14.7.13

chp apresenta




SUPERMAN 
EDIÇÃO ESPECIAL


Ele não é um pássaro, ele não é um avião. Ele é mais rápido que uma bala. Mais forte que uma locomotiva e é capaz de saltar sobre os prédios com um único pulo. Usava uma capa, mas não voava. Ainda assim, fez o maior sucesso em junho de 1938 quando apareceu, levantando um carro, na capa da HQ Action Comics #1. O Superman é o pai de todos os super heróis modernos, um cara com os poderes de um deus, disposto a ajudar as pessoas. Nascido entre a crise da bolsa e o início da segunda guerra mundial, ele veio ao mundo no momento certo, o povo norte americano precisava de um modelo como ele, o gibi era barato e passava uma mensagem de esperança. Todo mundo queria ser um Superman, para acabar com as injustiças e com todo o mal do mundo. Qualquer um sente um estranho poder emanando de si quando veste uma camisa com o famoso S no peito. Toda época tem o seu super herói. O Superman era uma nova versão de Aquiles, Hércules, Robin Hood, Arthur, Siegfried e Jesus Cristo. Ironicamente, ele foi criado por dois judeus...



A CRIAÇÃO DO MITO
E OS 130 DÓLARES

Joe Shuster e Jerry Siegel se conheceram ainda na adolescência. Juntos escreveram uma história de ficção chamada "O reino dos Super Homens". A trama se passava num futuro dominado por, bem, Super homens, e eles eram cruéis. Algum tempo depois, eles mudaram tudo. Surgiu um super homem bonzinho, que fez sua estreia em tiras de jornal, durante alguns poucos meses, em 1933. O personagem ganhou um uniforme, baseado nos trajes de artistas de circo. Ele foi vendido para a editora National Publications (a futura DC comics). O editor, Vic Sullivan, pagou 130 dólares pelos direitos do personagem.
Quando o herói se tornou um sucesso, Jerry e Joe viram o tamanho da besteira que haviam feito (no ano seguinte, os criadores do Batman, Bob Kane e Bill Finger, foram mais espertos. Kane sabia que Vic Sullivan era um cretino, e se agarrou ao homem morcego com unhas e dentes. Kane ficou rico), e quando o contrato de dez anos estava perto do fim, os caras processaram a editora. Eles receberam 100 mil dólares, mas seus nomes nunca mais seriam associados ao personagem novamente.
Shuster estava na pior na década de 1950. Para sustentar sua família topou fazer HQs eróticas e usou as imagens do Superman e de Lois Lane descaradamente (sem roupa, mas você sabe que são eles).
Na década de 1970, a Warner começou a investir no filme do Superman. Siegel estava torcendo para que o filme fosse um fracasso. E ele jogou pesado, contando sua triste história para o público, ele estava passando fome. Um novo acordo foi feito. Os créditos da criação do personagem voltaram para as mãos de Jerry e de Joe, e eles passaram a receber 40 mil por ano.
Shuster morreu em 1992 e Siegel em 1996. Agora, seus herdeiros estão na briga pelos direitos do Superboy. Eles ganharam o caso em 2004, mas a Warner apelou (Smallville estava faturando os tubos na tv), e em janeiro de 2013, a Warner venceu. Mas a guerra ainda não terminou.


DEUSES ENTRE NÓS
O CASAMENTO, A MORTE E OS MASCOTES

Filho de Jor-El e de Lara-El, o pequeno Kal-El ("filho das estrelas" em kryptoniano) deixou seu planeta natal, Krypton, antes de sua destruição. Se tornou o "último filho de Krypton", só que, algum tempo depois, descobrimos outros sobreviventes, inclusive uma cidade inteira, Kandor, a capital do planeta (que foi miniaturizada e roubada pelo vilão Brainiac). A prima de Kal-El, Kara Zor-El, a Super moça, também veio parar na Terra. E, acredite se quiser, o Super Macaco estava no mesmo foguete que trouxe Kal-El. O Super Gato e o Super Cavalo eram mascotes da Super moça. Krypto, o Super Cão, chegou em seu próprio foguete. Eles se reuniram na "Legião das Super Mascotes" na década de 1960 (é sério).
Na década de 1940, o herói ganhou seu traço definitivo. Um S mais bonito no peito e um cinto amarelo. Seu super pulo já havia sido extinto, agora ele voava. Tinha um sopro gelado, uma visão de calor, outra de raio X, super audição, a invulnerabilidade e a super força.

