3.2.13

DIGA "SIM" ÀS DROGAS


E lá vou eu outra vez: POR QUE TANTA GENTE ODEIA ESSE FILME???
Até 1996, havia uma geração que chamava filmes como "Flashdance" e "Dirty Dancing" de musicais. Filmes como "Amor sublime amor" não eram exibidos na sessão da tarde. Poucos musicais foram lançados nos cinemas durante os anos 80 e 90, consegue se lembrar de algum? Admita que, filmes como "Xanadu" (outra droga interessante), estavam assassinando o gênero. Em 1996 surgiram dois musicais, "todos dizem eu te amo" é meio bobinho mas diverte, o outro era uma super produção.
E ela começou com Madonna. A cantora mandou uma longa e desesperada carta para o diretor Alan Parker, tentando convencer o cara de que ela era perfeita para o papel. E Madonna, passou na frente de Meryl Streep. E ela trouxe o Antonio Banderas com ela, passando na frente de Patrick Swayze, de John Travolta e de Sylvester Stallone.
Baseado num famoso musical (baseado na vida real) criado em 1979, o filme tinha que ser um filme de responsa. Uma grande produção em vários sentidos, mas o mundo estava preparado para um cine musical "sem flash no nome" com 135 minutos de duração?
Ok, vamos dizer que a culpa é do ritmo do filme. Algumas músicas são legais, mas, na maior parte do tempo, temos apenas Madonna e Banderas cantando, isso fica meio chato depois de um tempinho. E, é claro, temos que levar sempre em conta o preconceito "Madonna não é atriz nem aqui nem na Argentina". 
Então, você precisa a) ser fã da cantora ou b) ser fã de musicais ou c) sua matéria favorita sempre foi "História da América latina". Sim, claro, porque, como musical, o filme fez tudo certinho. Ele ganhou 5 indicações para o Globo de ouro (3 vitórias) e 5 indicações para o Oscar (1 vitória), na maior incompatibilidade. Foi o vencedor de um Globo de ouro de melhor atriz e outro de melhor filme (comédia ou musical). No Oscar, somente parte técnica e canção (a única indicação barra vitória onde ambas as premiações concordaram).
Bem, se você não pode ser a), b) ou c) é melhor passar batido mesmo. Aqui estamos nós, no futuro "pós Moulin Rouge", os musicais estão dominando até o Oscar (como costumava ser). O mundo mudou e você também, tente ver o filme com seus novos olhos agora, vai notar que não era nenhuma bomba no fim das contas (você estava entre os argentinos que depredaram vários cinemas em 1997 só porque Maddie estava no papel principal? Esqueça o que eu disse). Vamos lá, eu não disse o nome do filme na postagem, isso você já sabe.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: ?
ANO: 1996
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 135 min
DIRETOR: Alan Parker (fama, Mississipi em chamas, Pink Floyd the wall)
ELENCO: Madonna, Jonathan Pryce e Antonio Banderas
PRÊMIOS: Oscar de melhor canção (you must love me)

Mich disse...

Eu não tenho preconceito algum com musicais. Sou capaz de ver QUALQUER filme... contanto que ele me interessa ou não seja dirigido por Uwe Boll!

Mas enfim, antes mesmo desse filme estrear, a crítica já estava tachando de "o mais novo capricho de Madonna", assim como o péssimo "Corpo Em Evidência" - Onde ela só estava "atuando" apenas para esticar sua imagem sexual. O que de certo modo, é realmente um capricho dela! Ela não está ruim, apenas está atuando corretamente, ela não merecia qualquer prêmio por isso.

De qualquer forma, continuo adorando Alan Parker e seus filmes (ele já tinha uma experiência com o muito bom, "Fama"). Não é o melhor filme dele e ele não perdeu seu prestigio por ter um filme apenas bom em sua filmografia.

E é! O Antonio Banderas cantando irrita bastante! Em compensação, as musicas "You Must Love Me" e "Bueno Aires" são muito boas.

Arthur Beaverhousen disse...

A e B check... amo história, mas a Argentina, hummm, talvez.

Vamos dar uma nova chance, se eu continuar não gostando a desculpa será a de que é pra completar a coleção Madonna no cinema.