7.10.12

OS PRIMEIROS SERÃO SEMPRE OS PRIMEIROS

O PRIMEIRO REMAKE
"O grande roubo do trem", de 1903, ganhou um remake em 1904 que foi um sucesso, lançou a moda dos westerns. Ganhou ainda um segundo remake em 1905, na verdade, uma nova versão, desta vez protagonizada por crianças.

A PRIMEIRA FRANQUIA
A Fox tinha certeza de que "Star wars" seria um fracasso completo. Deixou George Lucas ficar com todos os direitos do filme. Logo, o cara ficou milionário em menos de um ano. Camisas, canecas, posters, figurinhas, livros, brinquedos, muitos brinquedos. A continuação, "o império contra ataca", se tornou o primeiro filme a ganhar um video game licenciado.


O PRIMEIRO PREQUEL
"Another part of the forest", de 1948, é um prequel de "Pérfida" de 1941. Enquanto o filme de Bette Davis se passa na virada do século, o filme de 1948 acontece cinco anos antes da guerra civil. Mas foi um fracasso de público e de crítica, já o filme de 1941, conseguiu nove indicações ao Oscar. A palavra prequel foi inventada por George Lucas durante a produção de "Indiana Jones e o templo da perdição", um filme cuja história se passa anos antes de "Os caçadores da arca perdida", o primeiro filme do personagem.


O PRIMEIRO REBOOT
 Wow, você estava vivo em 2004 e viu a História acontecendo, mas será que notou? "O Justiceiro" foi o primeiro reboot, não foi uma continuação do filme de 1988 com Dolph Lundgren.

 O PRIMEIRO FILME COM COMPUTAÇÃO GRÁFICA
 E a gente logo pensa em "Tron", mas, alguns meses antes da estreia de Tron, eis que surge "Star trek 2, a ira de Khan" nos cinemas. Na equipe de produção dos efeitos encontramos um tal de John Lasseter.

O PRIMEIRO FILME EM 3D
"The power of love", de 1922, não é nenhum grande filme, é um drama  bem novelesco com amores proibidos. Uma pobre moça quer fugir de um casamento arranjado por seu pai, ela ama outro homem, e o noivo ciumento vai cometer um crime só para jogar a culpa no rival. O maior atrativo do filme era mesmo o 3D, mas as sessões com óculos especiais não deixaram os isteites.

O PRIMEIRO FLASHBACK DE MENTIRINHA
Tinha que ser Alfred Hitchcock. Temos um crime passional e uma mulher que precisa provar a inocência de um homem. Um flashback surge para nos contar tudo sobre o assassinato que move o filme "Pavor nos bastidores", mas isso não quer dizer que essa versão dos fatos seja a verdadeira.

A PRIMEIRA SEQUÊNCIA NUMERADA
"Ivan, o terrível parte 2" é um filme de 1958, é a continuação de "Ivan, o terrível" de 1944. Entre um filme e o outro, o ator Nikolai Cherkasov fez o papel do presidente Roosevelt em dois filmes lançados no mesmo ano (1949). "Stalingradskaya bitva" trazia um número 2 romano no título, era um único filme dividido em duas partes, por isso não conta como sequência. "Ivan, o terrível parte 2" é a verdadeira primeira "parte 2".

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Outros primeiros que você já viu no blog:

O primeiro filme em Widescreen
Oklahoma!

O primeiro longa metragem animado
Branca de neve e os 7 anões

O primeiro filme com som
O cantor de jazz

O primeiro filme a ser levado até as salas de cinema via internet
Titan a.e.

Mich disse...

Mais um ótimo post.

Alessandro mais uma vez se superando...

Anônimo disse...

Muito interessante :D