24.9.13

AVISO IMPORTANTE NA ENTRADA


Notei que isso já estava rolando há algum tempo. Aconteceu novamente no último domingo, em minha cidade, aí eu disse ''chega!! Não vou deixar acontecer de novo''. No dia seguinte, num cinema lá na capital, eu bati o pé. 
Já falei sobre a ditadura dos filmes dublados, eles estão em toda parte agora. E parece que, filme legendado, virou palavrão. A gente precisa receber esse importante aviso na entrada do cinema. Aconteceu comigo inúmeras vezes. Eu chego na bilheteria e digo o nome e o horário do filme, e aí a mocinha me diz - é legendado! - como se estivesse dizendo - ''tem um animal selvagem solto dentro da sala'' ou ''o senhor foi avisado''. Vontade de responder que eu não sou ''anal-faz-Beto'', não sou um bebê e nem tenho medo de letras, eu sei ler, eu gosto de ler, eu quero meu filme com legendas.
Na segunda feira, eu já tinha a minha resposta na ponta da língua, não ia deixar acontecer novamente. Estava em outro cinema, em outra cidade, e ouvi a mesma advertência. A moça na bilheteria disse ao rapaz na minha frente: ''é legendado''. Quando chegou a minha vez, eu disse a) o nome do filme, b) o horário e c) Legendado, por favor - bem rápido, antes que ela abrisse a boca para dar sua maldita advertência. Fala sério, se eu estou naquele cinema é porque há uma cópia legendada sendo exibida ali, e se a moça vai usar isso como um aviso de perigo, então eu vou dar uma de idiota pedindo legendas com fritas.
Deixei o cinema e fui ver mais um filme, em outro cinema, caçando as cópias legendadas. Resolvi pegar leve, lá estava a maldita advertência novamente, a moça me disse - é legendado - e eu respondi - É ESSE MESMO QUE EU QUERO, com um olhar assassino.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Um dia desses, eu ainda apronto uma confusão no cinema de propósito:
- Como assim não tem nenhuma cópia legendada? (gritando) Vocês acham que o povo desta cidade é analfabeto por acaso?
E todo mundo na fila do cinema vai me aplaudir.
yêêêêyyy

Anônimo disse...

Ou não. Vai saber?!

Pietro disse...

Várias vezes quando uma atendente desdenha do filme dizendo ser legendado, eu simplesmente respondo "Ótimo, filme dublado é uma bosta".
É tiro e queda.

Rafael C T disse...

É uma tendência sem volta. O povão já tem preguiça mental de fazer contas de cabeça, de pensar sobre temas que realmente importam, pra grande maioria literatura era a matéria mais odiada e chata, não leem nem jornal, imagina ficar parado duas horas assistindo a um filme e TENDO QUE LER? É muita coisa pra cabeça!

raul disse...

Aqui na Alemanha 99% dos filmes sao dublados. Pra ver em original em inglês ou com legendas em alemao tem que procurar cinemas ou sessoes especiais. Alguns filmes têm distribuicao pequena, entao só se encontra legendado. Mas a dublagem aqui é feita por atores de verdade que sabem interpretar um personagem.