29.4.13

REPLAY - O HOMEM DE FERRO


Eu gostei muito do primeiro filme, ele fez o herói atingir o auge de sua fama depois de muitas décadas. É claro que, ter Roberto Daniel Jr no elenco, ajuda bastante. Foi um filme de origem, uma origem ambientada nos dias atuais, e sem alterar o conteúdo original da HQ. Acho que o filme apareceu no momento certo, sem os efeitos especiais Tony levaria muito mais tempo para se vestir. E, durante boa parte do tempo, o filme fala sobre o homem que está dentro da armadura, como Sam Raimi fez: um filme onde Peter Parker vem antes do Homem Aranha. Mas, algumas mudanças eram necessárias. Jarvis se transformou num computador para evitar ser comparado com um certo Alfred. E o herói precisava de uma namorada. Pepper Potts passa o filme todo evitando o patrão mulherengo. Não curti muito o final, com a revelação de Tony. Acho que a saga Guerra Civil ainda estava rolando nas HQs naquela época, mostrando vários heróis da Marvel saindo do armário, muitas identidades secretas foram reveladas ao público (nem quero saber como andam as coisas no mundo das HQs agora), então acho que o filme aproveitou o embalo.
No final dos créditos, Samuel L. Jackson fala sobre um certo super grupo.

No filme seguinte, eu tenho que concordar com um dos leitores do blog, o que a gente mais vê nessa sequência é vidro quebrado voando para todos os lados (e o filme nem sequer era em 3D). Ele está cheio de efeitos especiais que causam um certo cansaço na gente. A batalha na praça, Homem de Ferro + Máquina de Combate vs muitos robôs, é legal mas é longa demais. Em determinado momento, Tony fica deprimido e afoga suas mágoas em rosquinhas. Foi uma oportunidade perdida, o filme evitou falar sobre alcoolismo (uma das mais memoráveis sagas do herói no gibi). Logo, temos um clima mais brincalhão. Tony está brincando, mas os demais personagens não. Ainda bem que temos a presença da Viúva Negra nesse filme, pois o vilão (Mickey Rourke) é um saco. Faltou imaginação na hora de vestir o vilão. No final dos créditos, a primeira aparição do martelo do Thor.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: iron man
ANO: 2008
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 126 min
DIRETOR: Jon Favreau
ELENCO: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Clark Gregg, Terrence Howard e Samuel L Jackson

TITULO ORIGINAL: iron man 2
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 124 min
DIRETOR: Jon Favreau
ELENCO: Robert Downey Jr, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke e Samuel L Jackson.