25.5.13

chp apresenta


EDIÇÃO ESPECIAL

Hoje é o Dia da Toalha, Dia de Star Wars e também o Dia do Orgulho Nerd. Vou aproveitar a ocasião para fazer um upgrade no CHP. Quando comecei com esse lance de Edição Especial, era só uma brincadeirinha. Quer ver o Hugh Jackman? Vamos falar sobre o Hugh Jackman, e nada mais. Depois disso, mudei de ideia. Vou falar sobre franquias famosas do cinema, esqueça os atores. Achei que seria fácil e divertido, só teria que comentar cada um dos filmes de uma franquia. Depois vi que poderia ir um pouco além disso. Hoje, as edições especiais dão muito trabalho, e eu faço tudo sozinho aqui. Comecei a visitar as velhas edições e notei que deixei algumas coisas de fora. Se eu fizesse uma edição especial de Star Wars hoje, ela seria muito maior. Então resolvi fazer esta edição especial: E TEM OUTRA COISA... apresentando mais informações e curiosidades sobre sete edições especiais antigas. São só pedacinhos, mas deu trabalho viu?


STAR WARS - A LINHA DO TEMPO


Não existem datas na franquia, mas todo mundo costuma apontar como "marco Zero" a batalha de Yavin, quando Luke Skywalker destruiu a Estrela da Morte no episódio 4. Então, vou usar a sigla AE4 para "antes do episódio 4" e DE4 para "depois do episódio 4".

100000 anos AE4 - Não existe nenhum registro sobre os primeiros seres vivos que aprenderam a usar a Força. O planeta de origem também é um mistério, alguns costumam mencionar o planeta Ossus. Sabe-se que uma raça insectóide descobriu o lado negro da Força nesta época.
25000 anos AE4 - Criação da República.
5000 anos AE4 - A primeira grande guerra entre os Jedi e os Sith.
3998 anos AE4 - Um Jedi passa para o lado negro da Força e ajuda os Sith numa batalha que devastou o planeta Ossus. A ordem Jedi vence a guerra, e o traidor, arrependido, é morto algum tempo depois, e seu corpo desaparece (algo que só um verdadeiro mestre Jedi pode fazer).
2032 anos AE4 - Uma nova ordem Sith é criada.
1000 anos AE4 - Após a batalha de Ruusan, os Jedi acreditam que os Sith foram completamente extintos. Escondido nas sombras, Darth Bane (o primeiro Sith a usar o nome Darth), dá início a uma nova ordem Sith, com um mestre e um aprendiz.
896 anos AE4 - Nasce o mestre Yoda.
600 anos AE4 - Uma Jedi chamada Allya é seduzida pelo lado negro da Força. Ao invés de ser executada pela velha República, a moça é exilada no planeta Dathomir. Lá, ela cria a Ordem das Irmãs da Noite. Em Nal Hutta, nasce Jabba o Hutt.
350 anos AE4 - Surge a Federação do Comércio.
200 anos AE4 - Nasce Chewbacca, em Kashyyyk.
82 anos AE4 - Nasce Palpatine, em Naboo.
57 anos AE4 - Nasce Obi Wan Kenobi, em Stewjon.
41 anos AE4 - Nasce Anakin Skywalker.
32 anos AE4 - Data do filme "A ameaça fantasma". A ordem Jedi descobre que os Sith ainda existem quando Darth Maul se revela em Tatooine.
29 anos AE4 - Nasce Han Solo, em Corellia.
22 anos AE4 - Data do filme "Ataque dos clones". Começam as Guerras Clônicas.
19 anos AE4 - Data do filme "A vingança dos Sith". Fim das Guerras Clônicas. Expurgo Jedi. Surge o Império Galático. Nascimento dos gêmeos Luke e Léia.
17 anos AE4 - Nasce Mara Jade, a futura esposa de Luke Skywalker.
Ano zero - Data do filme "Uma nova esperança".
3 anos DE4 - Data do filme "O império contra ataca". O príncipe Xizor, da organização Sol Negro, descobre a ligação entre Vader e Luke, e se torna inimigo da rebelião.
4 anos DE4 - Data do filme "O retorno de Jedi". Fim do Império Galático. A nova República enfrenta os Ssi-Ruuk em Bakura.
8 anos DE4 - Léia e Han Solo se casam.
9 anos DE4 - O Almirante Thrawn tenta levantar o Império novamente, mas é derrotado pela República. Nascem os gêmeos Jaina e Jacen Solo (ambos se tornarão Jedi).
10 anos DE4 - Nasce Anakin Solo. O clone do imperador Palpatine tenta recriar o Império Galático.
19 anos DE4 - Luke Skywalker se casa com Mara Jade.
26 anos DE4 - Nasce Ben Skywalker. Começa a guerra entre a galáxia de star wars e os alienígenas da galáxia de Yuuzhan Vong. Chewbacca é morto.
27 anos DE4 - Anakin Solo morre para salvar a Ordem Jedi dos terríveis Voxyn.
36 anos DE4 - Nasce Allana Solo, filha de Jacen Solo.
40 anos DE4 - Mara Jade é morta por Darth Caedus.
41 anos DE4 - Depois de passar para o lado negro da Força e adotar o nome de Darth Caedus, Jacen Solo é morto por sua irmã Jaina.
130 anos DE4 - Morre Kol Skywalker, que reconstruiu o templo Jedi no planeta Ossus. Seu filho, Cade Skywalker, ainda um padawan, ajudou a defender o templo. Mais tarde, ele ficou sob os cuidados do tio, Nat Skywalker. Anos depois, Cade abandona a Ordem Jedi e se torna um caçador de recompensas.


