15.12.12

MARATONA HARRY POTTER (parte 2)


HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN 

Um ano se passou, a trilogia do anel chegou ao final e nada de HP nos cinemas. As duas franquias começaram juntas, mas o elenco de HP ganhou um ano de férias. O terceiro filme só chegou em 2004, e logo de cara a gente dá de cara com um Danny bem mais velho, e a voz dele mudou. Um clima mais adulto, um roteiro mais sombrio, a coisa está começando a ficar mais séria, não é mais uma brincadeira de criança, a mudança de diretor veio em uma boa hora. O professor Flitwick também mudou, e muito, sem maiores explicações. Michael Gambon entra no lugar do falecido Richard Harris, como um Dumbledore mais ativo, mais articulado, não parece mais um velho frágil. E tem até um senso de humor bacana nesse filme.
Então vamos lá, tia Guida chamou a mãe do Harry de cadela, tem um bitch no filme. Os norte americanos receberam isso numa boa?  Harry deixa a casa dos Dursley e esquece de levar os livros da escola e a coruja, fala sério. A corrida no Noitibus foi legal, e o cão preto digital também. A franquia começou a usar efeitos especiais de ponta e esse filme conseguiu uma indicação ao Oscar. Também foi indicado pela trilha musical, mas John Williams só usa o tema do HP nos primeiros segundos do filme (nos filmes anteriores, principalmente no 1º, o tema musical aparecia o tempo todo).
Sou um trouxa, não sei como funciona a magia, mas achei muito estranho ver que todos os cartazes de "procurado" de Sirius Black estão em sincronia. Efeito especial preguiçoso? 
A mulher gorda mudou, Neville emagreceu e os Dementadores nos fazem lembrar do Frodo. Emma Thompson está muito divertida como a professora Trelawney, é estranho ver Hermione falar mal de uma matéria e ofender uma professora. Opa, já estava na hora de Emma Watson mostrar que cresceu também: SEIOS, não tem como não reparar (bem, estou vendo um filme atrás do outro, então...).
Hipogrifo, outro efeito bacana que não envelheceu, perfeito em HD. O Bicho Papão foi engraçado mas a gente fica com um pouco de dó da criatura, será que são escravizados pelos bruxos? Como os elfos?
Quadribol na chuva, efeitos efeitos, e um lobo nas nuvens, explicação? A saga ganha mais um toque de RPG quando Harry ganha o mapa do Maroto, mas o filme não explica sua origem, o prof Lupin conhece o segredo do mapa, nada de explicações. Leitores do livro não ficam perdidos. 
Harry bate o recorde de desmaios num só filme, 4 vezes!
Melhor momento, Hermione dá um soco na cara do Malfoy. Me lembro que, quando vi o filme nos cinemas, muita gente aplaudiu a cena.
Hagrid joga um petisco para um monstrinho e erra, mas no segundo seguinte, o bicho está mastigando a comida, erro de gravação.
Harry perde os óculos e tem um momento Velma. Parte da profecia de Trelawney parece estar se referindo ao final do quarto filme, mas ela diz "hoje a noite", foi estranho. Rony e Hermione começam a se aproximar mais um do outro. Pettigrew volta para a forma humana e ganha roupas, quando volta a ser um rato, deixa as roupas para trás (???). 
Harry ataca Snape e a Grifinória não perde ponto algum. Repare no Snape protegendo as crianças do lobisomem magricela. J.K. Rowling contou para Alan Rickman o maior segredo do personagem, antes de escrever o livro com a revelação. O roteirista estava inspirado, a sequência na Casa dos Gritos é digna, ótimos diálogos.
Voltar no tempo e mexer com o passado, o filme vai além do livro, brincando o tempo todo. O lance das pedrinhas e tal, toda essa sequência final, com paradoxos temporais, deixou o filme mais interessante.







5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: HP and the prisoner of Azkaban
ANO: 2004
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 141 min
DIRETOR: Alfonso Cuarón (e sua mãe também, digo, é o nome de um filme, a mãe do diretor não dirigiu nada)
ELENCO: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint
PRÊMIOS: Indicado para 2 Oscars (efeitos especiais, trilha musical)

Jefferson Reis disse...

Rapaz, você é muito engraçado. Morri de rir ao ler sua resenha. Este é um dos filmes da franquia que mais gosto. Hogwarts soa tão medieval, cheia de cantos escuros. O lance de voltar no tempo é realmente interessantíssimo e o murro que Hermione deu na cara do Draco foi brilhante. Li em algum lugar que pe a partir desse filme que os personagens vão ficando mais estranhos. Trelawney dispensa comentários. A cena em que Harry volta à sala dela para devolver a bola de cristal e é surpreendido por uma Trelawney possuída me deu um baita susto. Uma coisa que gosto muito também é a arte dos créditos finais. É divertido observar o mapa do maroto, dá pra ver alunos se pegando em um canto. Ou seria em um armário de vassouras?

Matheus disse...

Esse é o meu filme favorito até hoje. Sempre fico imaginando como seria o final da saga se o Alfonso tivesse continuado na direção. Seria AINDA mais sombrio, aposto. Não que David Yates, David Heyman e etc não tenham feito um trabalho bom, na verdade tudo o que fizeram foi sensacional, mas o filme do Alfonso é lindo e mágico, é diferente, o filtro é especial... Ah, brisei rsrs

Fernando disse...

Gostei da resenha mas pra mim esse é o segundo pior filme da saga. Espera a aparição da Cho, a explicação do mapa e eu nunca vou engolir aquele lobsomen, que de lobsomen só tem o uivo e mais nada

Anônimo disse...

Eu acho que esse é o filme do Harry Potter que eu mais gosto. Eu realmente havia lido todos os livros lançados até o momento, mas não havia visto nenhum filme, simplesmente porque adaptações geralmente não me agradam.

E quando reuni coragem pra ver, confirmei. Odiei MUITO HP1 e HP2. Pra mim o Daniel sempre vai deixar a desejar como Harry. Todos os personagens passam, mas ele não.

Enfim, sei que devemos tentar ver um filme como uma obra à parte, meio que desencanei e aprendi a gostar desse filme, pelos mesmos motivos que você e as outras pessoas dos comentários falaram.

Esse filme é interessante pois toma certas 'liberdades', mas não assassina nada. Pra mim, ODF deveria ser mais longo, pra caber a história com mais folga e EDP é o pior filme da saga. HP7 como foi dividido, não teve como ficar ruim, mas acho o diretor desses últimos filmes o pior. Coxinha.

T.