24.2.13

O INFILMÁVEL


Depois de algumas páginas, você acaba descobrindo por que esse livro tem a fama de ser infilmável. É muita informação numa única página, muitos acontecimentos (o autor não acreditava em virgulas e em parágrafos), o personagem Sal Paradise não para quieto um só minuto, e é isso que move a trama, sempre em movimento, sempre na estrada. 
Lançado na década de 1950, o livro se tornou um mito, a bíblia de uma geração. Pegou seu autor, Jack Kerouac, de surpresa. É quase verídico, tem jeitão de "aconteceu de verdade", cheio de detalhes e tal. Kerouac É Sal Paradise, e o personagem de Dean Moriarty foi baseado em seu amigo Neal Cassady. Nesta edição, com o poster do filme de Walter Salles, você encontra um prefacio de Eduardo Bueno, obrigatório, além de falar sobre Jack Kerouac, ele também revela o triste fim de Cassady.
Na trama, Sal e Dean são grandes amigos (reza a lenda que há uma paixão não correspondida) e é Dean quem faz Sal tomar gosto pela estrada (a rota 66). Eles pegam um carro e começam a atravessar o país, lugares diferentes, pessoas diferentes, o limite é o oceano. Provando que viajar não é uma coisa complicada, basta pegar a estrada. Se aparecer alguma complicação, tente resolver isso na hora, eles não fazem planos, vivem apenas no presente. 

"... nessa época eles dançavam pelas ruas como piões frenéticos e eu me arrastava na mesma direção como tenho feito toda minha vida, sempre rastejando atrás de pessoas que me interessam, porque, para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo agora, aqueles que nunca bocejam e jamais falam chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo como constelações..."

O livro incentivou muita gente famosa, e gente que ainda iria se tornar famosa. Muitos fizeram a mesma coisa, largaram tudo e pisaram na estrada. Ao ler este livro você também fica com vontade de fazer isso.
Acho que uma adaptação decente seria na forma de uma mini serie. Como filme não dá certo mesmo.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: on the road
ANO: 1957
PAÍS: eua
AUTOR: Jack Kerouac
PÁGINAS: 294
EDITORA: L&PM

Alan Raspante disse...

Eu até tenho vontade de ler, mas ao mesmo tempo eu tenho uma preguiçazzzzzzzzzZzzzzRONC, rs