 O UNIVERSO EXPANDIDO DE STAR TREK


A NOVA GERAÇÃO (1987-1994)
O seriado durou 7 temporadas (178 episódios). A trama se passa no século 24, quase 80 anos após a serie clássica. Jean-Luc Picard é o capitão da Uss Enterprise NCC1701-D. Nesta época, os Klingons são aliados da Federação.

DEEP SPACE NINE (1993-1999)
Durou 7 temporadas (176 episódios). Nada de missões pelo espaço desta vez, as aventuras se passam dentro de uma estação espacial que fica ao lado de uma fenda inter dimensional. O ano é 2368, dando continuidade ao seriado anterior.

VOYAGER (1995-2001)
Novamente, 7 temporadas (172 episódios). A Voyager era uma nave pequena em comparação com a boa e velha Enterprise e era comandada por uma mulher. A trama rolava num quadrante espacial completamente desconhecido, para onde a nave foi levada acidentalmente, eles estavam beeeem longe de casa.

ENTERPRISE (2001-2005)
Durou 4 temporadas (98 episódios). Agora estamos no passado. Um século antes da serie clássica. A Enterprise NX-01 é comandada pelo bonitão Scott Bakula. A serie mostrava os primeiros anos da Federação, o início dos conflitos com os Romulanos e a estreia da tecnologia (ainda experimental) da Dobra Espacial 5.


