revista e achei interessante. Resolvi apostar no filme, ou seja, no meu caso, não se trata de alugar o filme (não alugo um filme há séculos) eu agora compro filmes, e não gosto de jogar meu dinheiro fora. Notei que, sei lá, é como se eu tivesse desenvolvido um sexto sentido para esse tipo de coisa. Às vezes, vejo um filme numa loja e algo nele me atrai, o poster, o título, alguma coisa. Estou levando um filme para casa, um filme no qual eu nunca ouvi falar, e alguma coisa me diz que não vou me arrepender da compra. Compro quase 500 filmes a cada ano, já me arrependi de comprar 2, é uma boa estatística. E eu estava certo sobre O ABRIGO, é um ótimo filme.

WOW, A HELEN HUNT QUE SE VIRE SOZINHA

Curtis é um cara comum, vive com sua mulher e a filha pequena numa cidadezinha no interior do país. Do nada, Curtis começa a ter pesadelos. Ele sonha com a chegada de uma terrível tempestade. Um liquido estranho está caindo das nuvens e deixando as pessoas malucas (algo do tipo zumbi). Cada um dos pesadelos de Curtis é um mini filme de terror dentro de um filme que é quase um suspense no estilo Shyamalam (no começo da carreira, claro). Quando Curtis começa a levar seus pesadelos a sério, sua vida pessoal é prejudicada. Ele acaba com as economias da família reformando um abrigo anti tornados no quintal. O filme nos deixa na dúvida durante boa parte do tempo, Curtis está ficando maluco ou uma senhora tempestade está realmente chegando? O estranho comportamento do cara afasta os amigos e os vizinhos, a esposa está no limite, a filha precisa fazer uma cirurgia mas Curtis está acabando com o dinheiro.  O filme é tão bem escrito e dirigido que prende você até o final, e olha que é um final daqueles. Está esperando por explicações? Quer desvendar o mistério? O filme vai te dar um final que você será obrigado a engolir.










VEJA TAMBÉM: Donnie Darko, Campo dos sonhos, Contatos imediatos do terceiro grau, O iluminado, O nevoeiro.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: take shelter
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 120 min
DIRETOR: Jeff Nichols
ELENCO: Michael Shannon, Jessica Chastain, Tova Stewart e Shea Whigham

Anselmo disse...

Essa capa te sugere uma coisa quando na verdade o filme aborda outra. É uma estratégia perigosa pois os desavisados podem se sentir enganados por não ter o que esperavam, e perder uma ótima experiência.

O filme me conquistou logo nos 10 primeiros minutos. Talvez pelo trabalho dos atores ou pela simplicidade da família, eu me afeiçoei muito aos personagens e passei a me importar e a temer(influência da capa) por eles, coisa muito rara de me acontecer. Quando a história foi se desenrolando, eu já não sabia o que era pior para aquelas pessoas, o cara ser maluco ou um vidente de verdade. Minha angustia só aumentava a medida que o cara se afundava por conta daqueles sonhos, e os problemas que toda a situação estava causando. Cara que tensão aquela cena dentro do abrigo!!!

Eu não conhecia o trabalho do Michael Shannon e da Jessica Chastain, grata surpresa. Na verdade o filme foi uma grata surpresa, pois eu não tinha ouvido falar até sua lista de compras do mês de setembro. Mais um ponto para o Alessandro.

P.S. O final é dúbio e discutível. Tomar aquilo como verdade absoluta seria o maior tropeço do diretor em uma obra tão bem trabalhada.