31.7.13

ORIGINAL VS REMAKE


No primeiro filme, vimos Charlton Heston entrando na zona proibida. Depois, no filme seguinte, o mundo foi pro beleléu. O que fazer em seguida? É interessante notar como os três filmes seguintes parecem ter sido escritos de uma só vez. Essa trilogia tem um arco fechado na trama. Em "a fuga do planeta dos macacos", descobrimos que Zira e Cornelius escaparam da destruição e foram parar no passado, no "planeta dos humanos". Eles foram mortos, mas o filho de Zira foi salvo, seu nome é Cesar. E aí chegamos no quarto filme, CONQUISTA DO PLANETA DOS MACACOS, onde vemos Cesar se tornar o grande libertador de sua raça. Zira e Cornelius conhecem a história do lendário macaco que abriu a boca e disse um NÃO para um humano, mas nunca poderiam imaginar que esse macaco, que viveu há muitos séculos, seria seu filho. É um daqueles paradoxos temporais de fundir a cuca.
Quando o remake pintou em 2011, eu me perguntava, por que um remake do quarto filme? Sem Zira e Cornelius no elenco? De onde veio o macaco Cesar? PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM acabou sendo uma das maiores surpresas do ano. Cesar nasceu em nossa época, mas foi num laboratório. Ficou inteligente por conta dos experimentos que foram realizados em sua mãe (achei isso um horror, injetaram muitas drogas no animal sem antes verificar se a chimpanzé estava grávida ou não). Apesar de ser caro e digital, Cesar é o personagem principal do filme e ele dá um show de interpretação. O famoso NÃO está lá, ainda é um "planeta dos macacos" afinal, e há uma sub trama quase imperceptível envolvendo um vírus que vai acabar com a raça humana, deixando a conquista dos macacos mais realista. 
O novo filme, "dawn of the planet of the apes" (2014), não será um remake do quinto filme, "a batalha do planeta dos macacos". Ele é uma continuação direta de "a origem", deverá mostrar um grupo de humanos que ainda resiste à epidemia que está dizimando a humanidade.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: conquest of the planet of the apes
ANO: 1972
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 88 min
DIRETOR: J. Lee Thompson
ELENCO: Roddy McDowall, Don Murray e Natalie Trundy

TÍTULO ORIGINAL: rise of the planet of the apes
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Rupert Wyatt
ELENCO: Andy Serkis, James Franco, Tom Felton e John Lithgow
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de efeitos especiais