24.8.13

DIGA "SIM" ÀS DROGAS


MANGUE NEGRO é um filme brasileiro de 2008. É uma produção de baixo orçamento sem nomes famosos no elenco, é um filme de terror mas não tem o charme de um "Zé do Caixão". É também uma produção beeeem amadora, tem erros de continuidade, péssimas atuações (acho que muitos atores foram dublados na edição final, e isso comprometeu os efeitos sonoros ao fundo, quase inexistentes), cenas fora de foco, muito fade in e out atrapalhando o ritmo do filme, a iluminação sempre muda, diálogos fracos e desnecessários e uma trilha musical bem carnavalesca, não combina com um filme de terror. Muitas coisas acabam com o clima de horror, fica difícil saber se o filme é uma homenagem ao gênero, se ele quer ser levado à sério ou se é uma paródia.
Tirando todos os defeitos (97% do pacote) vemos que a maquiagem pode ser salva. Ela é muito boa, os zumbis são legais. Alguns zumbis são bonecos, tem um pouco de stop motion também, e tem muito sangue. É um The Walking Dead de fundo de quintal. A maquiagem também é usada para transformar alguns atores homens em mulheres idosas, pra quê isso? O diretor não podia chamar a própria avó para fazer o filme de graça?? Nesse quesito, o resultado ficou tosco demais.
Na trama vemos várias pessoas que vivem da pesca do caranguejo num manguezal. Seus caminhos vão se cruzar durante o filme, mas você precisa saber que as histórias não estão sincronizadas (proposital?). A primeira meia hora é insuportável, mas depois disso começa a epidemia zumbi. Os mortos se levantam do mangue e o filme fica mais interessante. 
O filme pode ser ruim mas ganhou uma edição de luxo. Ele vem numa caixa ao lado de um encarte e com 7 cards. É um dvd duplo, o disco 2 traz alguns extras: making of, entrevistas com o elenco e curtas do diretor do filme, Rodrigo Aragão. Entres eles está o curta "Chupa Cabras" (interessante até o aparecimento da criatura). O áudio do filme é uma surpresa, MANGUE NEGRO não é nenhuma mega produção mas tem um som 6.1 DTS, 5.1 DD e DS 2.0. A quarta faixa é de comentários, o diretor se desculpa por cada errinho do filme.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2008
PAÍS: brasil
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Rodrigo Aragão

Mich disse...

Lembro que vi no Canal Brasil. Concordo com você, a maquiagem é boa, tem aquela cena de explosão no fim bem bacana e tal... Acho "Capital dos Mortos" bem melhor! Já viu esse?