12.9.13

20 ANOS DE ARQUIVO X


Eu estava no meu curso de desenho animado conversando com uma amiga. Enquanto eu desenhava e animava ratos e gatos com olhos esbugalhados e fazia bigornas caírem do céu, ela fazia bichinhos fofinhos estilo Disney. Ela gostava de Phil Collins e era louca por John Travolta (outros tempos), e ela também falava sobre um certo seriado chamado ARQUIVO X.
Resolvi dar uma chance. Para a minha sorte, peguei um episódio do tipo ''monstro da semana'', ou seja, não era um episódio que mostrava a tal da grande conspiração, algo que deixaria qualquer leigo perdido. Os episódios do ''monstro da semana'' tinham um começo, meio e fim. Adorei a música na abertura, e o episódio parecia um mini filme de terror. Scully tinha um cachorrinho que foi comido por uma misteriosa criatura num lago (que dó), era a terceira temporada.
Rapidamente, comecei a me atualizar. Haviam episódios nas locadoras, em vhs. Quando a era do dvd começou, surgiram as caixas. E junto com as caixas, o maldito arquivo de duas gavetas que eu nunca consegui comprar, com espaço para todas as temporadas.



Eu também comprava todo mês a extinta revista Sci-fi news. Tinha muito Buffy e Star trek, mas Arquivo X aparecia em quase todas as capas e, praticamente, em todas as edições. Comprei também alguns livros e action figures. Quando o primeiro filme foi lançado, eu já estava atualizado, ele se encaixa entre a quarta e a quinta temporada. Na tv o seriado era exibido dublado, me acostumei com isso, até hoje vejo os dvds em português, adoro a dubladora da Scully. Quando a serie foi homenageada nos Simpsons, eu estava lá, participei da promoção e ganhei uma camisa (tenho ela até hoje).
Quando o Mulder pulou fora, muita gente parou de ver a serie, mas eu não, eu dei uma chance ao Robert Patrick. Revendo o seriado nos dias de hoje, vemos no elenco nomes famosos como Ryan Reynolds, Jack Black e até Shia LaBeouf, todos em início de carreira. O seriado terminou em 2002, dez anos antes da conquista alienígena, agendada para dezembro de 2012. Pena que o segundo filme nem sequer tocou no assunto. Vale a pena rever as sete primeiras temporadas, a quinta temporada é a minha favorita. 
Esse seriado sabia fazer um episódio final como nenhum outro. A gravidez da Scully, a espaçonave na praia, Cassandra Spender na ponte ... quem é que aguentava esperar pela temporada seguinte? 

AFINAL DE CONTAS,
 KRYCEK TINHA UMA QUEDA PELO AGENTE MULDER?


Diferente de Lost, os escritores não tinham um plano. Em um determinado momento se viram obrigados a amarrar centenas de pontas soltas, não dava mais para continuar daquele jeito, a serie poderia perder seu público. O primeiro filme acabou não trazendo explicação alguma, a quinta temporada foi mais generosa. Lá no final, na nona temporada, já não havia mais assunto, só restava a data da invasão alienígena. O segundo filme tinha a cara de um episódio estendido, e não era um bom episódio. Um terceiro filme já foi prometido várias vezes e até agora, nada. E nem precisa, Arquivo X já entrou para a história como uma das melhores series de todos os tempos (tirando as últimas temporadas, ninguém é perfeito). 

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Momento "eu não vou dormir hoje a noite":
Um bando de malucos amputou o braço esquerdo de Alex Krycek com um facão na brasa.
Eu tive pesadelos com essa cena.

Leirson disse...

Eu cheguei a ver esse arquivo na loja...mil reais na época. Fiquei só babando na vitrine!

gersonson disse...

o filme é entre a 5ª e a 6ª temporada,vc colocou errado no blog,a 5ª temporada é menor pois ele tinham que gastar com o filme,a 5ª temporada tambem teve poucos episódios sobre a conspiração pois queria deixar toda a trama central para o filme.A 5ª temporada é de 1997 e o filme de 1998,mesmo ano que começou a 6ª temporada.Eu ja vi no site da saraiva a caixa em forma arquivo com as 9 temporadas,por 1499 reais(uma facada nos rins)

Daniel Coelho disse...

É incrível, lembro que assistia isso com minha mãe (SIM), como nunca tive TV a Cabo assistia na Record (e logo depois, ou antes, passava The Pretender, que também era foda)... É de longe a série que eu mais gosto, fico triste mesmo é que nunca consegui acompanhar tudo e eu não con$igo comprar a série nem baixar. Quero muito poder assisti-la desde o primeiro episódio, mesmo que eu demora pra acabar.