18.11.12

NÃO ACORDE O DRAGÃO

Um rápido cochilo após o almoço, isso é muito bom e eu recomendo. Mas, no meu dia de folga, não há descanso. Tem cinema após o almoço.
Gente que dorme dentro do cinema, ou, gente que entra no cinema apenas para dormir. Já vi isso acontecer várias e várias vezes, afinal, sempre pego a primeira sessão após o almoço. Para não cair no sono durante o filme, acho que a solução é não comer demais, ou, compre uma pipoca e se mantenha comendo. 
Em 2007, um cara entrou na sala onde eu estava vendo Planeta terror. As luzes ainda estavam acesas. Ele se sentou numa poltrona, com uma certa dificuldade, o cara era enorme, e colocou suas sacolas de compras ao seu lado. As luzes se apagaram, o filme começou, digo, os comerciais. E depois vieram os trailers. Notei que, lá na frente, o homem estava olhando para o teto. Olhei para o teto também, não vi nada interessante lá. E o cara continuava olhando.
De repente, um ronco. E foi bem alto, ele acordou e endireitou a cabeça. Logo em seguida, ela caiu para frente. Eu não sabia se ele havia entrado no cinema para ver um filme ou para dormir. O filme já havia começado e ele estava olhando para baixo. Nenhum efeito sonoro mais barulhento o fazia se mexer, ele estava em sono profundo. Morto talvez? De tempos em tempos eu o olhava com atenção, os ombros subiam e desciam, sim, está vivo.
Durante um massacre zumbi com direito a muitos tiros barulhentos, eu olhei para o homem lá na frente, ainda dormindo profundamente. Nada o acordava. Mas ele estava se inclinando para um dos lados.
Inclinava, acordava, ficava ereto, dormia, inclinava novamente. Ele devia ter afastado o braço da poltrona do caminho porque, em um determinado momento, eu o perdi de vista. Ele caiu sobre a outra poltrona e lá ficou, deitado. 
O filme acabou e eu me levantei, pude ver o cara lá na frente, esticado nas poltronas. Alguém precisa ir até lá e acordá-lo. Meu segundo filme ia começar em alguns minutos. Eu tinha tempo. Fiquei parado na saída da sala, esperando. Ele não vai acordar. Epa, será que ainda está respirando?
Avisei uma funcionária do cinema e ela entrou na sala.
- Senhor, a sessão acabou.
Ele abriu os olhos, olhou ao redor e perguntou se podia ficar ali durante a sessão seguinte. "Eu não vou ver o filme, eu juro, só quero me deitar aqui". 
- O senhor vai ter que comprar outro ingresso.
Mas ele não queria se levantar e caminhar até a bilheteria. Olhou para mim e pegou a carteira - você poderia comprar o ingresso para mim? 
Nesse momento a moça lhe disse que a sala passaria por uma faxina, ele tinha que sair. E ele saiu, carregando suas compras, resmungando. 
Fiquei imaginando como seria isso, pagar para dormir.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

PARA VER AGORA:
Paprika
A origem
Waking life
Abre los ojos

DIGA "SIM" ÀS DROGAS:
A cela

DÊ UMA CHANCE PARA:
Cidade dos sonhos (2001)