27.12.12

UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS


O ano era 2010, cinco filmes animados disputavam o Oscar de melhor animação: Coraline, Sr Raposo, Up e, por algum motivo, A princesa e o sapo. The secret of Kells era o único filme inédito no Brasil. Só agora está sendo lançado em dvd, e ganhou um título meio bobo. UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS não é exatamente um filme infantil, ganhou um título infantil e uma classificação livre, mas pode deixar crianças pequenas um tanto perdidas. Foi um ano bem interessante no Oscar, haviam dois filmes em stop motion, dois desenhados a mão e um digital (que levou o prêmio). Se eu tivesse visto esse filme antes do Oscar, ele estaria entre os meus favoritos. É em 2D, e ele abusa do 2D. Tem uma perspectiva de antigas gravuras medievais, são páginas de um livro em movimento. Logo, o visual do filme é único. Talvez você se lembre do seriado Samurai Jack, é bem por aí.

O MONGE E A FADA

O filme se passa no século IX, em um mosteiro chamado Kell, na Irlanda. O abade está construindo uma imensa muralha ao redor do mosteiro para proteger os monges de um futuro ataque viking. Seu sobrinho de 12 anos, Brendan, nunca saiu da abadia, seu tio sempre lhe disse que a floresta ao redor é muito perigosa. Num belo dia, um monge, vindo de uma ilha remota, chega trazendo um livro mágico que precisa ser finalizado. Brendan resolve ajudá-lo e, pela primeira vez na vida, deixa a abadia e entra na floresta atrás de frutinhas que serão transformadas em tinta para o tal livro. Na floresta, ele conhece a fada (ou algo parecido) Aisling, protetora da mata e dos animais. Ainda desobedecendo as ordens do tio, Brendan atravessa a floresta atrás de um cristal (que o ajudará a desenhar melhor) que só pode ser encontrado numa caverna, habitada por um ser maligno. O garoto é um cristão que acaba descobrindo que muitas lendas pagãs são verdadeiras, mas o filme não explora esse tema. Os vikings estão chegando, vai ser aquele massacre. O final é meio chatinho, eu queria ver muito mais.










VEJA TAMBÉM: Ferngully, O nome da rosa (o livro e não o filme), Coraline e o mundo secreto, O mundo dos pequeninos, Ponyo, Neko no ongaeshi, A viagem de Chihiro.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the secret of kells
ANO: 2009
PAÍSES: frança, bélgica, irlanda
DURAÇÃO: 75 min
DIRETOR: Tomm Moore
ELENCO: Evan McGuire, Brendan Gleeson e Mick Lally
PRÊMIOS: indicado ao Oscar de melhor filme animado