6.7.13

TOP 10 - OS MELHORES FILMES SOBRE SONHOS


10ª POSIÇÃO - A CELA
Ok, esse filme não deveria estar aqui, mas eu não queria deixá-lo de fora. Não é exatamente sobre sonhos, Jennifer Lopez consegue entrar na mente de um criminoso usando uma máquina e visita lugares bem surreais. A trama se perde depois de um tempo mas é o visual do filme que impressiona. Se prestar atenção aos detalhes, vai encontrar até a banda Tears for Fears no filme.




9ª POSIÇÃO - O MÁGICO DE OZ
Nos livros, a terra de Oz é um lugar real, um grande deserto a separa do Kansas. Mas no filme, tudo não passou de um sonho (se você disser que isso é um spoiler, eu te mato). E o filme fez tudo direitinho, como se fosse um sonho, cada uma das pessoas que convive com Dorothy (tirando os tios) tem uma contra-parte em Oz.





8ª POSIÇÃO - A MORTE NOS SONHOS
E lá estava eu, pensando nesse top 10, quando algo surgiu lá do fundo do baú. Dennis Quaid (tem uma cena dele só de cuecas) tem esse poder de entrar nos sonhos das pessoas. Ele está sendo treinado pelo governo para melhorar sua habilidade. Tem aquele lance do "se morrer no sonho, morre na vida real também" e uma grande conspiração.





7ª POSIÇÃO - UM CÃO ANDALUZ
É meio difícil explicar a trama. O filme traz várias imagens e sequências estranhas como se fosse um sonho barra pesadelo. E a intenção é essa mesma. São apenas dois atores, uma moça tem seu olho cortado por uma faca e um cara vê formigas saindo de um buraco em sua mão. Bizarro, são 16 minutos de duração (ou de piração), gostaria de saber se existe um dvd.





6ª POSIÇÃO - A HORA DO PESADELO 3 - OS GUERREIROS DOS SONHOS
Por que esse "a hora do pesadelo" é diferente? Bem, nesse filme, o pessoal resolveu revidar. Eles pegaram o Freddy de surpresa. Se o sonho é seu, você pode fazer o que quiser dentro dele. E o plano deu certo, pena que durou poucos minutos.





5ª POSIÇÃO - CIDADE DOS SONHOS
Um dos melhores filmes de David Lynch. Dividido em duas partes que são duas versões da mesma trama. Uma mulher sofre um acidente de carro e perde a memória, ela vai parar na casa da Naomi Watts, que promete ajudá-la. Aí pinta uma caixa azul, uma boate e outras coisas bem misteriosas, e uma reviravolta de cair o queixo.






4ª POSIÇÃO - PAPRIKA
E agora a gente mergulha de vez no mundo dos sonhos, onde tudo é possível. Afinal de contas, é mais fácil distorcer a realidade em desenhos animados. Esse animê estreou 4 anos antes do filme "a origem", e tem a mesma trama, terrorismo via sonhos. Mas nada de maletas, é possível entrar nos sonhos de uma pessoa através de um pequeno dispositivo que pode ser colocado no seu ouvido. Como todo animê que se preza, o filme atinge proporções apocalipticas lá no final.





3ª POSIÇÃO - ABRA OS OLHOS
Se você ainda não viu "Vanilla Sky", beleza. O filme com Tom Cruise e Cameron Diaz é meio fraquinho, tenta criar uma confusão na nossa cabeça de uma maneira um tanto forçada. O filme original é mais suave, acima de tudo ele quer contar uma história de amor. Você pode até dar uma chance para a versão norte americana mas, por favor, veja o filme espanhol antes.





2ª POSIÇÃO - A ORIGEM
Ah, esse é o filme que você estava esperando ver nesse top 10 desde o início. Pode ter sido baseado em "Paprika" ou numa velha HQ do Tio Patinhas, a gente nem liga, o filme tem cenas impressionantes, e esse lance de sonhos com "vários níveis de profundidade", foi uma ideia muito bacana. Ainda está discutindo o final? É um filme sobre sonhos e não sobre prever o futuro, como é que os filhos do Leo estão sempre usando as mesmas roupas? Tanto nos sonhos, durante o filme, como na "vida real", lá no final.




1ª POSIÇÃO - WAKING LIFE
O filme todo é um sonho ou será que existem cenas no mundo real também? E quantas pessoas diferentes estão sonhando o filme? Você nunca vai saber o que é real. Também é difícil dizer quem está sonhando com quem. O pessoal passa o tempo todo debatendo o existencialismo e outras questões filosóficas, você pode ficar perdido, e, em matéria de sonhos, passa ótimas dicas para se acordar dentro de um sonho lúcido (já usei uma delas, realmente funciona).

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the cell
ANO: 2000

TÍTULO ORIGINAL: the wizard of Oz
ANO: 1939

TÍTULO ORIGINAL: dreamscape
ANO: 1984

TÍTULO ORIGINAL: un chien andalou
ANO: 1929

TÍTULO ORIGINAL: a nightmare on Elm street 3, dream warriors
ANO: 1987

TÍTULO ORIGINAL: mulholland Dr
ANO: 2001

TÍTULO ORIGINAL: papurika
ANO: 2006

TÍTULO ORIGINAL: abre los ojos
ANO: 1997

TÍTULO ORIGINAL: inception
ANO: 2010

TÍTULO ORIGINAL: waking life
ANO: 2001

Anônimo disse...

A Cela ♥
nunca imaginei ver esse filme entre melhores.

valbert disse...

Adorei esse top,toners que venham mais tops !

Pedro Wajsfeld disse...

Um Cão Andaluz existe sim em DVD Alessandro. Vem com um outro curta do Buñuel que eu não lembro qual é. Em São Paulo ou na internet você deve encontrar.

Gabriela disse...

passa ótimas dicas para se acordar dentro de um sonho lúcido (já usei uma delas, realmente funciona)

q são...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Hum, deixa eu ver...
Interruptores, se estiver na dúvida se é um sonho ou não, procure um interruptor, a iluminação não muda dentro de um sonho, captar essa mudança é função do lado direito do cérebro (assim como ler), sonhar é uma função do lado esquerdo.

Anônimo disse...

"Como todo animê que se preza, o filme atinge proporções apocalipticas lá no final."

Eu ri hehehee
Pior que é verdade.

Anônimo disse...

PODERIA SER MELHOR, SE TIVESSE O FILME... INK.... POIS O FILME MOSTRA SONHOS E PESADELOS, E SERES QUE OS CAUSAM, MELHOR DE TODOS,ESSES QUE VOCE POIS AI...*-*