4.4.13

ORIGINAL vs REMAKE (ou algo parecido)


Baseado numa peça baseada num livro, aqui temos duas versões de Les liaisons dangereuses. Um filme de época e um filme cuja trama se passa nos dias atuais, com algumas novidades, mas sem alterar o conteúdo original.

LIGAÇÕES PERIGOSAS é de 1988. O filme foi indicado para 7 Oscars, incluindo Melhor filme, e levou três estatuetas (figurino, direção de arte e roteiro adaptado). Nos primeiros minutos você já dá de cara com o fantástico figurino. O ano é 1782 e o filme é protagonizado pelos ricaços mais mimados da Europa. Gleen Close é a Marquesa de Merteuil e John Malkovich é o Visconde Sébastien de Valmont. Com suas línguas afiadas e movidos pelo doce desejo de vingança, eles fecham um acordo. Valmont vai atrás da inocente Madame de Tourvel (Michelle Pfeiffer) para conquistar a moça e tirar sua virgindade. Se ele fizer isso, seu prêmio será uma noite de amor com a Marquesa. Mas Sébastien acaba se apaixonando pela moça. Enquanto isso, a Marquesa também se mantem ocupada, ela tenta unir Cécile de Volanges (Uma Thurman) e o pobre Danceny (Keanu Reeves, ainda bem que ele fala pouco, sua atuação é uma bomba) só para ver o circo pegar fogo. Mas os vilões do filme estão sempre jogando um contra o outro, o vencedor será aquele que der o último tapa. Aí a coisa termina em tragédia. Glenn Close recebeu uma merecida indicação ao Oscar pelo filme.

SEGUNDAS INTENÇÕES é de 1999. O filme é protagonizado por adolescentes que frequentam uma escola norte americana. Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar se livrando da imagem toda certinha de Buffy a caça vampiros) é a garota mais popular do pedaço. Sebastian Valmont (Ryan Phillippe) é seu meio irmão. A moça vai arruinar a reputação de Cecile Caldwell (Selma Blair) e vai fazer uma aposta com o irmão. Sebastian vai seduzir a filha do diretor da escola, Annette (Reese Witherspoon), e tirar sua virgindade (que ela tanto preza). Seu prêmio será a própria Kathryn. Mas Sebastian se apaixona por Annette. Mesmo com um personagem faltando, essa versão tem uma trama mais complexa em sua segunda metade, Annette acaba tendo uma participação maior no final, fazendo o trabalho do personagem Danceny.

No filme de 1999 temos uma tragédia a menos no final. Cartas comprometedoras foram substituídas por um diário. O filme de 1988 tem nudez, mas não tem sexo. O filme de 1999 tem diálogos picantes, mas tem nudez e sexo moderados (e você lamenta até hoje o fato de não ter visto Joshua Jackson na cama com Eric Mabius). Se você gostou da versão de 1999, vale a pena conhecer a obra de 1988. O final das duas vilãs Merteuil é o mesmo, mas Kathryn ganhou um tema musical:

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: dangerous liaisons
ANO: 1988
PAÍS: eua, reino unido
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Stephen Frears (minha adorável lavanderia, a rainha)
ELENCO: Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman e Keanu Reeves
PRÊMIOS: vencedor de 3 Oscars (figurino, roteiro adaptado, direção de arte)

TITULO ORIGINAL: cruel intentions
ANO: 1999
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 97 min
DIRETOR: Roger Kumble
ELENCO: Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon, Joshua Jackson, Eric Mabius e Selma Blair

Jefferson Reis disse...

Eu sabia que Cruel Intentions era adaptação de um livro, mas não sabia da peça e nem do filme de 88. Fiquei curioso. Essa cena da "queda da máscara" da Kathryn é mesmo empolgante. Antes de Gossip Girl os adolescentes da elite já viviam se metendo em intrigas, rsrsrs

gersonson disse...

pra vc alessandro que gosta de jurassic park,olha esse link (http://www.caixapretta.com.br/2013/04/elenco-de-jurassic-park-antes-e-agora/)o bd wong trabalhou no arquivo x

Anônimo disse...

Coincidentemente assisti os dois filmes semana passada por causa da facul. E, nossa, Ligações perigosas é, pra mim, uma narrativa de tirar o folego.
E se o jefferson acha a "queda da máscara" da Kathryn empolgante (concordo), espera só até ver a Marquesa de Merteuil.