15.2.13

10 FILMES LEGAIS QUE SÃO LOOONGOS DEMAIS


APOCALYPSE NOW REDUX (202 min)
Meu filme de guerra favorito, a edição redux traz 49 minutos adicionais. A missão de "salvamento" do Marlon  Brando se torna uma verdadeira odisséia, divide o filme em três atos que poderiam ser três mini filmes, ou dois filmes completos. A missão é encontrar o personagem de Brando, mas quando isso acontece, outro filme começa. A sensação de arrasto está no segundo ato, todo mundo gosta de um cruzeiro demorado mas, as acomodações no barquinho, não são as melhores, o horror, o horror.



O ÚLTIMO IMPERADOR (165 min)
Tudo bem, é baseado numa história real e nada pode ficar de fora, digo, algumas partes pouco interessantes poderiam ficar de fora, é a vida real, e ela é chata de vez em quando. O filme começa legal, o garoto cresce e é obrigado a deixar sua cidade. No mundo exterior, a trama começa a se arrastar.



IMPÉRIO DO SOL (152 min)
Spielberg não fez feio, muita coisa acontece no filme, ele não se arrasta tanto. A apresentação é demorada mas é necessária. Quando os japoneses chegam, o filme decola. Só pude conferir o final quando comprei o dvd. Em vhs, 152 minutos era muita coisa para uma fita só, segundos antes do reencontro do pequeno Christian Bale com seus pais, a fita chegou ao final. Reclamei com o dono da locadora, não havia o que fazer.



OS SETE SAMURAIS (202 min)
Quando a batalha final começa, você acorda. A preparação para essa batalha é que toma tempo demais (ah sim, e tem o cerco também), e muitos personagens estão um tanto relutantes. A versão americana, com cowboys, tem apenas 128 minutos, mas os personagens não são tão simpáticos. Ainda tá longo? A versão da Pixar, "vida de inseto", tem 95 minutos, que tal?



IMENSIDÃO AZUL (167 min)
Drama? Aventura? Ficção? É difícil encaixar esse filme num gênero. Não existe uma meta ou clímax na trama, isso deixa o filme com uma sensação cronológica ainda maior, pois não sabemos que rumo ele está seguindo, aonde ele quer chegar? Mas tem um final poético (ou frustrante, para alguns).

 

O PACIENTE INGLÊS (162 min)
É o maior flashback que já vi, superou o Cidadão Kane. O filme tem muita história para contar, e isso é legal, mas de repente se torna uma história de amor um tanto açucarada. Acho que muita gente pegou raiva do filme por causa do final trágico e lacrimejante. Depois de quase 3 horas de filme, a gente merecia um final feliz.



A LISTA DE SCHINDLER (195 min)
Spielberg de novo. Cenas fortes nos levam até os campos de concentração nazistas. O filme começa a pegar leve, a lista é escrita em meio minuto e depois ele vira um mini documentário. Curiosamente, a fotografia em preto e branco faz o filme passar rapidinho (tive uma sensação de 2 horas).



KING KONG (187 min)
Alguns filmes como "o senhor dos anéis" ou "Watchmen" não estão nesta lista por um bom motivo. Eles são longos, mas não ficam enchendo linguiça. São baseados em materiais que são ainda mais longos (livro, gibi) e mesmo assim deixaram muita coisa de fora. Mas o King Kong de 2005 cometeu alguns pecados na hora de estender a trama. Ok, as sequências com os dinos e com os insetos são legais, mas o gorilão deveria ser o astro do filme, e em muitos momentos, ainda na ilha da Caveira, a gente até se esquece que se trata de um filme do King Kong.



O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (166 min)
Por conta dos efeitos especiais, o começo do filme é legal. O final é bonitinho e sentimental. No meio, ele se arrasta um pouco. Temos o verdadeiro Brad Pitt ali e ele tem que aparecer bastante no filme para fazer valer o ingresso. A gente não pode reclamar muito, ele tá lindão, e quanto mais velho barra jovem ele fica, melhor. Só não precisava levar uma vida de Forrest Gump, o curioso caso é mais interessante que suas viagens.



A BATALHA DOS TRÊS REINOS (150 min)
É o "senhor dos anéis" chinês. O mais legal é que o governo chinês convocou seu próprio exército para aparecer no filme, nada de exércitos digitais, são milhares de figurantes. Duas coisas que podem atrapalhar, você não conhece a História da China (220-280 DC), não sabe qual é o rumo da trama (aí a sensação cronológica aumenta) e pode ficar um tanto perdido com tantos personagens principais com nomes estranhos (só fiquei atento ao Kongming porque ele é bonitão).

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

TÁ COM TEMPO?

O retorno do rei
Titanic
... e o vento levou
A noviça rebelde
Aliens o resgate (vr estendida)
Ben Hur
Lawrence da Arábia
O segredo do abismo (vr estendida)
Assim caminha a humanidade
Como era verde o meu vale
A firma
Sleepers, a vingança adormecida
Dança com lobos
Coração valente
Forrest Gump
O pianista
A doce vida
2001 uma odisséia no espaço
Gandhi
Hamlet (1948)
Cleópatra
O resgate do soldado Ryan
Spartacus (1960)
Watchmen

Arthur Beaverhousen disse...

curiosamente estava comentando isso com amigos, ontem.

Logo tive que compartilhar esse link no facebook =D

Mich disse...

Esse é um lance meio complicado....

Como você mesmo escreveu aí existem filmes bem longos mas não enchem linguiça (e não menciono o fato de ter cenas de ação), mas existem até aqueles que têm uma duração normal e insistem em ter um ritmo lento fazendo o filme parecer mais longo do que realmente é a sua duração.

Colocar dois personagens conversando ou olhando para um quadro, uma paisagem ou qualquer coisa (comum em filmes europeus de drama) durante 5 minutos não vai prender a atenção de ninguém... PORÉM ainda existem filmes que conseguem fazer o contrário ou até mais (cito o filme "Amor" como exemplo).

Ou seja, é uma situação que depende de cada filme... daí retorno ao que escrevi lá em cima (me desculpe por fazer comentários tão longos. Prometo maneirar!:-), é um lance complicado!

P.S. Cadê a trilogia "O Poderoso Chefão"?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi mich

Bem lembrado
O poderoso chefão (175 min) e
O poderoso chefão 2 (200 min)
são legais e não se arrastam, eu os colocaria na lista acima.
não gosto do terceiro... mas veio junto no box...
E dr Jivago também, a lista é grande.

Leonardo disse...

Esses filmes são quase nada perto de alguns filmes com mais de nove horas de duração!!!

http://omundodoscinefilos.blogspot.com.br/2010/07/os-5-filmes-mais-longos-da-historia-do.html?m=1

Anônimo disse...

Dr Jivago e A Noviça Rebelde eu acho 'curtissimos' são alguns dos unicos que eu não olho pro relogio quando to assistindo. E quando acaba eu penso que poderia ter mais por ser tão rapidinho.