 
Criado em Smallville (ou Pequenópolis se preferir) por Jonathan e Martha Kent, Kal-El passou a se chamar Clark Kent. Lana Lang foi sua primeira namoradinha. Acidentalmente participou da "criação" de seu arqui inimigo, Lex Luthor, quando era jovem (na verdade, o cara culpa o Superboy pela explosão de seu laboratório. Ele se salvou mas perdeu todo o cabelo). Clark se mudou para Metrópolis e se tornou um repórter no jornal Planeta Diário. Trabalhando para o editor Perry White, ao lado de Lois Lane e de Jimmy Olsen.
O herói já se deparou com oito tipos diferentes de kryptonita (nove se você levar em conta a piada da kryptonita rosa), perdeu o pai, entrou para a Liga da Justiça e matou (sim, ele já matou alguém) o general Zod, e seus capangas, num universo paralelo, usando a boa e velha kryptonita verde.
Combateu o mal ao lado do Pernalonga e do coelho Quik, até ajudou o He-man a enfrentar o Esqueleto. Em 1978 enfrentou o lutador Muhammad Ali num ringue e perdeu!
Quando finalmente conquistou Lois Lane, como Clark Kent, resolver revelar seu segredo. A moça não aceitou isso numa boa, desfez o noivado e sumiu do mapa. Por conta disso, as vendas do gibi começaram a cair. Então, a editora, que não é boba, trouxe Lois de volta e promoveu o casamento do Superman, de uma vez só.
Em 1993, Sups foi morto pelo vilão Apocalypse e voltou à vida algum tempo depois, ele só precisava recarregar suas baterias solares. Voltou à ativa usando um uniforme negro. Ainda nos anos 1990, perdeu seus poderes e ganhou outros, elétricos, mudando mais uma vez de uniforme. Ninguém gostou dessa fase e tudo voltou ao normal rapidinho.
Em dois futuros alternativos, e no último reboot, o herói chegou a ter um caso com a Mulher Maravilha (e filhos com ela também).




NA TELINHA

O herói deixou os gibis pela primeira vez em 1941 e foi parar em curtas animados que eram exibidos nos cinemas. Foram 17 episódios e eles eram lindos (youtubo), tinha o lance do pássaro barra avião barra locomotiva e tal, a troca de roupas em cabines telefônicas e o famoso "esse é um trabalho para o Superman". 
Sua primeira aparição numa serie em live action é de 1948. O bailarino Kirk Alyn precisava ser transformado em desenho animado para poder sair voando.
Entre 1951 e 1957, Sups ganhou uma serie de tv com 104 episódios. Mistério, o ator George Reeves teria, supostamente, cometido suicídio em 1959, aos 45 anos.
Entre os anos 1970 e 1980, o personagem ganhou três series animadas. Entre elas, "Os Superamigos" da Hanna Barbera.
Em 1988, surgiu a serie Superboy, que durou 100 episódios. Em 1993 veio "Lois & Clark", durou 87 episódios e teve até casamento.
Com o sucesso da serie animada do Batman, o homem de aço ganhou sua própria serie, no mesmo estilo de animação, em 1996. Foram 3 temporadas. E, de lá para cá, também protagonizou longas animados feitos para a tv, como "A morte do Superman", "Superman e Batman inimigos públicos" e "Superman vs Elite". Além de aparecer em outros longas da Liga da Justiça como "Crise em duas Terras" e "A nova fronteira", e em seriados como "Liga da justiça", "Liga da justiça sem limites" e "Legião dos super heróis".
Seu último seriado em live action foi "Smallville" (10 temporadas).


OS FILMES


SUPERMAN O FILME
(1978)

Esse ainda é o melhor de todos eles. Uma abertura incrível com uma música sensacional. Tecnologia de ponta, um novo tipo de microscópio havia sido criado naquela época, e uma célula humana, de um câncer de pâncreas, se tornou o planeta Krypton que vemos no filme. Essa é aquela produção que, como dizem, nos fez acreditar que um homem podia voar. De fato, os efeitos especiais são ótimos.
Se dependesse do Marlon Brando, Jor-El teria estrangulado a esposa antes da explosão do planeta, para ele seria uma morte mais digna, ainda bem que a sugestão do ator não foi aceita. Aí temos a espaço nave estrela, o garotinho levantando o carro dos Kent e a clássica sequência da queda do helicóptero. Fazer o planeta girar na direção oposta não vai fazer o tempo recuar, mas foi um final legal. Na versão estendida, você vê Zod e seus amigos sendo condenados à Zona Fantasma.



SUPERMAN 2
A AVENTURA CONTINUA
(1980)

Agora temos um filme dividido em três partes. Acompanhamos o romance de Lois e de Clark. Ela tem uma leve suspeita e decide se jogar nas cataratas do Niágara para ver se Clark vai se transformar no Super para salvá-la. O segredo é descoberto e Clark leva a moça até a Fortaleza da Solidão. Aí descobrimos que não existe televisão na casa do Superman. Enquanto Clark se transforma em humano para ficar com Lois, o General Zod conquista o mundo e Lex Luthor foge da cadeia. Clark e Lois voltam para a civilização, felizes e abraçadinhos, e dão de cara com a tragédia. Essa sequência abre bastante espaço para o romance e para o humor. Alguns efeitos são legais mas outros são toscos demais. A batalha nas ruas, e nos céus, de Metrópolis, é muito mais impressionante que a batalha final na Fortaleza da Solidão. Foi um clímax bem chatinho, com o Sups jogando o S na cara do Non, o que diabos foi aquilo??? Também é difícil dar um desconto pro tal beijo que apaga memórias...


