26.7.13

ORIGINAL VS REBOOT


Esse foi o filme que levou quase três décadas para sair do papel. Teve um roteiro rejeitado pelo próprio Stan Lee porque, na trama, o herói matava um policial. Passou pelas mãos de James Cameron e se tornou a maior promessa de 1999. Mas foi só em 2002 que o Aranha viu seu primeiro filme de responsa nos cinemas, é melhor nem mencionar os clássicos da década de 1970 (Homem Aranha o filme (1977), Homem Aranha o desafio do dragão (1979) e O retorno do Homem Aranha (1978).
A história do personagem não foi alterada, para a alegria dos fãs, como o próprio diretor Sam Raimi. Blá blá blá tio Ben morre blá blá blá picada de aranha e deixa o bandido escapar blá blá blá não necessariamente nessa ordem. Mas o filme quis ser mais realista. Temos uma aranha geneticamente alterada e teias orgânicas saindo do braço do ator, a gente teve que se acostumar com isso ("como um adolescente conseguiria fazer um tipo de adesivo que nem mesmo a 3M consegue?". Essa foi a desculpa que a gente ouviu na época). Mas a maior sacada do filme é o personagem principal, não o herói, mas sim Peter Parker, o filme é sobre ele. Esse foi o segredo do sucesso do gibi, na década de 1960, um cara com quem a gente pode se identificar facilmente. Logo, gastando vários minutos na descoberta dos poderes, e pensando no que fazer com eles, esse filme acabou se tornando o melhor filme de super-origem já feito. E foi no melhor momento possível, atores digitais já estavam se espalhando pelos filmes, só assim para se fazer o Aranha voar pelos prédios. Destaque para o famoso beijo-aranha.

O reboot chegou cedo demais e ele reconhece isso. A origem do herói é recontada rapidamente, em comparação ao filme de 2002. Mas surge algo novo, Peter não quer ser um herói. Ele quer apenas caçar o assassino do tio Ben. A clássica lição "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" é algo que ele vai ter que aprender sozinho. Ele acaba se tornando um herói após salvar algumas pessoas numa ponte, depois de um ataque do vilão Lagarto. Aí o filme começa a andar mais rapidamente, ele já se livrou do lenga lenga da origem, que ainda está bem fresco na nossa memória (poderia ter sido um Homem Aranha 4, e por que não?) e o herói já começa a fazer piadas, já conhece todos os poderes e faz todas as famosas poses do gibi. E acaba se saindo bem melhor nisso que o Aranha digital da primeira trilogia, uma vez que optaram por usar dublês nesse reboot. Os fãs mais nostálgicos agradecem pela volta dos lançadores de teia e pela presença de Gwen Stacy. O filme ainda criou toda uma teia de mistérios ao redor dos pais de Peter e ganchos para uma sequência (você viu a cena adicional nos créditos finais?). Mas como o reboot chegou cedo demais, não tem aquela cara de novidade, não importa o quanto ele tenta inovar. Mas, sim, tem seus méritos.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: spider-man
ANO: 2002
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 121 min
DIRETOR: Sam Raimi
ELENCO: Tobey Maguire, Williem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson, Rosemary Harris, J.K. Simmons e Joe Manganielo
PRÊMIOS: indicado para 2 Oscars (som, efeitos especiais)

TÍTULO ORIGINAL: the amazing spider-man
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 136 min
DIRETOR: Marc Webb
ELENCO: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen e Sally Field

Eduardo disse...

Apesar das coisinhas que vc citou, gostei do primeiro. O segundo, com o Dr. Octopus tbm foi ótimo. Ai veio o 3, decepção total.

Depois disso lançaram esse reboot, mas fiquei com receio de ver e perder as boas lembranças da minha infância que o 3 não conseguiu destruir. XD

Mich disse...

Eu gosto de "O Espetacular Homem-Aranha"! Apesar de todos os seus defeitos, eu acho ele um filme bem legal, e assisti ele com a mente aberta que tenho! Tentei lembrar do método teatral de ver as mesmas peças com atores diferentes e seguir reapresentação de toda a coisa - É o que faço antes de ver qualquer remake!

É claro que a intenção dessa nova franquia é de atrair ainda mais os jovens que nasceram de 95 pra cá! É até por isso que os Nerds mais velhos o xingam de "Homem-Aranha Crepúscolizado"...

Enfim, espero que acertem mesmo no segundo! Outra coisa, é que acredito que Andrew Garfield tenha uma vantagem sobre o Tobey Maguire: Além do fato dele ser um fofo, ele tem expressão facial!

Anônimo disse...

Na verdade, apesar de o reboot ter suas qualidades, perde a essência. Peter não é mais aquele menino bobo, "gente como a gente" na verdade, é até meio descolado, decidido. Se ele quer a mocinha, ele vai ficar com a mocinha e fim. E também não curti em nada os efeitos especiais, achei o lagarto de uma qualidade bem duvidosa. Mas é só a minha opinião né.

Anônimo disse...

e o original e muito bobo

Anônimo disse...

e miito bobo

Anônimo disse...

e mioto legal e rebeca e o mei nome e sou criança serio