28.1.13

LINCOLN


Às vezes, sinto falta do velho novo Spielberg, mas já vi que ele não vai voltar, meio que perdeu o jeito com o lance da fantasia. O novo velho Spielberg surgiu querendo ser reconhecido como um diretor sério. Fez bonito com "a cor púrpura" e com o "império do sol", mas Oscar que é "bom", nada. A academia finalmente reconheceu o talento do cara em 1993, e novamente em 1998, e parece que o novo velho Spielberg vai mesmo continuar nesse rumo. LINCOLN é o típico filme que a academia adora. Acho impossível que LINCOLN deixe o Oscar de bolsos vazios. Super produção? Confere. Atores? Estão todos afiados, Daniel Day-Lewis, Tommy Lee Jones e Sally Field (indicada ao prêmio de atriz coadjuvante?? Whatta fuck. Nem tem atriz principal nesse filme e ela faz parte do elenco principal sim senhor). Muitas tomadas são longas, os diálogos são pesados, é puro teatro. 


ELE NÃO ESTÁ CAÇANDO VAMPIROS

Não é exatamente uma biografia. A guerra civil já está em seu quarto ano e Lincoln está tentando ser reeleito. A reeleição é o carro chefe do filme, logo, tem muuuuito blá blá blá político. O presidente está fazendo muitos inimigos. Lincoln também precisa enfrentar problemas em casa (branca), seu filho está no campo de batalha e sua esposa não vai perdoá-lo se o garoto morrer (Daniel e Sally dão um show de interpretação nessa cena). Então você não conhece história norte americana, não conhece boa parte dos personagens e pode achar tudo isso um saco porque não sabe onde isso vai parar (olhar na wikipédia não vale). Bem, o filme nos leva até o teatro Ford (História não é spoiler!), mas você não vai ver NADA! Poderia ter sido um senhor clímax para o filme, poderia ser chamado de O (caps lock) filme definitivo sobre Abraham Lincoln, mas, sem aquele final no teatro Ford, a coisa quase perde a graça. Em todo caso, o filme tem o ritmo de uma mini serie de tv. Espere pelo dvd e veja o filme em suaves prestações, assim não vai parecer tão cansativo.











VEJA TAMBÉM: E o vento levou, A rainha, JFK a pergunta que não quer calar, Malcolm X.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 150 min
DIRETOR: Steven Spielberg
ELENCO: Daniel Day-Lewis, Sally Field e Tommy Lee Jones
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 25 de janeiro de 2013
PRÊMIOS: indicado para 12 Oscars
Fotografia
Figurino
Diretor
Edição
Trilha musical
Direção de arte
Mixagem de som
Melhor filme
Ator
Ator coadjuvante
Atriz coadjuvante
Roteiro adaptado

Marcelo Doni disse...

aproveitei aquela promoção basica das 15:00 e lá fui eu no higienópolis
adorei filme o estilo teatro puro e cenas escuro e muita falação são coisas que não combina tanto no cinema mais quando se acerta vira um filmão esse e o caso arrasador