4 TRIPULANTES DA ENTERPRISE 
QUE VAGARAM PELO TEMPO E PELO ESPAÇO


Como eu havia dito na Edição Especial de Star Trek, em  2009, o Capitão Kirk morreu no ano de 2293. Mas, por conta de uma anomalia temporal, antes de sua morte oficial, ele foi levado para o futuro. No filme Generations, o Capitão Picard encontrou Kirk na anomalia temporal e juntos eles enfrentaram o vilão do filme. Kirk acabou morrendo "novamente", no ano de 2371.
Spock também viajou no tempo antes de morrer. Como foi visto no filme de 2009. Ele seguiu o vilão Nero até o passado para impedir que o cara mudasse o presente. Mas não deu certo, e um novo presente foi criado.
Scott, o engenheiro da Enterprise, também visitou o futuro. Quando estava pesquisando uma esfera de Dyson, sofreu um acidente e guardou seu corpo no programa do teletransporte, enquanto esperava por um resgate. E ele ficou ali por 75 anos. Foi encontrado pela Enterprise de Jean-Luc Picard e ganhou vida nova. Se tornou o último membro da tripulação do capitão Kirk a morrer, ultrapassando os 145 anos.
A enfermeira Chapel também está em toda parte. A atriz Majel Barrett (esposa do criador da serie) era a oficial nº 1 da nave no episódio piloto que nunca foi ao ar. Na segunda tentativa, ficou com o papel da enfermeira Chapel. No segundo seriado (a nova geração) ela fez o papel da mãe de Deanna Troi em vários episódios. Também participou das outras três series, fazendo a voz do computador de bordo.


INDIANA JONES E OS UNIVERSOS ALTERNATIVOS


CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Originalmente, o personagem iria se chamar Indiana Smith. A mudança para o nome Jones aconteceu no primeiro dia de filmagens.
No começo, Indy seria uma cópia de James Bond. Um playboy que adorava cassinos, mulheres e champanhe (poderia ser o nome de um blog...).
Tom Selleck chegou a ser contratado para o papel do herói, mas não conseguiu ser liberado das gravações da serie Magnum.
Numa versão descartada do roteiro, a arca da aliança seria aberta dentro de uma tenda numa base nazista. Para fugir da destruição, Indy e Marion usariam carrinhos de mina. A ideia foi reaproveitada no filme seguinte (o templo da perdição).
Outra versão do roteiro mostrava um vilão com um braço mecânico que se transformava numa metralhadora.
O TEMPLO DA PERDIÇÃO 
Short Round descobre que uma queimadura pode tirar você do transe da deusa Kali, ele viu isso acontecendo com um escravo nas minas. Mas a cena foi cortada do filme.
O título original do filme era "Indiana Jones e o templo da morte".
O filme deveria ter sido uma continuação de "Caçadores..." , e a trama se passaria num castelo mal assombrado.
A ÚLTIMA CRUZADA
Antes de alguém pensar no santo graal para dar vida ao terceiro filme, pintou uma ideia que se chamava "Indiana Jones e o rei macaco". Na África, Indy descobre uma cidade perdida com um macaco falante no poder. Ele enfrentaria novamente os nazistas, mas teria a ajuda de um exército de pigmeus e de gorilas. Também visitaria um castelo assombrado e encontraria o tal vilão com o braço de metralhadora.
O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
O primeiro roteiro do quarto filme foi escrito em 1993 e se chamava "Indiana Jones e os alienígenas de Marte". O segundo, de 1995, colocava o herói numa busca pela arca de Noé. O terceiro, escrito por Frank Darabont, se chamava "Indiana Jones e a cidade dos deuses", muita coisa foi reaproveitada desse roteiro e o filme quase ganhou o título de "Indiana Jones e o filho de Indiana Jones".
Harrison Ford se recusou a pintar os cabelos brancos.
Personagens famosos deveriam ter aparecido no casamento de Indy e de Marion. Short Round, Willie Scott e o dr Jones. Mas Sean Connery estava se aposentando, então mudaram de ideia.

