20.2.13

LOOPER


Esse é um dos filmes de 2012 que eu perdi, durante o dia só dava cópias dubladas, apenas as sessões noturnas eram legendadas. E por que isso? LOOPER não é um filme para crianças, é bem violento, ver o Bruce Willis com a voz do dragãozinho Mushu não vai mudar nada. Resolvi esperar pelo dvd barra blu-ray, que ainda não foi lançado por aqui. Mas encontrei o filme na locadora virtual da gêvêtê, em agá dê, por 9,90 (24hs). Eu gostei do filme, mas ainda não sei se vou querer comprar o blu, o ritmo do filme não ajuda, o clímax é rápido e seco, pode apostar que não é o final que você esperava ver. O filme não está ligando para o destino dos personagens, é um final súbito, vamos terminar logo com isso e voltar pra casa, merecia um desfecho melhor.


É COMO OLHAR NUM ESPELHO

O filme se passa no ano de 2044. Joseph Gordon Levitt é um looper, ele é pago para matar pessoas que vieram do futuro. Não existem viagens no tempo em 2044, mas em 30 anos elas serão uma realidade. Nesse futuro do futuro, viajar no tempo é crime, logo, muitos bandidos tem uma máquina do tempo em casa. Quando um chefão do crime quer se livrar de alguém, ele envia o pobre coitado para o passado, e aí o looper faz o seu trabalho e some com o corpo. Quando o serviço de um looper não é mais necessário, o pessoal do futuro envia o seu "eu mais velho" para ser morto, e o looper ganha uma aposentadoria de 30 anos. A vida de JGL se complica quando seu eu do futuro, Bruce Willis, aparece na sua frente. O rapaz hesita e Bruce consegue fugir. JGL precisa encontrar seu eu mais velho e matá-lo, ou terá problemas com seu chefe, Jeff Daniels. Bruce está numa missão, para salvar seu presente e sua esposa, ele precisa encontrar um John Connor barra Carrie a estranha barra A Profecia (e o menino é um ótimo ator). Certo, mas JGL se parece com um Bruce Willis 30 anos mais jovem? Não! Mas o ator recebeu muita maquiagem (no Bruce ninguém mexeu). Um nariz postiço e lentes de contato (até que ficou atraente). Sempre que JGL faz alguma coisa, a ação se torna uma lembrança na mente de Bruce, um detalhe bem legal, mas o filme não explora nenhum paradoxo maluco de viagens no tempo. Achei que haveria um grande segredo a ser revelado antes do final, mas o filme é bem linear, tem pouca coisa para esconder.










VEJA TAMBÉM: Timecop, Minority report, O exterminador do futuro 2, De volta para o futuro 1 e 2, Os doze macacos, Contra o tempo (2011).

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2012
PAÍS: eua, china
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Rian Johnson
ELENCO: Joseph Gordon Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt e Jeff Daniels.

Anônimo disse...

Adorei esse filme, um dos mais legais que vi ano passado!

T.

Anselmo disse...

Particularmente eu não gostei do filme. Em alguns momentos a trama sugere que vai tomar determinado rumo, o que seria bem mais interessante, mas o filme prefere se focar no quase drama da mãe com o filho diferente, potencial vilão do futuro, escolhas difíceis, sacrifício pessoal em nome de um bem maior e... chato, chato, chato!!

Demorei bastante para me acostumar com a aparência do Joseph Gordon Levitt, mas o cara conseguiu pegar todos os trejeitos do Bruce Willis. Durante a primeira meia hora eu me diverti muito pescando nuances no trabalho dele. Mas então o Bruce Willis apareceu e ficou nítido o quanto ele é caricato. Não desmerecendo o trabalho do JGL, mas um bom ator (como ele é), com um pouco de pesquisa consegue "imitar" facilmente o Bruce Willis, pois o cara atua da mesma forma em praticamente qualquer filme que faz.

Foi acertada a decisão de não informar como a viagem no tempo é feita e o não estabelecimento de qualquer regra, assim o roteiro fica livre para cometer qualquer absurdo sem se contradizer. Mas é uma ideia original! Em meio a remakes, reboots, continuações e cópias, vale muito a pena arriscar.

Viagem no tempo é um assunto que me fascina. Qualquer filme com essa temática terá automaticamente minha atenção, mas dependendo da abordagem, será do meu agrado ou não.

Marcelo Doni disse...

eu gostei da hístoria fui assisti por causa do Joseph pq nunca fui fã do bruce , mas a hístoria foi bem amarrada e tratou de forma diferente essa hístoria de viagem de tempo

Marcelo Doni disse...

eu gostei da hístoria fui assisti por causa do Joseph pq nunca fui fã do bruce , mas a hístoria foi bem amarrada e tratou de forma diferente essa hístoria de viagem de tempo