SUPERMAN 3
(1983)

Esse filme, com um orçamento bem pequeno, em comparação aos outros dois filmes, não é exatamente um filme do Sups. É um filme do "comediante" Richard Pryor e, por um acaso, o herói faz parte do elenco. Nenhuma piada nesse filme se salva. Sups fica sem rumo durante boa parte do tempo. Só é interessante rever essa pérola por conta da participação da atriz Annette O'Toole, ela faz o papel de Lana Lang (na serie Smallville, ela fez o papel de Martha Kent).



SUPERMAN 4
EM BUSCA DA PAZ
(1987)

Sim, é um filme ruim, mas consegue ser melhor que o terceiro, afinal de contas, tem mais Superman na tela. A história foi escrita pelo próprio Christopher Reeve. O herói quer acabar com todas as armas nucleares do mundo mas, sem saber, acaba ajudando Lex Luthor. O vilão cria o Homem Nuclear para dar cabo do azulão. Salvar a estátua da liberdade e impedir a erupção de um vulcão, Superman tem muito trabalho nesse filme mas pouca grana para os efeitos especiais. E o filme faz uma clara alusão à guerra fria. Isso foi estranho porque, no segundo filme, quando Zod pisa na Lua, vemos astronautas (americanos) e cosmonautas (soviéticos) trabalhando juntos como amigos.




SUPERMAN O RETORNO
(2006)

Esse filme ignora completamente os dois últimos, é uma continuação direta do segundo filme. Eles até usaram cenas perdidas do Marlon Brando. Sups vai até o local onde antes existia o planeta Krypton para dar uma olhadinha. Enquanto isso, na Terra, Lois toca sua vida para frente e começa um novo relacionamento. O herói volta depois de cinco anos no espaço e descobre que Lois agora tem um filho. Eu não sei por que o filme tenta fazer segredo, logo de cara a gente já sabe que o garoto é filho do Sups, imune a kryptonita mas com super força. A trama do filme é o seu maior problema, o pior de tudo foi descobrir que Lois fez sexo com o Superman, sem saber que se tratava do Clark Kent. Não dá para acreditar que o herói faria uma cachorrada dessas com a moça.



O HOMEM DE AÇO
(2013)

O novo filme bebe de muitas fontes, ele é fiel aos quadrinhos e, diga-se de passagem, quadrinhos modernos, sagas que foram escritas na última década. É uma maneira de agradar os fãs mais novos do herói. Tem "Superman o legado das estrelas", "Superman origem secreta", "Superman Terra Um". A trama principal desse filme foi chupada das series "Novo Krypton" e "Guerra dos Supermen". Apesar de ter um ótimo vilão, muito mais desenvolvido que o herói, o filme demora para decolar e o Sups nunca parece estar levando as coisas à sério em alguns momentos. Culpa do roteiro, não há espaço algum para piadas nesse filme. A gente merecia ver um Sups mais violento barra revoltado. Quem sabe na continuação...

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Em breve:

GAME OF THRONES
EDIÇÃO ESPECIAL

maicon2011 disse...

Muito Bom Alessandro! Adoro a forma como você insere as curiosidades no texto, e o bom humor, sou super fã do seu blog,

Matheus disse...

Game of Thrones? Aí sim, a série que mais curti na vida. Os livros são incríveis, estou terminando o quarto agora...

Enio disse...

(gritinhos)
Game of Thrones!!!
rs.

Anônimo disse...

muito bem construído o texto, com pedacinhos de hisória e curiosidades. Ansioso por GOT!

Leirson disse...

Perfeito post, Alessandro! Muita coisa desconhecia até agora, e fiquei com pena quando o post chegou ao fim. Parabéns!

Anônimo disse...

Ahhhhh gostei tanto que achei curtíssimo. Parabéns por esse dom que você carrega.

Mich disse...

É! O "Superman - O Filme" continua sendo o melhor do Sups, mas ainda o personagem não tem o seu o filme definitivo... uma pena! Agora é esperar pela sequência de "O Homem de Aço". Pq será que em todo filme dele, quando acaba, eu fico com essa sensação? http://media.tumblr.com/f795570b0362f15588f467c0604775b7/tumblr_inline_mq0c8fdkfQ1qz4rgp.jpg Toda a franquia ainda deve muito!

Ótimo post, Alessandro! Nesse aí você arrebentou nas piadas! Ei, li em algum lugar que os criadores tinham como base o tal Messias que os judeus tanto aguardam a chegada.

Anselmo disse...

Excelente, como sempre.