OS 4 CANTOS DA TERRA MÉDIA


EXTREMO NORTE - No início dos tempos, os deuses construíram dois enormes faróis para iluminar a Terra Média. No norte ficava illuin. Os Anos das lâmpadas chegaram ao final quando o malvado Melkor as destruiu. As luzes foram salvas e duas árvores nasceram, a prateada Telperion e a dourada Laurelin. Quando Melkor destruiu também as árvores, dando um fim aos Anos das Árvores, as luzes deram origem ao Sol e a Lua.
EXTREMO SUL - Além da cidade dos Corsários, do grande deserto e do Far Harad, no ponto onde o mar de Belegaer se encontra com o mar de Enegaer, ficava a lâmpada do sul, Ormal, que deu origem à árvore Laurelin, e mais tarde ao Sol.
EXTREMO OESTE - É aqui que rola boa parte da ação. O oeste da Terra Média é bem povoado. Com o Reino perdido de Arnor ao norte e as terras de Eriador ao sul, e com o Condado dos hobbits no centro. Na ponta do continente encontramos os Portos Cinzentos, no golfo de Lhûn. Os portos eram usados pelos elfos, que partiam da Terra Média em direção às Terras Imortais, e pelos homens que chegavam da ilha de Númenor.
EXTREMO LESTE - Do outro lado da Terra Média encontramos o mar do Leste. Foi nesse litoral, na terra de Hildórien, que a raça humana surgiu (ou, despertou, como dizem os livros), assim que os Anos do Sol começaram.


10 HOMOSSEXUAIS QUE VIVEM EM SPRINGFIELD


SMITHERS - Assumiu sua homossexualidade contra sua vontade, de alguma forma, todos na cidade já sabem, menos o sr Burns.
JOHN - Ele esteve no primeiro episódio pró gay, ensinando uma lição ao Homer. O gorducho acreditava que seu filho Bart era gay também.
KARL - O primeiro homocara a pintar no seriado. Se apaixonou pelo Homer e o ajudou a ser promovido na usina.
PATTY - Saiu do armário e se casou com outra mulher no mesmo episódio, mas depois descobriu que a noiva era um homem disfarçado.


URSO NO BAR DO MOE - Moe abre um bar gay e finge ser um homocara. Várias vezes vemos um bear convidando o Moe para sair e o cara inventa várias desculpas. Foi de partir o coração. No final, Moe assume sua heterossexualidade na frente de todos, mas o roteiro se esqueceu do pobre bear.
JULIO e GRADY - Outro episódio pró gay. Homer briga com Marge e vai morar num apartamento com dois homocaras, e Grady se apaixona por ele. Julio se tornou fixo no elenco, Springfield precisava de um cabeleireiro.
DUFFMAN - O Duffman tem muitas encarnações, o ator morre mas o personagem sobrevive. Dois deles são gays. Houve um Duffman que namorou o Julio, mas terminou o relacionamento para ficar com o Grady.
MARTIN - A homossexualidade do garoto está sempre evidente. Em um dos futuros alternativos, Lisa descobre que Martin mudou de sexo.
MILHOUSE - De uns tempos para cá, os roteiristas estão se divertindo com a sexualidade suspeita de Milhouse. Mas quando o vemos no futuro, ele normalmente está envolvido com Lisa, de alguma maneira.



JAMES BOND - A LINHA DO TEMPO


Ok, não dá para se levar em consideração o ano de produção de cada filme, a vida de James Bond pode ser traçada levando em conta a trama de cada filme (mas você tem que deixar o agente Felix Leiter de fora). Então, temos 23 filmes oficiais, vamos levar esse número em consideração na linha do tempo.

21 (Cassino Royale) - Bond é promovido a Agente 00, mas ainda tem que ganhar a confiança de M. Ele se apaixona e desiste de ser um espião.
22 (Quantum of Solace) - Depois de perder a mulher que amava, Bond descobriu que a vingança não é tão saborosa e se tornou um cara menos truculento.
23 (Skyfall) - Agora M é um homem e Moneypenny é sua secretária. Bond já se preocupa mais com as roupas de classe e com o modo como seu drink é preparado. Finge sua própria morte pela primeira vez.
1 (O satânico Dr No) - Surge a organização Spectre.
5 (Só se vive duas vezes) - James consegue impedir uma guerra nuclear entre o Japão e os Estados Unidos.
6 (A serviço secreto de Sua Majestade) - James se casa com uma moça chamada Tracy e fica viúvo antes da Lua de Mel.
7 (Os diamantes são eternos) - Bond finge sua própria morte pela segunda vez.
10 (O espião que me amava) - Bond salva o mundo de uma guerra nuclear pela segunda vez.
11 (Contra o foguete da morte) - Bond salva o mundo da destruição pela terceira vez (e vai pro espaço).
12 (Somente para seus olhos) - O vilão Blofeld finalmente deixa a franquia.
13 (Octopussy) - Outra ameaça nuclear. Bond salva uma base da Otan. Pinta um Agente 009.
14 (Na mira dos assassinos) - Bond salva o vale do Silício.
16 (Permissão para matar) - James está atrás de vingança, é pessoal, então deixa de ser um agente secreto pela segunda vez.
17 (Goldeneye) - O agente 006 é o vilão do filme.
19 (O mundo não é o bastante) - Bond salva a economia mundial.
20 (Um novo dia para morrer) - Bond salva o mundo pela quarta vez.


