31.1.13

NOVELIZAÇÃO OU ALGO PARECIDO


Quando um livro se transforma em filme, alguma coisa sempre se perde. Mas quando um filme se transforma em livro, surge algo novo. Atualmente, muitas livrarias estão com um aspecto de video locadoras, por conta do poster de um filme qualquer, que está entrando em cartaz, estampado na capa de sua novelização (ou numa nova edição do livro no qual o filme foi baseado). Poster de cinema na capa do livro, eu acho até mais atraente, se você gostou do filme vai querer conferir o livro e aí surgem novos bibliomaníacos no mundo. No caso de uma novelização, dá para confiar?
A versão em livro do filme A GAROTA DA CAPA VERMELHA chega a ser mais atraente que o próprio filme. Cada personagem ganhou um passado e uma apresentação mais completa, você se aprofunda no ambiente antes do "filme começar". E, é claro, tem o lance dos pensamentos revelados, o que está passando pela cabeça da personagem principal? Você não perde nada.
Ainda assim, o livro segue a trama do filme sem maiores alterações, ao mesmo tempo que o livro é bem mais realista. O único, e imperdoável, problema é a ausência do capítulo final. Se quiser saber como a trama termina, visite o website que está na última página. O capítulo final está na internet. Whatta fuck? Fizeram isso para evitar spoilers? (o filme estava em cartaz quando comprei o livro). Não gostei da ideia.
Outra novelização, BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR. Acho que, novelização, não é o termo correto. O filme todo está lá, sem cortes, sem novidades, e muitos diálogos estão presentes. Você pode acompanhar o filme com o livro no colo. E isso não tem graça nenhuma. Uma novidade apenas: no livro, o caçador tem um nome (Eric). Tecnicamente, foi um desperdício de papel.  

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: red riding hood
ANO: 2011
AUTORA: Sarah Blakley-Cartwright
NÚMERO DE PÁGINAS: 339
EDITORA: iD

TITULO ORIGINAL: Snow White and the Huntsman
ANO: 2012
AUTORA: Lily Blake
NÚMERO DE PÁGINAS: 208
EDITORA: Novo conceito

Jefferson Reis disse...

Eu, particularmente, não me atraio por tipos assim.

Marcelo Doni disse...

eu estou iteressado nesse livro pela hístoria e capa rsrsr

http://www.3canecas.com/livros/gata-branca-de-holly-black-novo-livro-da-rocco-jovens-leitores/