3.11.12

ORIGINAL VS REMAKE VS REMAKE VS REMAKE

Tudo começou em 1927,  com o filme O MUNDO PERDIDO (já mostrei o dvd aqui no blog), baseado na obra de Arthur Conan Doyle. O filme mostrava um grupo de exploradores na distante e misteriosa América latina, para ser mais exato, naquela queda d'água do filme Up altas aventuras. Aquela é a entrada para o mundo perdido, onde reinam os dinossauros. Os caras conseguem capturar um dino e o levam para Londres. O bicho consegue se libertar e começa a destruir a cidade. Há várias referências a esse filme no segundo Jurassic Park.
Em 1933 surgiu uma nova versão. No lugar do dino, um gorila gigante. Deixamos a América latina para trás e conhecemos a Ilha da Caveira. Fora isso, tudo no filme era novidade. O gorila sobe no topo do Empire State Building (que tinha apenas 2 anos) e promove a cidade de Niuiorqui. O bonequinho movido por stop motion dá conta do recado.
Em 1976 apareceu o primeiro remake sério do filme de 1933. Com Jeff Bridges e Jessica Lange. É claro que o remake supera o original em matéria de efeitos especiais. O gorila trocou o Empire State pelo World Trade Center (que tinha apenas 3 anos) e tivemos mais do mesmo, só que, desta vez, nada de dinossauros. O filme não tem charme algum e gerou uma continuação sofrível, muita gente o odeia.
Em 2005, mais um remake. Ele tenta ser bem fiel ao filme de 1933, apenas coloca um pouco mais de fermento na trama. Dá mais espaço para os personagens, e suas histórias pessoais, e empurra o gorila gigante para bem longe, tudo bem, sem pressa, o filme tem 187 minutos.
Mas, em alguns momentos, você esquece que está vendo um filme do velho King Kong. Algumas sequências, sem a presença do gorilão, são longas demais. O estouro da manada de dinossauros, o abismo cheio de insetos gigantes... e o pior é que o diretor Peter Jackson gasta looongos minutos naquelas cenas de trocas de olhares, entre a moça e o gorila, no estilo Frodo barra Sam, nos piores momentos, comprometendo o ritmo do filme.
Curiosamente, nenhum dos três filmes explica como, um pequeno grupo de pessoas, conseguiu carregar um gorila de várias toneladas até o barco.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 1933, 1976, 2005
PAÍSES: eua, alemanha, nova zelândia
DURAÇÃO: 100, 134, 187 min
DIRETORES: Merian C. Cooper, Ernest B. Schoedsack, John Guillermin, Peter Jackson
ELENCO: Fay Wray, Robert Armstrong, Jeff Bridges, Jessica Lange, Naomi Watts, Jack Black, Andrien Brody, Jamie Bell e Andy Serkis
PRÊMIOS: 1976 - indicado para 2 Oscars (ganhou um prêmio especial pelos efeitos), 2005 - ganhou 3 Oscars

Anônimo disse...

Essa era justamente a minha dúvida: COMO, eu pergunto, COMO eles conseguiram levar o gorila????
hauhauahuahuaua

Arthur Beaverhousen disse...

gostei desse post, tomara que venham outros com o mesmo titulo e filmes diferentes. 'Anna Karenina' e 'O Morro dos Ventos Uivantes' te daria trabalho por vários meses