10 COISAS QUE VOCÊ, POSSIVELMENTE, NÃO SABIA SOBRE O QUADRIBOL


1- O primeiro registro de bruxos usando vassouras para voar é de 962 D.C. No século X surgiu a Corrida anual de vassouras (na Suécia) e vários jogos diferentes, com vassouras, foram criados em diversos países europeus ao longo dos anos.
2- O ancestral do Quadribol nasceu no brejo de Queerditch no século XI (daí o nome original do esporte: quidditch).
3- No século XIII o jogo ganhou uma quarta bola, o pomo de ouro. Mas se tratava de um passarinho gordinho chamado Pomorim Dourado. Hoje, ele é uma espécie protegida. No século XIV surgiu o pomo de ouro, uma bolinha enfeitiçada que, diferente do passarinho, não deixava os limites do campo de Quadribol.
4- A primeira Copa mundial de Quadribol aconteceu no ano de 1473 entre várias nações européias.
5- No século XVII, países não europeus começaram a participar da Copa, que é realizada a cada 4 anos.
6- Em 1652 surgiu a Taça Européia. Disputada a cada 3 anos.
7- O Quadribol pisou pela primeira vez no continente americano no século XVII.
8- Nos Estados Unidos o trancaBola é muito mais popular que o Quadribol. No TrancaBola você tem que marcar um gol antes que a goles exploda na sua mão.
9- Na América Latina o TrancaBola também é muito popular. Mas os times de Quadribol do Brasil e da Argentina já chegaram nas quartas de final na Copa Mundial do século XX.
10- Os melhores jogadores de Quadribol da América Latina são do Peru.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E TEM OUTRA COISA...

Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.

Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.
:)

Anselmo disse...

Feliz dia do orgulho nerd para quem sabe muito sobre apenas uma coisa e para aqueles que sabem um pouco sobre várias coisas.

Wall disse...

1-Impossível não amar seus super posts
2-O texto da terra-media automaticamente abriu meus olhos para a verdade absoluta: O Silmarillion nada mais é que uma edição especial infinita e inacabada. O que me leva a questionar se Os filhos de Húrin não seria um "E tem outra coisa..."

Anônimo disse...

Tenho seu blog nos meus favoritos a tempos e me identifico com sua paixão por cinema! Você já pensou em migrar o blog para o tumblr? só uma idéia, eu acho q seria interessante pois vc poderia interagir melhor com as pessoas(com aquele sistema de seguidores, botão "like", as asks e tal sem falar nas opções de customização de temas.. e acho q ia até aumentar a popularidade do seu blog :)

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

eu visito alguns tumblrs e acho meio estranho, as postagens são apenas fotos, quase não tem texto, acho que não seria possível fazer por lá a mesma coisa q faço aki

Leirson disse...

Só agora pude ler melhor o super post, já sou suspeito pra falar porque sempre digo a mesma coisa: ADORO os posts!!!
Sempre tem muita coisa que eu não sabia e acabo aprendendo graças a você!

Embora atrasado, mas Feliz Dia Do Orgulho Nerd!!